Manter o controle das ações e resultados de uma empresa pode ser uma missão mais simples a partir do momento em que os gestores utilizam um painel de indicadores. Esses dashboards têm ajudado diferentes setores de diversas organizações a compreenderem melhor quais caminhos seguir.
Em vez de tomar decisões baseadas apenas na experiência profissional ou no feeling, os profissionais que recorrem aos dashboards passam a planejar ações bem embasadas e que proporcionam a expansão dos negócios.
Neste artigo, explicaremos como o painel de indicadores pode ser utilizado para analisar diferentes momentos da empresa e de que forma impactam os resultados de uma organização. Ainda serão dadas dicas para organizar esses painéis de forma clara e objetiva, a fim de fornecer as informações primordiais para os gestores.
A importância do painel de indicadores para o setor e profissionais
Dashboards são painéis de indicadores que apresentam os principais números e gráficos compilados numa única tela, com fácil acesso, manuseio e visualização. Por meio deles, é possível monitorar serviços, projetos, estratégias e até mesmo pessoas dentro da sua organização. Essas informações organizadas e com um design interativo proporcionam subsídios para melhores tomadas de decisões.
Os dashboards podem ser utilizados para análises de dados em diferentes momentos da empresa. A princípio, é como olhar no retrovisor e saber o que aconteceu, como e o porquê. Observar o passado é importante para a percepção do cenário da organização e entender, por exemplo, as causas de uma baixa ou alta produtividade.
Num segundo momento, os gestores podem recorrer ao painel de indicadores para analisar o presente da organização e compreender quais ações devem ser tomadas em curto prazo. Esse é um importante passo para projetar o futuro da empresa e entender o que acontecerá se não houver medidas imediatas.
Com base nessas duas perspectivas — avaliações de passado e presente da organização —, é possível fazer prospecções para o alinhamento diante de uma situação específica do setor e, se necessário, reorganizar o planejamento.
Em suma, o painel de indicadores pode ser comparado a um painel de avião, com diversas informações sobre o voo. Numa empresa, esse cockpit reúne os dados mais básicos para pilotar os negócios. Acompanhe a seguir como um gestor poderá planejar seu plano de voo.
Como estruturar um painel de indicadores
Ao organizar um dashboard, é preciso ter em mente que cockpits têm de ter informações confiáveis. Mais do que reunir diversos dados, esse painel deverá apresentar o que é realmente importante para quem o utilizará. Assim, a análise será mais clara, o que tornará mais fácil identificar quais medidas devem ser tomadas.
Não há regras que determinem quantos indicadores devem ser apresentados num dashboard. No entanto, os especialistas em análises desses painéis indicam que seis métricas são suficientes para fornecer os subsídios necessários a qualquer gestor.
Confira os principais passos para estruturar um painel de indicadores:
1. Entenda como funciona o fluxo de trabalho na sua organização
Esse é o primeiro passo para construir um painel de indicadores de maior eficácia. Conhecer e entender o funcionamento dos setores da sua organização faz com que você e sua equipe compreendam a relação entre os dados que quer monitorar.
Não basta somente analisar um indicador individual, é necessário entender o contexto que ele está incluído para assim chegar em decisões e estratégias mais efetivas que fazem sentido dentro da sua organização.
Por isso, antes de tudo, analise quais setores possuem relação entre si para entender quais indicadores podem ser influenciados por fatores internos e externos.
2. Organize os indicadores
Nessa etapa, você pode optar por qualquer sistema de organização que faça sentido para sua empresa, seja separar os indicadores por cor, categoria, numerá-los, entre outros.
Isso é importante para, além de tornar seu painel de indicadores mais visual, conseguir categorizar os indicadores dentro das áreas da sua empresa. Dessa maneira, fica mais fácil entender a relação de casualidade que esses indicadores têm com outros indicadores, como mencionamos acima.
3. Delegue os responsáveis por cada indicador e defina um método de análise
Os indicadores podem variar de acordo com o tempo, e se essa informação não for monitorada por um responsável, pode se perder no painel de indicadores e afetar sua estratégia.
É essencial delegar um responsável por cada indicador dentro do seu painel, que vai ser aquele que vai acompanhar o indicador, atualizá-lo e poder analisá-lo da maneira adequada.
Dentro de um painel de indicadores, cada dado pode ser obtido ou coletado de maneiras diferentes. Para não trazer incoerências ou dados não confiáveis, defina um método padrão para a análise e coleta de cada indicador, o qual os responsáveis devem seguir.
