Outsourcing

Serviços gerenciados de TI e outsourcing de TI: entenda as diferenças

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Conhecer um pouco mais sobre serviços gerenciados de TI (Tecnologia da Informação) e outsourcing de TI é essencial para a continuidade dos processos de uma empresa.

A terceirização do setor de tecnologia é uma tarefa complexa que pode exigir a ajuda de especialistas. É preciso entender bem o funcionamento do seu modelo de negócios para tomar decisões eficazes sem incorrer em riscos excessivos e custos desnecessários, buscando ganhos de eficiência conforme sua segmentação. Lembrando que, para isso, cada empresa possui a sua própria Governança de TI, utilizando-se dos modelos, práticas ou métodos que podem contribuir com o crescimento do negócio. Um exemplo disso é a utilização de métricas para gerar indicadores em suas camadas estratégicas, táticas e operacionais, podendo assim enxergar seus pontos fortes e seus pontos fracos para o negócio. Deste modo, a empresa pode analisar e decidir se tem a capacidade de execução de determinado serviço ou não, e se deverá contratar um prestador de serviço ou um fornecedor de serviço especializado naquele nicho de mercado.

O papel da Tecnologia é cada vez mais estratégico nas companhias, ou seja, a TI está ligada diretamente aos negócios, maximizando resultados e performance, de maneira a reduzir os custos, incertezas e os riscos. Trata-se de não só um apoio a decisão da Governança, mas sim dos modos que deverão ser conduzidas as práticas e os processos de TI, alcançando os objetivos traçados.

Parcerias com provedores ou fornecedores de serviços terceirizados são comuns nestes casos, pois são empresas especializadas no que fazem, seja no fornecimento ou prestação, já que seu ciclo de vida no mercado depende disto. Com isso, é possível ter acesso à melhores ferramentas, práticas, recursos e profissionais de mercado. É muito importante saber quando seu negócio precisa da contratação de uma empresa fornecedora de serviços, por exemplo IAAS, SAAS ou PAAS. Nestes modelos, tanto fornecedor quanto prestador, existe a responsabilidade de Gerenciar os Serviços de TI (GSTI) prestados.

A terceirização é conhecida também como outsourcing de TI, sua origem ao “pé da letra” significada fora (out) e fonte (sourcing) quando traduzidas para o português, mas no inglês, representa a Terceirização de Serviços (mão de obra fora da empresa). O outsourcing tem a missão de facilitar a Gestão de Pessoas, Processos e Tecnologia (PPT) e também fornecer ao contratante o controle dos custos impostos, retirando dele as responsabilidades sobre sistemas informatizados, infraestruturas, workflows, certificações e normas.

Ficou interessado no assunto? Então, entenda agora algumas diferenças e curiosidades dos modelos de serviços. Venha comigo!

Como os Serviços gerenciados de TI e o Outsourcing de TI gera benefícios?

Os Serviços Gerenciados de TI, na prática, nada mais é do que a Gestão dos Serviços de Tecnologia da Informação, ou como conhecemos hoje, GSTI.

Gerenciamento de pessoas, processos, custos, imagem e riscos operacionais por exemplo, fazem parte de suas responsabilidades, bem como manter a qualidade e prestação do nível de Serviço que é combinado no momento da contratação. Nesta etapa, também é definido o escopo, tempo de atendimento e quesitos de qualidade.

O Gerenciamento dos Serviços de Tecnologia da Informação (GSTI) tem como objetivo administrar um ambiente de TI conforme estabelecido e acordado entre as partes, por exemplo infraestruturas e centrais de serviços como Service Desk’s. Isto permite que as empresas foquem em seus esforços em demandas mais urgentes ou em inovações para o negócio. Enquanto isto, os benefícios gerados acompanham o crescimento planejado. Note alguns pontos que são melhorados quando o modelo de Outsourcing é posto em ação realizando claramente o GSTI da empresa:

  • Governança Especializada
  • Sistematizações de Processos
  • Soluções Tecnológicas Apropriadas
  • Serviços de TI com alta disponibilidade
  • Serviços de TI com foco na Segurança da informação
  • Serviços de TI regidas em conformidades com Leis, Normas e ISO’s
  • Indicadores de Desempenho dos Negócios Gerenciáveis
  • Indicadores de Desempenho de Camadas
  • Aplicação de Treinamentos
  • Construção de Base de Conhecimento
  • Melhoria Contínua voltada para o Negócio
  • Estabilização dos Níveis de Serviços Acordados
  • Gestão de Relacionamento (a busca pela qualidade)
  • Gestão de Qualidade e Padronização da Informação

Agora, vamos explorar um pouco mais sobre Outsourcing de TI. Existem três tipos que devemos conhecer.

