Gestão de TI

Entenda a importância da TIC para a segurança de dados da empresa

Share

TIC e segurança de dados são conceitos que nasceram “entrelaçados”. Enquanto o primeiro representa a maneira como nos comunicamos e exercemos grande parte de nossas atividades hoje em dia, o outro permite que façamos tudo isso em um ambiente protegido.

Acrônimo para “tecnologia da informação e comunicação”, a TIC é um conjunto de recursos que funcionam de maneira integrada. Por exemplo, a partir do hardware (computador, smartphone etc.), temos acesso ao software (sistema operacional, aplicativos e afins), à conexão com a Internet e a outros meios de comunicação.

Dentro desse ecossistema existe, a segurança da informação. Ela é uma disciplina que abrange processos e melhores práticas voltadas à proteção de dados e informações geradas nas interações que ocorrem por meio da TIC.

Apenas ilustrando: quando enviamos mensagens via Whatsapp, por exemplo, todo o conteúdo transferido online é criptografado. A implementação de firewall, por sua vez, previne que os usuários cometam atos que coloquem em risco a segurança da rede.

Entendeu a relação entre as duas coisas? Ótimo! A partir de agora, vamos compreender melhor a importância e os benefícios do investimento em TIC e segurança de dados nas empresas. Pronto para continuar? Então vamos lá!

A importância da TIC para a segurança de dados da empresa

Há pouco tempo, vivíamos numa época em que o alto volume de papéis fazia parte de quase todos os processos internos, sobretudo administrativos. Os meios digitais para armazenar dados e informações eram pouco explorados e, quando acontecia, faltava o devido cuidado para gerenciar o conteúdo.

Os ambientes de trabalho na era digital, mais aprimorados e sustentáveis, são representados pelo uso reduzido de papéis, menos consumo de energia elétrica e mais agilidade nas atividades cotidianas. O avanço da TIC com baixo custo envolvido foi determinante para a mudança do panorama corporativo.

Além dos benefícios mencionados acima, a segurança de dados e informações de negócio também foram agregadas aos negócios. Uma infraestrutura bem equipada — mantida por um time especialista em TIC — pode assegurar a blindagem dos ativos da empresa contra violações.

Todavia, para que se alcance um nível aceitável de proteção, o investimento em TIC deve ser mais bem direcionado aos requisitos de segurança. No tópico a seguir, explicamos mais detidamente as razões para considerar essa estratégia.

Os benefícios do investimento em TIC voltados à segurança da informação

Por que investir na segurança dos dados por meio da TIC? Conforme veremos adiante, a sua empresa pode se beneficiar de várias maneiras, entre elas, podemos citar a proteção contra vulnerabilidades e a implantação de regras e políticas de segurança, bem como análises, monitoramentos e inspeções contínuas. Vamos entender cada uma delas?

Proteção da rede contra vulnerabilidades

Quando um conjunto de arquivos sigilosos (dados do cliente, por exemplo) são guardados em ambiente digital desprotegido, eles ficam expostos a inúmeras ameaças da Internet. Os ataques de ransomware servem de exemplo acerca das consequências da vulnerabilidade.

Tendo à disposição pessoas bem capacitadas para lidar com as ameaças virtuais, a infraestrutura como um todo é submetida a análises de vulnerabilidade e testes de penetração, além de outros processos comuns de ethical hacking (hackers éticos) que ajudam a promover a segurança de rede.

Implantação de regras e políticas de segurança

Um firewall bem implementado, por exemplo, permite que a empresa estabeleça políticas de segurança para a equipe de colaboradores. Medidas como essa asseguram, por exemplo, que funcionários não acessem páginas da web potencialmente perigosas ou abram mensagens de e-mail infectadas.

Análises, inspeções e monitoramento contínuos

Na medida em que a tecnologia evolui, o cibercrime se torna ainda mais complexo, tornando muito mais nocivas as brechas de segurança — por menores que elas sejam. Como as empresas precisam estar sempre um passo a frente dos riscos, é necessário que as inspeções e análises de vulnerabilidade ocorram continuamente.