4. Escolha a melhor plataforma para seu painel de indicadores
Seja ele online ou offline, o objetivo central de um painel é reunir as informações no mesmo lugar. Para isso, faça uma pesquisa e entenda qual ferramenta, plataforma ou modelo de planilha é adequado para sua organização.
Dica: procure por plataformas onde você pode ter informações como: periodicidade de atualização, acompanhar desempenho, qual a meta a ser cumprida e organização dos indicadores.
5. Não esqueça de atualizar seu painel!
Para uma boa análise é necessário ter um histórico de dados, permitindo então uma referência de desempenho. Ao atualizar e alimentar seu painel de indicadores de tempos e tempos, você fornece mais dados para uma análise confiável.
Essas informações adicionadas são pré-requisito para estabelecer objetivos e metas para cada indicador, podendo traçar estratégias ou enxergar qual ponto da sua análise não está correspondendo ao esperado.
O que evitar
Quando um dashboard apresenta um grande volume de indicadores é imposta uma série de problemas. O primeiro deles é a dificuldade de hierarquizar as informações e ter clareza sobre quais são as mais importantes. Também cresce a possibilidade de que a diversidade de métricas a serem analisadas e a dificuldade de interpretá-las passe a gerar desinteresse.
Além de evitar muitas informações, é importante que haja critério sobre como essas métricas serão apresentadas. Um indicador que gere muitas interpretações prejudicará a elucidação do cenário organizacional.
Para ser iniciada a análise a partir de um dashboard, é aconselhável que seja mantida a simplicidade. Para o setor financeiro, por exemplo, é indicado iniciar apenas com informações básicas como faturamento e curva de despesa. Posteriormente, esse painel pode ser incrementado. O segredo é começar simples e evoluir rápido.
Os impactos gerados pelo painel de indicadores
Os dashboards atuam como ferramentas de otimização de processos. Eles podem ser usados para entender melhor a cadeia de produtividade, traçar planos e definir novas metas. São úteis para os gestores terem mais clareza de onde estão os gargalos e os pontos de esforços.
No mercado atual, a maioria das empresas tem vasta quantidade de dados — 90% de todas as informações do mundo foram geradas a partir de 2010. Todavia, um dado por si só não agrega valor ao negócio. Esse número pode ser importante, mas sem a devida análise não será capaz de gerar ação tática ou estratégica.
O grande desafio é transformar o dado em informação. Inicialmente, é preciso identificar como o dado é gerado e como ele é arquivado. Num segundo momento, é necessário ter inteligência para que o dado seja trabalhado e gere a informação para quem realmente precisa analisá-la. Com a ajuda de um dashboard, esse processo deixa de ser gerado por feeling, como já foi costume na cultura organizacional no Brasil.
Uma solução que pode refinar esse dado é o Command Center, que administra todos os dados obtidos e gerados, integrando assim todos os processos da sua organização.
Os benefícios do dashboard
Modificar a cultura das empresas e fazer com que os stakeholders entendam as importâncias de um painel de indicadores não é uma missão simples. Porém, a partir do momento que as equipes passam a utilizar os painéis, os processos são modificados de tal forma que todos estejam habituados a uma nova forma de pensar e analisar os negócios. Além do aumento de produtividade, alguns benefícios são imediatamente perceptíveis:
Decisões mais rápidas e inteligentes
Em alguns setores, os dados mais importantes se manterão inalterados. Ao integrá-los em uma tela com fácil entendimento, as discussões e interpretações geram melhores insights. A sobrecarga de informações é evitada e as decisões se tornam mais inteligentes.
Todos numa mesma página
Com todos os colaboradores e gestores diante do mesmo conjunto de dados e mesmas métricas, as equipes podem trabalhar em conjunto para atingir objetivos comuns, em vez de seguir diferentes direções orientadas por diferentes números.
Acompanhamento de progresso
Com as mesmas métricas mensuradas consistentemente ao longo do tempo, os esforços são representados pelas melhorias indicadas no dashboard. Como resultado do aumento de produtividade, cresce também a motivação das equipes.
Se você tem um e-commerce e nota que seu indicador de vendas diárias teve uma queda abrupta devido a um erro no site, tudo fica registado no histórico do painel de indicadores. Esse histórico é importante para entender com cautela o que provocou essa queda e trabalhar em melhorias no seu portal, evitando que o erro ocorra novamente.
Para solucionar os desafios informados no seu dashboard, é importante fazer uma boa gestão de incidentes de TI. Acesse o nosso Guia definitivo e aprenda a lidar com esses incidentes:
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