• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular Rodapé
Kalendae

Kalendae

Referência em Governança!

  • Nossos Serviços
    • Application Services
    • Cloud, Infrastructure & Security
    • Co-sourcing
    • Consulting
    • Professional Services
    • Training
  • Quem Somos
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Parceiros
  • Contato
Search

Entenda o que é o IT Service Management

Você está em: Home / Gestão de TI / Entenda o que é o IT Service Management

dezembro 18, 2017 By Developer Deixe um comentário

Para que os sistemas e a infraestrutura de TI de uma empresa estejam disponíveis para os colaboradores e clientes com qualidade e eficiência, é necessário que a TI seja planejada de forma estratégica. Com esse intuito, o IT Service Management (ITSM) é utilizado para entregar serviços adequados e continuamente melhorados.

O ITSM (em tradução livre, “gerenciamento de serviços de TI”) é um conjunto de atividades que envolvem o planejamento, a implementação e a entrega de serviços de TI, fazendo com que ela se mantenha alinhada aos objetivos de uma organização.

Ele tem como objetivo garantir que as pessoas, os processos e as tecnologias sejam selecionadas apropriadamente para apoiar a organização em sua estratégia de negócio. No artigo de hoje mostraremos como o ITSM é aplicado e as vantagens que a sua utilização trazem à empresa.

Confira!

O objetivo do ITSM

A maior parte das atividades corporativas realizadas no dia a dia — como comunicação, controle de processos, relacionamento com o cliente e vendas — estão relacionadas à TI. Consequentemente, as atividades relacionadas ao IT Service Management procuram fazer com que os negócios da empresa corram com maior fluidez.

Implementação do ITSM

Para a aplicação do ITSM, o uso dos serviços de TI são divididos entre as seguintes áreas:

  • usuários finais: colaboradores e consumidores que, de alguma forma, utilizam os serviços de TI;
  • serviços: sistemas, computadores, redes, dados e aplicativos na nuvem fornecidos pela TI;
  • qualidade: resolve questões relacionadas à TI — como reparos, falhas em sistemas e atualizações — de maneira rápida e eficaz;
  • custos: faz com que o orçamento destinado à TI possibilite que a organização tenha acesso às tecnologias mais apropriadas para o seu crescimento;
  • negócios: ajuda a empresa a executar suas atividades com maior eficiência.

A correta implementação do IT Service Management traz diversos benefícios para a empresa, como veremos a seguir.

Benefícios do ITSM

Sem um gerenciamento adequado, a TI corre um sério risco de não oferecer o suporte necessário para as funções da empresa e não são poucas as variáveis que devem ser geridas para evitar falhas.

É necessário contar com profissionais com habilidades específicas para colocar os sistemas e a infraestrutura em funcionamento, com sistemas e hardwares compatíveis com as necessidades da organização e com o treinamento dos usuários finais para a utilização desses recursos.

Implementar o IT Service Management ajuda a mitigar os riscos relacionados a essas tarefas, pois tem como benefícios:

  • o esclarecimento das necessidades do negócio por parte da TI;
  • a organização e a padronização de processos;
  • a definição de responsabilidades;
  • o aumento da produtividade e da satisfação do cliente;
  • a redução do tempo para identificação e resolução de incidentes;
  • o gerenciamento de riscos;
  • a melhoria contínua de processos e da performance da TI;
  • o gerenciamento de mudanças e um ambiente propício para a adoção de inovações tecnológicas.

Consequentemente, a empresa passa a apresentar vantagens competitivas ao utilizar em seus processos tecnologias que vêm se destacando no mercado e que auxiliam na melhoria de seus produtos e serviços.

O ganho de produtividade se deve à redução de falhas e à maior previsibilidade de realização de tarefas dado pela padronização de processos. Quer saber como aplicar o ITSM? É o que veremos a seguir.

Implementação do IT Service Management

A forma mais comum e utilizada pelas organizações em todo o mundo para implementar um gerenciamento dos serviços de TI é através do uso de um framework. Trata-se um conjunto de diretrizes que a TI deve seguir para que a empresa possa oferecer serviços que atendam às demandas dos clientes.

O mais utilizado entre eles é a ITIL, mas existem várias outras soluções que podem ser utilizadas isoladamente ou em conjunto. Saiba mais!

ITIL

A ITIL é um amplo conjunto de práticas que têm como objetivo alinhar a TI e o negócio. Ela faz com que o ITSM tenha uma abordagem holística em relação à empresa e que a TI a conduza a uma maior integração entre seus departamentos e apresente maior eficiência ao executar suas atividades principais.

