• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular Rodapé
Kalendae

Kalendae

Referência em Governança!

  • Nossos Serviços
    • Application Services
    • Cloud, Infrastructure & Security
    • Co-sourcing
    • Consulting
    • Professional Services
    • Training
  • Quem Somos
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Parceiros
  • Contato
Search

Entenda o que é cloud computing e como sua empresa pode se beneficiar

Você está em: Home / Cloud / Entenda o que é cloud computing e como sua empresa pode se beneficiar

fevereiro 22, 2019 By Developer Deixe um comentário

Tarefas manuais e sujeitas a erros fazem parte da rotina de toda empresa que não adota cloud computing. Fazer backups, ter servidores em redundância e pensar na escalabilidade são tarefas que tomam tempo e consomem recursos.

No mundo atual, não faz mais sentido arcar com os gastos de manter um data center. Em alguns casos, sequer faz sentido ter suas próprias soluções de software: a cloud computing — ou computação em nuvem — possibilita ter uma gigante da tecnologia cuidando de seus recursos computacionais para você.

Essa tecnologia se encontra em estado maduro. Neste artigo, mostraremos o que é, como surgiu, como funciona, os tipos de nuvem e suas vantagens. Continue a leitura para entender a fundo como utilizar a computação em nuvem.

O que é cloud computing

Sua característica principal é o fato de contratar serviços de computação sob demanda em vez de mantê-los internamente. Isso vale para servidores, software, banco de dados, armazenamento, redes, análises e inteligência.

Assim, esse tipo de serviço substitui as máquinas físicas e sistemas da empresa. Em vez de comprar uma máquina física, contrata-se um plano e tem-se disponível, por exemplo, um servidor administrado por uma empresa especializada.

Entre os exemplos de cloud computing podemos citar a locação de servidores inteiros (IaaS), a contratação de sistemas prontos, isto é, softwares como serviço (SaaS), assim como a contratação de plataformas como serviço (PaaS), ou seja, plataformas configuradas e escaláveis.

Esses serviços são acessados pela empresa por meio da internet, com uma conexão mais segura que a padrão. As soluções de computação em nuvem são construídas de modo a ser possível aumentar a capacidade de processamento sem precisar parar as aplicações.

História da cloud computing

Embora seja uma tecnologia atual, o princípio básico da computação em nuvem remonta aos mainframes da década de 60. Essa tecnologia ainda está ativa, principalmente no universo bancário.

Assim como hoje centralizamos as aplicações e dados nos computadores na nuvem, naquela época os dados e aplicações ficavam no computador central das empresas, o mainframe.

Os usuários, então, utilizavam os sistemas e manipulavam os dados por meio de suas estações de trabalho. O que hoje é feito pela internet naquela época era feito na rede interna da empresa.

Outra tecnologia antiga que influenciou o surgimento da cloud computing foram os sistemas cliente-servidor. Populares nos anos 90, nesses sistemas existiam máquinas servidoras e máquinas clientes que se comunicavam na rede interna.

Atualmente, o sistema inteiro e os dados podem ser hospedados na nuvem. Os sistemas cliente-servidor, porém, eram divididos: uma parte ficava na máquina central e outra nos computadores, o que trazia problemas quanto às atualizações.

Foi com os sistemas web dos anos 2000 que a base do que se tem hoje como cloud computing foi possibilitada. Nesses sistemas, os dados e aplicações ficam em uma máquina central e são acessados por um navegador.

Outra tecnologia popular nessa época e que foi importantíssima para a computação em nuvem foram os sistemas de máquina virtual: uma máquina física podia simular vários computadores diferentes.

Com a evolução da conexão de internet, passou a ser possível remover as máquinas de dentro das empresas para locais remotos. Então, surgiu de fato o que conhecemos hoje como computação em nuvem.

No fundo, a computação em nuvem consiste em computadores superpotentes que rodam várias máquinas virtuais, nas quais instalamos nossas aplicações e dados que acessamos via internet.

Como funciona na prática

A primeira ação que você precisa fazer é contratar um plano. Existem planos gratuitos que permitem fazer os testes necessários para sentir a tecnologia. Após fazer esses testes, você poderá escolher o pacote de serviços que melhor atende ao que você precisa.

Uma vez o plano contratado, sua empresa poderá instalar suas aplicações, migrar seus dados e colocar seus arquivos. Tudo poderá ser acessado pela internet, com conexão segura. Isso torna a infraestrutura e os serviços de sua empresa prontos para serem acessados de qualquer lugar.

A partir daí, não há muito mais com o que se preocupar: a empresa prestadora do serviço garante os backups, a redundância, as atualizações e toda a segurança de que sua empresa necessita.

Uma das características mais interessantes é pagar apenas por aquilo que de fato foi utilizado. Caso seja necessário aumentar a capacidade de processamento, armazenamento ou número de usuários, basta mudar de plano.

Tipos de nuvem

Outro fator importante a ser considerado no momento de contratar um plano de cloud computing é o tipo de nuvem. Um deles garante maior economia, outro garante maior segurança. Para o meio termo, existe um modelo híbrido.

A nuvem pública é o modelo mais econômico. Nele os serviços que você contrata ficam em um ambiente compartilhado com outras empresas. Esse servidor fica em um data center do seu provedor de nuvem.

A nuvem com maior nível de privacidade é a nuvem privada. Nela existe a possibilidade de instalar uma nuvem no data center privado da empresa. Também é possível contratar máquinas dedicadas no data center do provedor de cloud computing.

