• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular Rodapé
Kalendae

Kalendae

Referência em Governança!

  • Nossos Serviços
    • Application Services
    • Cloud, Infrastructure & Security
    • Co-sourcing
    • Consulting
    • Professional Services
    • Training
  • Quem Somos
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Parceiros
  • Contato
Search

Entenda a diferença entre Blockchain e Hashgraph

Você está em: Home / Inovação / Entenda a diferença entre Blockchain e Hashgraph

setembro 19, 2018 By Developer Deixe um comentário

As criptomoedas surgiram há mais de uma década e, desde então, estão criando não só novas oportunidades de investimentos, mas também contribuindo para o surgimento de novas tecnologias. Soluções como Blockchain e Hashgraph mudaram a forma como lidamos com informações de alto valor em meios digitais, gerimos contratos e mantemos redes de registro de transações.

Mais descentralizadas e com mecanismos antifraude, as redes de informações baseadas nessas tecnologias estão mudando radicalmente vários setores. Os ganhos ocorrem em processos como o investimento em ações e até a gestão de dados governamentais. Eles ficaram mais transparentes e confiáveis, além de terem modos mais inteligentes de verificação contra fraudes.

Quer saber mais sobre Blockchain e Hashgraph e como eles se diferenciam? Então, veja o nosso post abaixo!

O que é o Blockchain?

O Blockchain é uma tecnologia criada em 2008 para servir de lastro ao Bitcoin. Ele funciona como um banco de dados (ou ledger) que armazena informações (de forma descentralizada e distribuída) de todos os pagamentos feitos na rede do Bitcoin. A criação de ambos são atribuídos a Satoshi Nakamoto, um pseudônimo que pode se referir a um grupo de pessoas ou apenas a um único indivíduo.

Em outras palavras, cada transação executada no Blockchain é armazenada em um bloco. Esse bloco possui mecanismos contra fraude que garantem aos usuários a capacidade de enviar e receber pagamentos sem a intermediação de terceiros. Pois, cada bloco possui uma referência ao seu antecessor, criando uma cadeira totalmente conectada, em que fraudes são facilmente detectadas.

Todos esses registros dependem de um poderoso e complexo mecanismo de criptografia. Mas, apesar desse fator trazer mais confiança para a rede, ele possui um ponto de desvantagem: a escalabilidade da rede é reduzida, uma vez que o custo computacional para processar os blocos é muito alto.

Isso se deve ao Proof of Work, mecanismo utilizado para garantir consenso na rede. A adição de cada bloco está condicionada à criação de um hash numérico, que é definido por uma fórmula matemática. Porém, como o custo computacional para criar um bloco é elevado, a operação perde muita velocidade.

O que é o Hashgraph?

O Hashgraph foi criado para solucionar problemas existentes no Blockchain. Ele é um mecanismo de armazenamento de informações semelhante ao Blockchain, mas com foco em possuir mais segurança, ser mais rápido, econômico e justo.

Essa tecnologia foi criada por Leemon Baird, que faz parte da Swirlds. Em outras palavras, o Hashgraph é um algoritmo de consenso, desenvolvido considerando as limitações do Blockchain e buscando superá-las.

O seu método de consenso, por exemplo, impede que as transações sejam manipuladas. A ordem dependerá apenas da banda de rede do usuário, uma vez que esse é o único mecanismo para ajustar a velocidade de armazenamento das informações. Também existem dois mecanismos para tornar a rede mais justa e confiável: o Gossip about Gossip e o Virtual Voting.

Gossip about Gossip

O Gossip about Gossip espalha informações sobre transações de maneira randômica, tornando a rede mais justa. Cada bloco compartilha dados recebidos com registros internos aleatoriamente com os seus vizinhos. Esse processo é feito continuamente até que um dado seja espalhado por toda a rede e, assim, registrado.

Virtual Voting

Esse mecanismo permite ao Hashgraph determinar se uma transação é legítima. Para que ela seja validada, é necessário que um terço de toda a rede tenha “testemunhado” a sua integridade. Apenas após esse processo, o novo bloco é criado.

Quais as principais diferenças entre Blockchain e Hashgraph?

A tecnologia Blockchain e o Hashgraph operam de maneira relativamente semelhante, mas o modo como ambos estão estruturados gera grandes diferenças entre os resultados que uma empresa pode obter ao utilizá-los. O Blockchain, por exemplo, opera como um ledger digital que pode ser aplicado para registrar operações financeiras, contratos e demais itens de valor.

Todos os dados registrados no Blockchain são compartilhados entre a rede, atualizados automaticamente e armazenados com proteções contra fraudes. Esse sistema garante que os dados possam ser salvos em qualquer local de modo descentralizado, ou seja, sem que uma pessoa ou entidade controle a maneira como a rede funciona.