A ITIL é dividido em 5 livros:

  • ITIL Service Strategy: faz uma profunda e detalhada descrição dos objetivos da empresa e das necessidades dos clientes;
  • ITIL Service Design: planeja os serviços de TI para que atendam aos objetivos organizacionais e de negócios;
  • ITIL Service Transition: mostra como serão implementados e introduzidos os serviços relacionados à TI;
  • ITIL Service Operation: contém uma explicação a respeito do modo como serão gerenciados os serviços de TI;
  • ITIL Continual Service Improvement: descrição da estratégia para melhoria contínua dos serviços de TI.

COBIT

É um framework desenvolvido para implementar, monitorar e melhorar continuamente a governança e o gerenciamento de TI. O COBIT 5, versão mais recente, se baseia em 5 princípios básicos.

  1. Atender às necessidades da empresa e clientes.
  2. Cobrir a organização de forma a abranger todas as suas áreas.
  3. Unificar a governança de TI da organização em apenas um modelo.
  4. Promover uma abordagem holística ao implementar processos de gestão e de governança de TI.
  5. Fazer uma distinção clara entre governança e gestão. Governança é dada como a garantia de que as necessidades e acordos entre as partes interessadas sejam atendidos. Já a gestão de TI trata de atividades relacionadas ao planejamento, à execução e ao monitoramento para que a empresa se mantenha fiel às práticas de governança adotadas.

Six Sigma

A partir de uma análise estatística baseada em uma ampla coleta de dados relacionados às operações da empresa, procura encontrar e remover defeitos (ou, pelo menos, minimizá-los) dos processos de produção e gestão.

Microsoft Operations Framework

É uma série de 23 documentos que orientam os profissionais de TI a conduzir os processos de criação, implementação, gerenciamento e orçamento de serviços de TI. Abrange todo o ciclo de vida dos serviços, que vai desde o conceito até a sua avaliação e melhoria ou substituição.

Existem diversos outros frameworks — como ISO 20000, TOGAF, USMBOK e BiSL. Eles podem ser usados de modo único ou combinados entre si para promover serviços de TI gerenciados de acordo com as necessidades da organização.

Assim, o IT Service Management trata da definição da estratégia para que os serviços de TI sejam planejados, entregues, gerenciados e melhorados continuamente pela empresa. Ele tem como foco manter a TI alinhada com os objetivos de negócio da empresa e garantir que ela melhore continuamente.

Ao final, o ITSM pretende levar a empresa a apresentar melhor performance e eficácia em suas operações por meio de processos apropriados e com o uso de tecnologias adequadas.

Geralmente, sua aplicação é feita com uso de um framework. O mais comum é a ITIL, mas existem diversas opções no mercado. Pesquise a melhor para o seu caso!

E então? O que você achou do post? Ele contribuiu para ampliar o seu conhecimento sobre gestão de TI? Então compartilhe-o em suas redes sociais e faça com que seus amigos e contatos profissionais estejam bem informados!

Arquivado em: Gestão de TI

Reader Interactions

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sidebar primária

Mulher olhando para o lado - Texto escrito "O Guia do COBIT 2019 para Gestão de TI"

Fique por dentro das atualizações do mundo de TI!

Basta preencher o campo abaixo e se inscrever em nossa Newsletter!

Posts recentes

  • Conheça os principais desafios da adequação à LGPD! agosto 3, 2021
  • O que muda do COBIT 5 para o COBIT 2019? Entenda! julho 6, 2021
  • Serviços gerenciados de TI e outsourcing de TI: entenda as diferenças fevereiro 5, 2021
  • Entenda a importância da TIC para a segurança de dados da empresa junho 3, 2020
  • Saiba como a segurança de dados melhora a experiência do cliente maio 20, 2020

Categorias

  • Capacitação
  • Cloud
  • Gestão de TI
  • Inovação
  • Outsourcing
  • Processos de Negócio
  • Segurança da Informação
  • Uncategorized

Siga-nos nas redes sociais

  • Facebook
  • LinkedIn
Mesa com laptop aberto e ligado ao lado de um pé de plantas verdes e algumas miniaturas de esculturas medievais

Fale com um especialista!

Veja como podemos usar nossa experiência em gerenciamento para otimizar seu negócio.

Falar com um especialista!

Footer

Conheça nossas redes sociais

Veja o que a Kalendae anda fazendo no mercado :)

Fale conosco

Av. Giovanni Gronchi, 6195, 5º andar - Morumbi CEP 05724-003 - São Paulo - SP
Como chegar
+55 11 2842-0900
contato@kalendae.com.br
Seg,Ter,Qua,Qui,Sex o dia todo

Para onde quer ir?

  • Início
  • Materiais Gratuitos
  • Co-sourcing
  • Consultoria
  • Alocação de Profissionais
  • Treinamento
  • Quem Somos
  • Blog
  • Contato

Assine nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais novidades do mercado de TI

Copyright © Kalendae Soluções em Gestão Ltda. Todos os direitos reservados