• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular Rodapé
Kalendae

Kalendae

Referência em Governança!

  • Nossos Serviços
    • Application Services
    • Cloud, Infrastructure & Security
    • Co-sourcing
    • Consulting
    • Professional Services
    • Training
  • Quem Somos
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Parceiros
  • Contato
Search

Gestão de TI: 4 tendências para o ano de 2019

Você está em: Home / Gestão de TI / Gestão de TI: 4 tendências para o ano de 2019

março 13, 2019 By Developer Deixe um comentário

A sua empresa tem uma política de gestão de TI? Conforme a transformação digital leva a tecnologia para vários ambientes e processos operacionais, ter uma infraestrutura funcional e com processos bem estruturados se tornou algo crítico.

Hoje, quem não investe em TI do modo adequado pode perder competitividade e ter dificuldades para atender a demandas do mercado. Portanto, a criação de uma política de gestão de TI alinhada com as tendências da área é crucial para a organização se manter moderna e eficiente.

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre o tema, continue a leitura!

O que é a gestão de TI?

A gestão de TI pode ser definida como um conjunto de processos e políticas de manutenção, prevenção de riscos e gerenciamento de incidentes que buscam dar o máximo de disponibilidade, estabilidade e performance para a infraestrutura de TI. Assim, os usuários podem adotar as soluções utilizadas pelo negócio em mais rotinas sem que tenham a confiabilidade dos seus resultados comprometida.

Como a gestão de TI influencia o sucesso da empresa?

A gestão de TI tem um papel fundamental na contribuição que a tecnologia pode ter no dia a dia do negócio. Os custos, por exemplo, serão reduzidos com a ampliação da vida útil dos equipamentos e a otimização da cadeia operacional.

Os investimentos na área também serão otimizados. Compreendendo as demandas dos usuários, o gestor de TI poderá indicar tendências capazes de otimizar os processos internos e melhorar o fluxo de trabalho do negócio. Assim, a empresa poderá ser mais produtiva.

Com a tecnologia sendo levada a mais locais, a companhia terá um grande ganho de qualidade nos seus processos. Ficará mais fácil para os times se integrarem, solucionarem problemas ou identificar a melhor forma de atender a uma demanda externa. Como consequência, a qualidade de todos os processos será ampliada.

Quais são as principais tendências do setor?

Como apontamos, a gestão de TI auxilia o negócio a ficar por dentro das novidades do setor e utilizar as principais tendências da área a seu favor. Mas quais são essas novidades que a companhia pode investir para estar mais preparada para enfrentar os desafios do mercado nos próximos anos? Confira abaixo!

1. Cloud computing

A computação em nuvem tem ganhado destaque como uma das principais tecnologias do mercado. A nuvem pode ser utilizada em empresas de vários perfis e tamanhos para cortar gastos, melhorar a cadeia operacional e garantir que os times tenham a performance necessária para atender a demandas externas.

Investindo na nuvem, o negócio consegue reduzir custos, melhorar os seus fluxos de trabalho e ter maior acesso a tecnologias inovadoras. Além disso, os profissionais poderão acessar novas tecnologias sem grandes investimentos e ganhar mais mobilidade, dois fatores cruciais para ter sucesso a médio e longo prazo.

2. Internet das Coisas

A Internet das Coisas (também conhecida como IoT, sigla para Internet of Things) é uma categoria de dispositivos e equipamentos que poderá causar uma revolução nas próximas décadas. Ela é composta por um grupo de gadgets com sensores capazes de coletar, enviar e receber informações sobre um local, hardware ou pessoa em tempo real. Além disso, em alguns casos, ações podem ser tomadas a partir de comandos prévios ou em resposta ao cenário ao seu redor.

Com a IoT, empresas conseguirão compreender a sua cadeia operacional e buscar mecanismos para otimizar o seu fluxo de trabalho. Também ficará mais fácil avaliar os hábitos de clientes em um ambiente comercial. Além disso, a empresa poderá mitigar os fatores que contribuem para o aumento dos custos, automatizando rotinas e evitando desperdícios.

3. Edge Computing

Para impedir que o aumento do fluxo de informações que a IoT criará impacte negativamente na produtividade dos negócios, a Edge Computing está sendo adotada em vários cenários. Trata-se de uma estrutura de nuvem que atua mais próxima dos dispositivos, dividindo o processamento de requisições e garantindo que as respostas às requisições dos usuários sejam ágeis. Assim, o negócio conseguirá melhorar as suas operações e ter a IoT em mais cenários sem a demanda de grandes investimentos.