Essa tecnologia tem sido empregada em redes públicas, como as das criptomoedas Bitcoin e Ethereum, assim como em redes privadas. Porém, em redes públicas, o Blockchain tem como principal problema o alto custo computacional de manutenção. Já em redes privadas, ainda que os custos sejam reduzidos, a exposição a ataques DDoS pode ser elevada caso bons padrões de segurança não sejam mantidos.

O Hashgraph, por outro lado, tem maior tolerância a falhas bizantinas. Isso garante que as mensagens e informações possam ser distribuídas pela rede com muito mais agilidade, além de criar uma proteção adicional a ataques DDoS, botnets e firewalls.

Além disso, o Hashgraph trabalha com mecanismos para funcionar com baixo custo operacional, mesmo em momentos de alta demanda. Quando comparamos a escalabilidade entre Hashgraph e Blockchain, por exemplo, vemos que no primeiro caso ela é muito maior.

Não é necessário expandir drasticamente a capacidade computacional e da rede para melhorar o suporte a transações. Se o Bitcoin, por exemplo, opera apenas sete transações por segundo, redes que possuem suporte ao Hashgraph conseguem enviar e receber, em média, 250 mil operações.

O Hashgraph também é mais justo. Com mecanismos de consenso, essa tecnologia previne que uma pessoa possa modificar a ordem em que uma transação é executada, tornando a rede mais segura, confiável e transparente.

Como Blockchain e Hashgraph estão mudando a forma como lidamos com informações digitais?

Nos últimos anos, o ambiente corporativo passou por uma série de mudanças. Hoje, empresas são cobradas pelos usuários para terem mecanismos inteligentes e seguros, para salvar dados sem comprometer a sua capacidade de executar rotinas ou serviços de qualidade.

Nesse cenário, tecnologias como o Blockchain deram um grande salto na forma como negócios podem salvar as suas informações. Os mecanismos de segurança dessa ferramenta permitem que empresas tenham um modo menos centralizado e mais protegido contra fraudes para registrar operações financeiras e compartilhar arquivos.

Já o Hashgraph trouxe soluções para as principais limitações do Blockchain. Mais econômico, escalável, robusto e confiável, essa tecnologia pode ser aplicada em vários cenários.

Na gestão de investimentos, por exemplo, ela garante que os pedidos de compra sejam corretamente priorizados. Isso evita fraudes e torna a rede mais transparente.

Ao longo dos últimos anos, tecnologias como o Blockchain e Hashgraph serviram de ponta de partida para a criação de serviços mais inovadores e inteligentes. Empresas de vários setores conseguiram definir políticas de gestão mais robustas, protegidas contra ataques de terceiros e capazes de lidar com as necessidades do mercado. Investir nessas tecnologias é, portanto, um passo importante para que a empresa possa melhorar as suas políticas de segurança digital e privacidade.

Manter dados seguros no ambiente corporativo sempre foi um desafio para empresas modernas. Quer saber mais sobre o tema e como isso impacta na sua competitividade? Então, saiba mais sobre a importância do investimento em segurança de dados para empresas!

Arquivado em: Inovação, Segurança da Informação

Reader Interactions

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sidebar primária

Mulher fazendo o papel de scrum master movendo post-its em um painel Kanban

Fique por dentro das atualizações do mundo de TI!

Basta preencher o campo abaixo e se inscrever em nossa Newsletter!

Posts recentes

  • Conheça os principais desafios da adequação à LGPD! agosto 3, 2021
  • O que muda do COBIT 5 para o COBIT 2019? Entenda! julho 6, 2021
  • Serviços gerenciados de TI e outsourcing de TI: entenda as diferenças fevereiro 5, 2021
  • Entenda a importância da TIC para a segurança de dados da empresa junho 3, 2020
  • Saiba como a segurança de dados melhora a experiência do cliente maio 20, 2020

Categorias

  • Capacitação
  • Cloud
  • Gestão de TI
  • Inovação
  • Outsourcing
  • Processos de Negócio
  • Segurança da Informação
  • Uncategorized

Siga-nos nas redes sociais

  • Facebook
  • LinkedIn
Mesa com laptop aberto e ligado ao lado de um pé de plantas verdes e algumas miniaturas de esculturas medievais

Fale com um especialista!

Veja como podemos usar nossa experiência em gerenciamento para otimizar seu negócio.

Falar com um especialista!

Footer

Conheça nossas redes sociais

Veja o que a Kalendae anda fazendo no mercado :)

Fale conosco

Av. Giovanni Gronchi, 6195, 5º andar - Morumbi CEP 05724-003 - São Paulo - SP
Como chegar
+55 11 2842-0900
contato@kalendae.com.br
Seg,Ter,Qua,Qui,Sex o dia todo

Para onde quer ir?

  • Início
  • Materiais Gratuitos
  • Co-sourcing
  • Consultoria
  • Alocação de Profissionais
  • Treinamento
  • Quem Somos
  • Blog
  • Contato

Assine nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais novidades do mercado de TI

Copyright © Kalendae Soluções em Gestão Ltda. Todos os direitos reservados