Inovação

Saiba como a segurança de dados melhora a experiência do cliente

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Como melhorar a experiência do cliente? Essa é uma pergunta recorrente entre os gestores de negócios. Trata-se de um assunto complexo e que requer apoio especializado. Ao longo deste texto, você descobrirá como a segurança de dados pode melhorar as experiências dos seus clientes.

Segurança de dados é muito mais do que apenas um vasto aparato de tecnologia. A experiência do cliente é um ponto crítico na jornada de compras de um produto. Conhecer a fundo os detalhes de funcionamento de um site na internet é uma decisão sensata e que pode gerar ótimos resultados.

O que é experiência do cliente?

Trata-se de um conceito vindo do termo Customer Experience (CX) e consiste na percepção dos clientes sobre determinado produto ou serviço depois de uma interação online ou offline com a sua empresa.

A experiência do cliente requer estratégias de longo prazo, capazes de caminhar por todos os processos do seu negócio. O intuito é fortalecer os relacionamentos com os usuários. Essa é uma forma de se diferenciar da concorrência e garantir o posicionamento da sua empresa no mercado. Contar com o apoio da tecnologia é uma decisão bem sensata.

Como a segurança de dados pode melhorar a experiência do cliente?

A seguir, listamos algumas vantagens de contar com a segurança dos dados para melhorar ainda mais a experiência do cliente com a sua empresa. Acompanhe!

Respeito à privacidade

Um dos grandes pilares da segurança da informação é garantir a privacidade dos usuários ao realizarem transações na web. Nenhum cliente gostaria de ter os dados roubados e utilizados para fins desconhecidos. Em função disso, o site da sua empresa deve contar com formulários de informações seguros e com algoritmos de criptografia.

O relacionamento de um comércio eletrônico com os consumidores precisa transparecer confiança e é um diferencial da concorrência. O respeito à privacidade dos dados dos seus usuários contribui muito para vendas futuras. Um aspecto intangível da experiência do cliente é a imagem do seu negócio no mercado.

A inovação das empresas é sempre desejável, mas deve levar em conta, principalmente, as questões de privacidade dos usuários. Pensar sobre esses aspectos pode evitar vários problemas como vazamento de dados, venda de informações e processos judiciais.

Proteção contra ameaças

Conhecer bem os tipos de ameaças à segurança da informação é bastante recomendável. Estamos na Era Digital e é necessário ter agilidade para se adaptar às novas tecnologias do mercado. Os gestores de negócios devem se antever e atuar com proatividade para evitar problemas com os clientes da sua empresa.

É interessante manter os antivírus dos computadores sempre atualizados e realizar backups dos dados periodicamente. A gestão da mudança deve ser algo corriqueiro e natural, tendo em vista que novos modelos de negócios surgem a todo momento. Todo esse contexto exige proteção contra ameaças e capacidade de adaptação.

Indicadores de desempenho

Todo negócio precisa de informações consistentes para se manter ativo no mercado. A segurança de dados melhora a confiabilidade dos seus processos internos e isso facilita a melhoria da experiência do cliente. Conhecer ferramentas como o Balanced Scorecard (BSC) pode ajudar você a visualizar vulnerabilidades dentro da sua empresa e corrigi-las rapidamente.

Os indicadores de desempenho traduzem em números os problemas nos seus processos de negócios. Isso realça a importância de manter as informações dos seus clientes sempre atualizadas. As arquiteturas de TIC têm uma influência direta no ritmo de crescimento das empresas, e é preciso estar atento às novidades.

Transformação digital

A economia e os modelos de negócios passam por mudanças constantes. Aprofundar os conhecimentos da sua empresa sobre Transformação Digital é uma maneira sensata de se preparar para as novas demandas do mercado. Contar com a ajuda de especialistas pode fazer com que você enxergue oportunidades onde muitos profissionais ainda não viram nada.

A experiência do cliente envolve um conjunto de habilidades tecnológicas, sociais, administrativas e financeiras que influenciam diretamente nas transações do seu negócio. A segurança de dados é uma forma de garantir a estabilidade tecnológica da sua empresa sem correr riscos desnecessários.

Planejamentos mais estratégicos

O planejamento estratégico tem um impacto relevante sobre a gestão da tecnologia do seu negócio. É preciso conhecer bem as rotinas e os processos da sua empresa para saber onde existem custos elevados e pontos para melhorias. A segurança de dados é uma facilitadora porque consegue mostrar possíveis problemas na experiência do cliente durante uma jornada de compra no seu site por exemplo.

Planos bem embasados evitam desgastes futuros com clientes e fornecedores. Saber avaliar os principais cenários de uso dos dados na sua empresa permite com que você corrija brechas de segurança e evite vazamentos de informações críticas para o seu negócio.

Hiperconvergência

Uma experiência do cliente otimizada pela segurança de dados faz com que você chegue a um novo patamar da tecnologia: a hiperconvergência. Trata-se de um novo modelo que combina armazenamento, processamento e navegação em um sistema unificado. A ideia é diminuir a complexidade dos CPDs e melhorar a escalabilidade do seu negócio.

Esse é um estágio de desenvolvimento bem elevado para a maioria dos negócios, mas que pode reduzir muito os seus custos operacionais. Isso reforça a importância de manter as informações sobre compras, vendas e devoluções de produtos sempre bem armazenadas e atualizadas. As plataformas hiperconvergentes contam com sistemas de virtualização que favorecem bastante a experiência do cliente durante a navegação no site da sua empresa.

Edge Computing

Trata-se de uma implementação mais avançada da computação em nuvem. A ideia é descentralizar o processamento das informações do seu negócio para evitar a sobrecarga da sua infraestrutura de rede. Com isso, a experiência do cliente fica ainda mais otimizada, sem deixar de lado a segurança de dados dos seus sistemas internos.

Para implementar a Edge Computing, é preciso considerar a taxa de latência e os tempos de respostas do seu site. Essas informações permitirão com que você visualize fragilidades no seu funil de vendas e as corrija a tempo. Lembre-se que a continuidade do seu negócio depende muito da qualidade do relacionamento com os seus clientes.

Podemos perceber que a segurança de dados é essencial para a melhoria da experiência do cliente. Contar com o apoio de uma empresa especializada pode ajudar muito nesse processo sem incorrer em custos desnecessários.

Esses são os principais aspectos sobre como a segurança de dados melhora a experiência do cliente. Gostou do artigo? Então, siga-nos no LinkedIn e no Facebook para ficar sempre por dentro das novidades sobre tecnologia!

This post was last modified on maio 17, 2021 16:11

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