4. Inteligência artificial

A integração da inteligência artificial (IA) em mais ambientes e softwares é outra tendência que deve passar pelas discussões que o negócio tem sobre a sua gestão de TI. A companhia deve estar atenta aos impactos que o uso de gadgets e sistemas inteligentes terá no ambiente corporativo e, assim, identificar as melhores oportunidades de investimentos.

Na gestão de segurança digital, por exemplo, a IA poderá auxiliar negócios a terem mais capacidade de detectar a presença de malwares na sua infraestrutura. O sistema de monitoramento aprenderá, sozinho, o comportamento padrão do usuário e, assim, conseguirá rastrear contas comprometidas automaticamente. Além disso, ele poderá avaliar o comportamento de softwares e bloquear qualquer requisição suspeita, mesmo que ela explore vulnerabilidades não conhecidas.

No gerenciamento de hardware, a IA contribuirá para que o negócio tome medidas mais inteligentes para a manutenção dos dispositivos. A companhia terá uma solução de monitoramento capaz de ajustar a configuração dos dispositivos automaticamente conforme a demanda, a presença de falhas ou qualquer outro fator que contribua para a redução da performance. Dessa forma, o nível de disponibilidade e desempenho será sempre elevado.

Boas ferramentas de TI são fundamentais para que empresas possam entregar resultados consistentes e alinhados com as demandas de seus clientes. Negócios que conseguem estruturar uma infraestrutura de TI alinhada com os seus objetivos de médio e longo prazo podem diminuir os investimentos necessários para se manterem operacionais, serem produtivos e ter um ambiente com alto nível de inovação.

Mas para que as soluções possam gerar um real impacto positivo no dia a dia da empresa, é importante que existam processos de gerenciamento e manutenção inteligentes e eficazes. Adotando uma boa política de gestão de TI, a empresa pode melhorar a sua rotina de trabalho e garantir que os profissionais possam integrar a tecnologia aos seus processos sem comprometer a sua performance ou privacidade.

Quer saber mais sobre a importância dos data centers para o nosso futuro? Então veja o nosso post sobre o tema e conheça as principais tendências relacionadas a esse tipo de infraestrutura!

Arquivado em: Gestão de TI, Inovação

Reader Interactions

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sidebar primária

Mulher fazendo o papel de scrum master movendo post-its em um painel Kanban
Mulher olhando para o lado - Texto escrito "O Guia do COBIT 2019 para Gestão de TI"

Fique por dentro das atualizações do mundo de TI!

Basta preencher o campo abaixo e se inscrever em nossa Newsletter!

Posts recentes

  • Conheça os principais desafios da adequação à LGPD! agosto 3, 2021
  • O que muda do COBIT 5 para o COBIT 2019? Entenda! julho 6, 2021
  • Serviços gerenciados de TI e outsourcing de TI: entenda as diferenças fevereiro 5, 2021
  • Entenda a importância da TIC para a segurança de dados da empresa junho 3, 2020
  • Saiba como a segurança de dados melhora a experiência do cliente maio 20, 2020

Categorias

  • Capacitação
  • Cloud
  • Gestão de TI
  • Inovação
  • Outsourcing
  • Processos de Negócio
  • Segurança da Informação
  • Uncategorized

Siga-nos nas redes sociais

  • Facebook
  • LinkedIn
Mesa com laptop aberto e ligado ao lado de um pé de plantas verdes e algumas miniaturas de esculturas medievais

Fale com um especialista!

Veja como podemos usar nossa experiência em gerenciamento para otimizar seu negócio.

Falar com um especialista!

Footer

Conheça nossas redes sociais

Veja o que a Kalendae anda fazendo no mercado :)

Fale conosco

Av. Giovanni Gronchi, 6195, 5º andar - Morumbi CEP 05724-003 - São Paulo - SP
Como chegar
+55 11 2842-0900
contato@kalendae.com.br
Seg,Ter,Qua,Qui,Sex o dia todo

Para onde quer ir?

  • Início
  • Materiais Gratuitos
  • Co-sourcing
  • Consultoria
  • Alocação de Profissionais
  • Treinamento
  • Quem Somos
  • Blog
  • Contato

Assine nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais novidades do mercado de TI

Copyright © Kalendae Soluções em Gestão Ltda. Todos os direitos reservados