Por último, temos o modelo híbrido, que mistura uma nuvem pública com uma privada. Nesse caso, os dados e as aplicações podem ser transmitidos entre as duas nuvens. Esse modelo garante mais flexibilidade.

Principais serviços em nuvem

Podemos classificar os serviços em nuvem em três categorias principais: IaaS, PaaS e SaaS. Cada um deles tem um nível de automação diferente, desde apenas a infraestrutura no IaaS até o software completo acessado com login e senha do SaaS. Em todos os casos, paga-se uma assinatura pelo serviço. A seguir, vamos conhecer melhor cada um deles.

IaaS

Infrastructure as a Service, ou infraestrutura como serviço, em português, é a modalidade de mais baixo nível de computação em nuvem. Nela são contratados serviços de máquinas físicas e estrutura de rede. Basicamente, trata-se de um data center remoto.

PaaS

Um degrau acima do IaaS está o Platform as a Service, ou plataforma como serviço. Nele, em vez de contratar apenas o hardware, também é contratada a plataforma de software. Pode ser desde apenas o sistema operacional até um ambiente mais completo, contando com servidor de aplicações e banco de dados.

SaaS

O nível mais alto entre os três, no contrato de Software as a Service aluga-se o software inteiro. Ou seja, a empresa paga uma mensalidade e tem acesso a um sistema totalmente funcional. É só fazer login e usar!

Vantagens da cloud computing

É possível ver logo de cara uma das principais vantagens da computação em nuvem: por não ser necessário se preocupar em comprar equipamentos, a economia já ocorre desde o início.

Mas é no dia a dia que a cloud computing mostra seu verdadeiro poder. A primeira diferença sentida é não ter a necessidade de contratar e manter uma equipe de manutenção para seus recursos tecnológicos. Toda a parte de atualização e manutenções é de responsabilidade do provedor de cloud.

Outro fator que pode fazer a diferença no dia a dia é a possibilidade de contratar um plano que permita acesso remoto seguro. Assim, de qualquer lugar do mundo seus colaboradores poderão acessar os servidores da empresa.

Conforme os dias vão passando e a empresa vai crescendo, basta trocar o plano que você contratou para ter um maior poder de processamento disponível. Isso sem precisar se preocupar em instalar nada: tudo é feito de maneira transparente.

Outra vantagem de adotar a cloud computing é poder se adaptar à sazonalidade. Assim, se sua empresa vende mais no Natal, é possível contar com recursos mais robustos apenas naquele período. Passada a sazonalidade, é possível voltar para um plano mais em conta. É economia o ano todo!

Em momentos de desastres, a computação em nuvem mostra outra de suas vantagens. Os servidores não ficam na sua empresa, assim, não há muito com o que se preocupar. Mesmo no caso de desastres naturais, suas informações e sistemas estarão a salvo.

Para aprender mais sobre computação em nuvem

Neste artigo, você aprendeu que a cloud computing é uma tecnologia atual bem amadurecida: seu conceito vem sendo usado praticamente desde que a computação surgiu.

Você pôde entender como a computação em nuvem funciona na prática, sendo necessária a contratação de um plano. Também entendeu as principais vantagens desse modelo de computação.

Aqui na Kalendae, você sempre encontrará materiais relevantes para aprofundar seu conhecimento em cloud computing. A melhor maneira de se manter atualizado é assinar a nossa newsletter e ficar sabendo em primeira mão o que acontece!

Arquivado em: Cloud, Gestão de TI

Reader Interactions

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sidebar primária

Mulher olhando para o lado - Texto escrito "O Guia do COBIT 2019 para Gestão de TI"

Fique por dentro das atualizações do mundo de TI!

Basta preencher o campo abaixo e se inscrever em nossa Newsletter!

Posts recentes

  • Conheça os principais desafios da adequação à LGPD! agosto 3, 2021
  • O que muda do COBIT 5 para o COBIT 2019? Entenda! julho 6, 2021
  • Serviços gerenciados de TI e outsourcing de TI: entenda as diferenças fevereiro 5, 2021
  • Entenda a importância da TIC para a segurança de dados da empresa junho 3, 2020
  • Saiba como a segurança de dados melhora a experiência do cliente maio 20, 2020

Categorias

  • Capacitação
  • Cloud
  • Gestão de TI
  • Inovação
  • Outsourcing
  • Processos de Negócio
  • Segurança da Informação
  • Uncategorized

Siga-nos nas redes sociais

  • Facebook
  • LinkedIn
Mesa com laptop aberto e ligado ao lado de um pé de plantas verdes e algumas miniaturas de esculturas medievais

Fale com um especialista!

Veja como podemos usar nossa experiência em gerenciamento para otimizar seu negócio.

Falar com um especialista!

Footer

Conheça nossas redes sociais

Veja o que a Kalendae anda fazendo no mercado :)

Fale conosco

Av. Giovanni Gronchi, 6195, 5º andar - Morumbi CEP 05724-003 - São Paulo - SP
Como chegar
+55 11 2842-0900
contato@kalendae.com.br
Seg,Ter,Qua,Qui,Sex o dia todo

Para onde quer ir?

  • Início
  • Materiais Gratuitos
  • Co-sourcing
  • Consultoria
  • Alocação de Profissionais
  • Treinamento
  • Quem Somos
  • Blog
  • Contato

Assine nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais novidades do mercado de TI

Copyright © Kalendae Soluções em Gestão Ltda. Todos os direitos reservados