Gestão de TI

O que muda do COBIT 5 para o COBIT 2019? Entenda!

Share

A tecnologia tem passado por mudanças contínuas. Nesse contexto, modelos de gestão e governança estão se atualizando para continuar relevantes. O lançamento do COBIT 2019 é um exemplo disso.

O COBIT 2019 é a última versão de um dos principais frameworks de governança de TI. Ele foi modificado para garantir que os profissionais responsáveis por rotinas de manutenção e gerenciamento de TI sempre tenham como integrar a tecnologia no dia a dia do negócio, com segurança e baixo risco. Ele permite que a TI seja uma parte fundamental do fluxo de trabalho de empresas.

Se você quer saber mais sobre o que é o COBIT e as mudanças da sua nova versão, 2019, continue a leitura deste post!

O que é o COBIT 5?

O COBIT (Control Objectives for Information and related Technology) é um framework introduzido em 1996, pela ISACA, para ajudar negócios a seguirem um padrão comum de organização e controle de processos de governança de TI. Ele tem sido melhorado continuamente para garantir a manutenção da sua relevância, e auxiliar gestores a se manterem atualizados. Dessa maneira, é possível entregar soluções que auxiliam profissionais a sempre estruturar um fluxo de trabalho de alto valor agregado.

Na sua quinta versão, o COBIT se tornou um dos maiores e mais reconhecidos modelos de negócios e gestão para governança de TI do mercado. Ele é dividido em cinco princípios e sete habilidades que, empregados corretamente, maximizam o valor agregado da infraestrutura de TI e auxiliam negócios a:

  • manter uma estrutura de armazenamento de dados de alto valor, segura e com integridade;
  • atingir os seus objetivos estratégicos a partir do uso inteligente e inovador da TI;
  • aumentar a performance e a confiabilidade da sua infraestrutura tecnológica;
  • criar fluxos de trabalho orientados pelo uso de dados, a flexibilidade e a alta inovação;
  • reduzir o número de riscos relacionados à integração da infraestrutura de TI no dia a dia da empresa;
  • otimizar os gastos relacionados ao uso de soluções, serviços e equipamentos de tecnologia;
  • integrar novas regulamentações e rotinas de compliance no dia a dia da empresa.

O Guia do COBIT 2019 para gestão de TI

Entenda como funciona o principal framework de Governança de TI e aplique as melhores práticas de segurança da informação e gerenciamento de risco na sua gestão.

Como o COBIT 2019 deve ser encarado pela empresa?

A mais nova versão do COBIT está voltada para os maiores desafios que gestores enfrentaram nos últimos anos, portanto, quem pretende se manter atualizado precisa entender as novidades e ajustar as suas rotinas adequadamente.

Estar em dia com o COBIT, em outras palavras, significa garantir que o negócio sempre terá boas práticas de TI para orientar os seus fluxos de trabalho. Isso vale especialmente para o COBIT 2019: essa versão foi projetada para evoluir de maneira contínua, com atualizações mais fluidas e flexíveis. As orientações estão preparadas para o ambiente da transformação digital, em que as tendências mudam em alta velocidade.

Nesse sentido, o COBIT 2019 traz um grande foco em segurança, gestão de riscos e governança de dados. Esses são os principais tópicos que dominaram os debates sobre gerenciamento de tecnologia nos últimos anos. Em um cenário em que rotinas que envolvem a tecnologia são orientadas pela LGPD e pela GDPR, esse direcionamento é fundamental.

É importante compreender o que está fora do escopo do COBIT 2019. Rotina de governança, gestão da TI corporativa e organização de rotinas não são o foco principal dessa versão. Assim, os gestores podem orientar as suas ações com mais qualidade.

Quais são as diferenças entre o COBIT 2019 e o COBIT 5?

