Entender um pouco mais sobre as ideias do Command Center pode trazer resultados interessantes para o seu negócio. Extrair inteligência das informações é a tendência das novas tecnologias do mercado. Os investimentos em Business Intelligence, Ciência de Dados e Gestão de TI estão cada vez maiores. Tudo isso é uma consequência direta das inovações trazidas pela Transformação Digital.
Há alguns anos, as empresas tinham várias fontes de informação e isso demandava grandes esforços para consolidar os dados. Planilhas de Excel enormes e bancos de dados que não se comunicavam eram comuns e sobrecarregavam bastante as equipes de TI.
Todo esse contexto dificultava bastante as tomadas de decisões pelos gestores. A abordagem do Command Center, então, surgiu justamente para facilitar todas essas tarefas nada triviais. Por isso, acompanhe a leitura e confira as informações que separamos sobre o assunto neste post.
Índice
- O que é um Command Center?
- Quais são as vantagens de implantar um Command Center?
- Como construir um Command Center na minha empresa?
O que é um Command Center?
Trata-se da tradução para Centro de Comando. Esse conceito surgiu nos ambientes militares onde o comandante precisava de um local para centralizar todas as informações relevantes para o seu comando. O objetivo era disponibilizar todos os dados pertinentes às missões e contar com o apoio dos especialistas para tomar decisões eficazes e inteligentes. Você pode perceber que esse contexto tem uma relação bem direta com a análise de dados.
A lógica de um Command Center é centralizar informações em um ambiente preparado e com uma infraestrutura de TI robusta e confiável. Tudo isso para facilitar as decisões pelo pessoal da alta administração. Para tanto, é possível visualizar as telas desse centro por meio de notebooks, celulares e tablets.
Com isso, os executivos e as partes interessadas conseguem ter uma visão real-time das atividades da empresa e, se for preciso, podem tomar as medidas pertinentes. A ideia é justamente criar um Big Data aplicado aos negócios.
Quais são as vantagens de implantar um Command Center?
Todo esse esforço é uma forma de tornar a sua TI mais estratégica e alinhada aos objetivos do seu negócio. Não basta apenas investir em tecnologia. É preciso também coordenar as equipes e os processos de consolidação de dados. Ficou interessado no assunto? Então, conheça as 5 vantagens de implantar um Command Center e como isso pode ajudar você a obter boas informações.
Atendimento aos clientes personalizado
É fato que um bom atendimento é essencial para a sobrevivência de qualquer negócio. Independentemente do tamanho da empresa ou da sua área de atuação, é preciso atender aos clientes de uma forma mais personalizada. A ideia é que os consumidores se identifiquem com a sua marca e se sintam privilegiados e exclusivos.
Investir nessa jornada de compra com um bom funil de vendas é uma forma de transformar as pessoas em vendedoras naturais dos serviços da sua empresa. Os Command Centers processam volumes consideráveis de informações financeiras, transações, entregas de produtos, vendas não concluídas e padrões de comportamento dos clientes.
Desse modo, é possível agir de forma acertada para resolver os problemas dos seus consumidores e fortalecer cada vez mais o posicionamento da sua marca no mercado. Um painel de indicadores é uma alternativa de gestão interessante para você visualizar as demandas de consumo mais problemáticas e, assim, corrigi-las a tempo.
Gerenciamento dos esforços de venda
A venda de um produto ou serviço envolve todo um esforço por trás de uma transação financeira. Não basta apenas oferecer uma solução. É preciso engajar e educar os seus clientes para que eles se sintam parte do seu negócio. Trata-se de uma administração estratégica que deve se manter sempre de acordo com os interesses mais prioritários dos seus consumidores.
Produtos preferidos, tempo de conclusão das vendas e quantidade de reclamações por semana são dados recuperáveis pelo Command Center. Vale lembrar também a importância da qualidade das suas fontes de dados.
Tudo isso permite um melhor gerenciamento dos seus esforços de venda sem onerar em excesso as suas equipes e a sua tecnologia. Essa integração de processos pode trazer resultados bem positivos para o seu consumidor final e mostrar uma postura confiável e profissional da sua empresa.
Marketing real-time
As novas tecnologias criam e disseminam informações com uma velocidade cada vez maior. Isso reforça a relevância dos investimentos em TI para o seu negócio. É preciso ter um ferramental adequado para que a sua empresa tenha uma presença forte nas mídias sociais e nas redes de consumidores sem incorrer em custos excessivos.
Estudar um pouco mais sobre modelagem de processos de negócio também é uma opção legal para saber lidar com esse dinamismo do mercado. Por meio de um Command Center, consegue-se acessar dados relevantes em tempo real e de uma forma padronizada e sistematizada.
Com isso, é possível se antever às tendências, adequar as rotinas de sua empresa e capacitar as suas equipes sobre os temas mais em alta no mercado. A ideia do marketing real-time é justamente gerar negócios ágeis e com uma boa gestão de mudanças.
Command Center gera Escalabilidade
Os negócios com maior sustentabilidade no mercado são escaláveis. O objetivo é criar processos, atividades e procedimentos que consigam crescer de uma forma controlada e previsível. Os Command Centers fornecem aos gestores informações táticas e operacionais sobre a saúde da empresa. Utilizar esses dados de uma forma estratégica é fundamental para que os investimentos gerem os retornos esperados.
Entender sobre a metodologia COBIT 5 também é uma forma de escalar o seu negócio por meio dos centros de comando. Isso se justifica pelo fato de conciliar as demandas e objetivos da gestão e governança de TI com os interesses da alta administração e das partes diretamente interessadas nos projetos. Esse esforço coordenado e harmonizado pode evitar muitas dores de cabeça no futuro.
KPIs
Trata-se da sigla para Key Performance Indicators. O objetivo é descobrir quais são os indicadores chave para o desempenho do seu negócio, gerar os dados pertinentes e monitorá-los por meio do Command Center.
Essa é uma atividade complexa que pode exigir a ajuda de especialistas e a atualização da sua TI. Por meio de métricas bem definidas, consegue-se visualizar numericamente os resultados da sua empresa sem achismos ou informações inconsistentes.
O trabalho da alta administração e dos gestores pode ser muito mais efetivo com a ajuda das ferramentas de centro de comando. Utilizar a tecnologia de acordo com as demandas do negócio é agir com eficácia sem assumir riscos imprevistos e críticos para a sua empresa.
Como construir um command center na minha empresa?
Para a construção de um command center ideal na sua empresa, é preciso entender de quais informações você precisa dispor e de como prefere que esses resultados sejam visualizados. Para isso você deve:
- saber quais são os dados mais importantes para os departamentos da empresa, e que por isso, precisam ser coletados;
- mapear quais são as fontes destes dados, é preciso saber as ferramentas e as informações que serão coletadas;
- investir em ferramentas que entreguem as informações de maneira satisfatória, com assertividade, padronização, atualizadas e com uma boa visualização.
Com as informações necessárias em um ambiente planejado, o gestor tem maiores possibilidades de entender quais esforços trarão mais resultados para a empresa.
Gostou do nosso post e quer mais detalhes? Entre em contato com a Kalendae e veja o que podemos fazer pela sua empresa!
Muito bom esse material.
De louvar Kalendae.