3 tipos de outsourcing de TI

  • Offshore Outsourcing
    • Migra-se a prestação de serviços ou prestação do fornecimento dos serviços para outro país. A ideia é a redução dos custos por meio da arbitragem geográfica
  • Onshore Outsourcing
    • Os serviços são migrados para um fornecedor externo da mesma cidade, estado ou país do cliente
  • Nearshore Outsourcing
    • É a terceirização que ocorre entre regiões vizinhas ou com fuso horário parecido.

As vantagens do outsourcing de TI são:

  • Pagamentos flexíveis
  • Agilidade na gestão de TI
  • Redução de custos globais
  • Atualização tecnológica
  • Aumento da capacidade operacional
  • Busca da melhoria contínua dos serviços

O que mais o outsourcing de TI pode oferecer e quais suas diferenças com os serviços gerenciados de TI?

A decisão de se ter uma “mão de obra” especializada pode ser combinada com outros serviços gerenciados de TI, ou seja, a empresa contratante também pode ter especificidades combinadas às suas necessidades. Recomenda-se para isto os serviços de uma consultoria em processos de TI para poder ajudar com informações relevantes e realistas, uma vez que essa seja a sua razão de existir. Vamos a algumas delas:

Gestão de Pessoas

Modelo de Bodyshop:  modelo em que se compartilha a gestão de pessoas entre o contratante e o prestador.

Modelo Outsourcing: a contratação e a gestão das pessoas, é por conta do fornecedor terceirizado.

Modelo de contrato

O modelo de contrato nos serviços gerenciados de TI prevê pagamentos sob demanda.

No Outsourcing de TI, o modelo de contrato é sob prestação ou fornecimento de serviços, a empresa paga pelos recursos de acordo com os valores de homem-hora contratados.

Reatividade

Os serviços gerenciados de TI da empresa, monitoram o tempo todo os ativos de tecnologia para prevenir falhas e eliminar problemas.

Em um outsourcing de ti, a equipe atua sob aviso, atendendo as demandas previstas nos acordos de níveis de serviços, geralmente sempre abaixo do esperado e com qualidade.

Experiência

Nos serviços gerenciados de TI, contratam-se equipes de generalistas em vários níveis de atendimento e centrais de serviços compartilhadas.

No outsourcing de TI, os profissionais são especializados e contam com uma vasta equipe consultiva, podendo prever e melhorar devido as experiências adquiridas. Isso significa um campo de visão expandido e experiências práticas.

Melhorias

Conforme os interesses do cliente, os serviços gerenciados de TI as empresas podem propor melhorias contínuas ao longo da sua existência.

No outsourcing de TI, executam-se apenas tarefas especificadas no acordo de nível de serviço de maneira direta e previamente alinhadas, não envolvendo custos fora do planejamento.

Ferramentas

Os serviços gerenciados de TI pela empresa contam com ferramentas de monitoramento já existentes que não necessariamente são de acordo à necessidade do negócio.

Já no outsourcing de TI, o olhar é voltado para a necessidade do negócio, podendo adaptar o poder das ferramentas em seu portfólio ofertados para, em tempo real, monitorar o negócio e infraestrutura como um todo. Além disso, toda a responsabilidade é do Outsourcing para parametrizar e ajustar as ferramentas utilizadas.

SLA

Os serviços gerenciados de TI das empresas nem sempre se baseiam nos acordos firmados, pois ainda não há maturidade ou porque ainda não foram desenhados.

No Outsourcing de TI, toda equipe é composta por pessoas chaves para gerir e cumprir o que foi acordado.

Gestão da TI

Nos serviços gerenciados pela empresa, a gestão de TI fica por conta, podendo ficar à mercê de outras áreas.

Já no Outsourcing de TI, a gerência da tecnologia é com foco direto e/ou compartilhado, contando com uma supervisão mais de perto dos serviços técnicos, bem como a gestão do todo em relação à prestação total dos serviços.

Muito bem. Essas são as principais diferenças entre os serviços gerenciados de TI pela empresa e o Outsourcing de TI. Para escolher a melhor opção, você precisa levar em conta a qualidade da empresa de terceirização, o volume de serviços e reputação de mercado. Isso reforça a importância de contar com o apoio de especialistas.

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This post was last modified on maio 17, 2021 16:26

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