O COBIT 2019 incorporou novidades e melhorou o direcionamento das suas ações, considerando as principais tendências do mercado de TI. Isso passa pela inclusão de temas e mudanças como:

  • mais clareza na descrição do papel de áreas de foco e, fatores de design na criação e na manutenção de um sistema de governança funcional;
  • um alinhamento mais abrangente, com padrões internacionais de gestão e governança de dados;
  • um modelo open-source que facilita a realização de comentários por parte da comunidade, dando maior incentivo para que atualizações sejam feitas com mais agilidade, colaboração e foco no público-alvo do COBIT 2019;
  • mais orientações e ferramentas que podem ser utilizadas pelas empresas para criar um sistema de governança que esteja em dia com as demandas do século XXI;
  • um mecanismo mais inteligente para medir a performance da infraestrutura e da equipe de TI;
  • dispositivos mais inteligentes para mensurar o alinhamento das rotinas e dos processos de TI com o CMMI;
  • um suporte mais abrangente para as rotinas de tomada de decisões, incluindo novos recursos online estruturados de maneira colaborativa.

Quais são os componentes do COBIT 2019?

Para entender o COBIT 2019 é fundamental compreender a sua estrutura. Isso permite ao negócio otimizar a adoção do novo modelo, além de maximizar o engajamento das equipes nos novos processos.

O COBIT 2019 é dividido em quatro módulos.

  1. Introdução e metodologia: traz os princípios básicos.
  2. Objetivos de governança e gerenciamento: um guia complementar para auxiliar negócios a ter uma rotina de uso de dados com menos riscos.
  3. Guia de design: um guia complementar, que facilita o desenvolvimento de um sistema de governança alinhado aos princípios da empresa.
  4. Guia de implementação: um guia que orienta os times a integrar uma estratégia de governança focada nos padrões do COBIT à sua cadeia de trabalho.

A tecnologia está passando por mudanças cada vez mais rápidas. Impulsionadas pela pandemia do Covid-19, as empresas integraram a TI em novos ambientes. Não ver o setor de TI como algo estratégico se tornou um erro, afinal, foi por meio das soluções tecnológicas que vários setores se mantiveram funcionais, mesmo durante o período de isolamento.

Para vencer os desafios atuais, empresas devem estar preparadas e serem movidas com o apoio de boas rotinas de gestão e governança. Processos estruturados em bases sólidas conseguem agregar valor ao portfólio de produtos e serviços da empresa. Ao mesmo tempo, facilitam a inovação em médio e longo prazo.

Diante disso, investir em frameworks como o COBIT 2019 é fundamental. Ele garante ao negócio mais habilidade para definir as suas estratégias sem riscos elevados. Assim, a empresa pode levar a TI a todos os seus ambientes e atingir máxima performance sempre.

Se você gostou deste post e quer saber mais sobre como otimizar a sua rotina de TI, assine já a nossa newsletter!

This post was last modified on julho 25, 2023 09:22

Posts Recentes

Conheça os principais desafios da adequação à LGPD!

A adequação à LGPD é uma preocupação de várias empresas. Afinal de contas, não se…

3 anos ago

Serviços gerenciados de TI e outsourcing de TI: entenda as diferenças

Conhecer um pouco mais sobre serviços gerenciados de TI (Tecnologia da Informação) e outsourcing de…

3 anos ago

Entenda a importância da TIC para a segurança de dados da empresa

TIC e segurança de dados são conceitos que nasceram "entrelaçados". Enquanto o primeiro representa a…

4 anos ago

Saiba como a segurança de dados melhora a experiência do cliente

Como melhorar a experiência do cliente? Essa é uma pergunta recorrente entre os gestores de…

4 anos ago

Gestão de incidentes em TI: saiba como fazer de forma eficiente

A gestão de incidentes em TI nada mais é que um conjunto de boas práticas…

4 anos ago

Command center: saiba o que é e como obter boas informações

Entender um pouco mais sobre as ideias do Command Center pode trazer resultados interessantes para…

4 anos ago