Logo, se a sua empresa não dispõe de profissionais dedicados a esse tipo de rotina, contratar um serviço especializado é uma alternativa viável. Veja mais detalhes a respeito disso, abaixo.

As vantagens em contar com uma empresa especialista em TIC

Um dos maiores desafios para qualquer empresa que não atua no ramo de TIC é a sua implementação e manutenção. O investimento sempre requer atenção redobrada para não comprometer o orçamento, enquanto o uso dos recursos tecnológicos deve ser acompanhado por especialistas na área.

Por esses e outros motivos, firmar parceria com uma empresa especialista em TIC é um meio inteligente de se obter as soluções das quais necessita. Abaixo, destacamos três vantagens que o outsourcing de TIC nos proporciona.

Foco em processos internos

Todo o gerenciamento, bem como o fornecimento de infraestrutura, software e pessoal, ficam a cargo da parceira. Em outras palavras, atividades como: avaliação de requisitos, implementações, melhorias, estudos, desenvolvimento de soluções, entre outras, são atribuídas única e exclusivamente ao fornecedor.

Assim, é possível usufruir da TIC no mais alto nível e, ao mesmo tempo, dedicar-se extensivamente aos processos de core business, concentrando esforços no que é, de fato, importante para o seu negócio. Você consegue imaginar a dimensão do valor agregado?

Redução de custos em múltiplos aspectos

Existem diversos fatores que levam o outsourcing em TIC a gerar economia em curto, médio e longo prazo. Eles envolvem, por exemplo, redução de custos com recrutamento, aquisições e tributações. Vamos entender melhor essa questão?

Suponhamos que os requisitos para o seu negócio envolvam uma capacidade X e N produtos de software. No modelo tradicional, a aquisição de componentes de hardware e licenças de software seriam necessárias — o mesmo não ocorre na terceirização.

A alocação de profissionais gera, também, um enorme e positivo impacto financeiro. Afinal, a contratante tem à disposição pessoal capacitado sem quaisquer obrigações relativas a salários ou vínculo empregatício.

Acesso a tecnologias de ponta

Optando pela terceirização, a empresa tem acesso a recursos sofisticados e de alta complexidade. Tudo isso sem a necessidade de criar um departamento de TIC, o que costuma ser completamente inviável em função dos altos custos envolvidos.

Como vimos ao longo do conteúdo, TIC e segurança de dados são dois elementos complementares que trazem benefícios incríveis às empresas. Contudo, investir e implementar soluções de TIC é também um desafio que exige certo planejamento (e experiência) para ser superado.

Precisando de assessoria em TIC? Há 15 anos, a Kalendae é referência na área. Fornecemos o que há de mais avançado em governança de TI e transformação digital, sempre tendo em vista a evolução contínua para a satisfação do cliente. Quer saber como podemos ajudá-lo? Fale agora mesmo com um de nossos consultores!

This post was last modified on maio 27, 2021 12:03

Comentários

Posts Recentes

Conheça os principais desafios da adequação à LGPD!

A adequação à LGPD é uma preocupação de várias empresas. Afinal de contas, não se…

3 anos ago

O que muda do COBIT 5 para o COBIT 2019? Entenda!

A tecnologia tem passado por mudanças contínuas. Nesse contexto, modelos de gestão e governança estão…

3 anos ago

Serviços gerenciados de TI e outsourcing de TI: entenda as diferenças

Conhecer um pouco mais sobre serviços gerenciados de TI (Tecnologia da Informação) e outsourcing de…

3 anos ago

Saiba como a segurança de dados melhora a experiência do cliente

Como melhorar a experiência do cliente? Essa é uma pergunta recorrente entre os gestores de…

4 anos ago

Gestão de incidentes em TI: saiba como fazer de forma eficiente

A gestão de incidentes em TI nada mais é que um conjunto de boas práticas…

4 anos ago

Command center: saiba o que é e como obter boas informações

Entender um pouco mais sobre as ideias do Command Center pode trazer resultados interessantes para…

4 anos ago