Gestão de TI

Gestor de TI e a transformação digital: qual a relação?

Share

Hoje, muitas empresas buscam digitalizar processos e investir na transformação digital para se manterem mais competitivas, inovadoras e eficazes. Porém, para atingir esse objetivo, é fundamental compreender como o gestor de TI e a transformação digital se relacionam.

O profissional responsável pelas operações da área tem um papel-chave no sucesso das estratégias de qualquer negócio que pretende digitalizar as suas operações. Ele auxiliará a companhia em todos os passos para integrar a TI na rotina da empresa e, assim, criar rotinas com maior nível de automação e inteligência.

Quer saber o motivo e como isso ocorre? Então veja o nosso post abaixo!

O que é a transformação digital?

A transformação digital está relacionada a uma série de novas tecnologias que criam experiências mais integradas e dinâmicas. Isso vale tanto para o ambiente corporativo, em que as empresas podem otimizar os seus processos internos, como para as experiências dos clientes.

Isso passa por tecnologias como o Big Data, a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial. Bem implementadas, elas podem auxiliar as empresas a terem uma rotina flexível, com alto nível de automatização e inovação.

Além disso, há a criação de um ambiente com maior conhecimento sobre o consumidor. A quantidade de informações que podem ser utilizadas em processos de análise de dados para a tomada de decisão tende a crescer continuamente.

Isso garante ao negócio uma visão abrangente sobre o seu público-alvo e os fatores que podem influenciar o sucesso da empresa. Assim, riscos podem ser evitados e as decisões ficam mais inteligentes.

Nesse cenário, o gestor de TI e a transformação digital andam lado a lado. Como apontaremos a frente, é esse o profissional responsável por efetuar as escolhas que alinharão o negócio com essa tendência e, assim, garantirão a qualidade dos serviços a médio e longo prazo.

Quais tendências de TI a empresa deve ficar de olho nos próximos anos?

Nos próximos anos a tecnologia terá um papel-chave na prestação de serviços. Ela será fundamental para as empresas atingirem os seus clientes com serviços mais inteligentes e conectados com as suas demandas.

Mas para que o gestor de TI e a transformação digital possam ter um papel de destaque, é preciso conhecer e compreender o impacto dessas mudanças. Confira as principais tendências abaixo!

Computação na nuvem

A cloud computing é uma tecnologia conhecida por ser versátil e ter um potencial de grande mudança no ambiente corporativo. A nuvem pode tornar serviços mais integrados, econômicos e eficazes.

Além disso, ela traz mais mobilidade e escalabilidade para as equipes. Os recursos podem ser ampliados sempre, independentemente da demanda ou do local em que os profissionais se encontram.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas é responsável pela criação de ambientes de trabalho mais integrados, automatizados e inteligentes. Os dispositivos que estão nessa categoria podem ser utilizados em vários setores, criando serviços e produtos com alto nível de qualidade.

Na indústria, a IoT torna rotinas de manutenção mais inteligentes. Já no comércio, ela permite que as empresas possam entender o comportamento de seus clientes e criar ambientes mais agradáveis. Para quem trabalha com a gestão corporativa, essa tendência pode ser utilizada para cortar custos e tornar ambientes mais eficazes.

Ferramentas de análise de dados

As tecnologias de análise de dados, como o Big Data, criam uma nova cultura de trabalho, conhecida como Data Driven. A análise de informações é levada para o centro dos processos corporativos, permitindo que a tomada de decisões seja mais eficaz e conectada com as demandas do mercado. Riscos são eliminados, garantindo que o negócio possa evitar prejuízos.

Ao mesmo tempo, o Big Data pode ser empregado para otimizar rotinas internas. Avaliando os dados coletados pelos aparelhos da IoT, o negócio consegue entender melhor a sua infraestrutura e otimizar os equipamentos com precisão. Já nas campanhas publicitárias, a análise de dados amplia o conhecimento sobre o público-alvo do negócio e a sua capacidade de criar vendas.

Inteligência Artificial

A IA pode ser aplicada em um número maior de ambientes. Assim, as empresas eliminam riscos, criam experiências mais agradáveis para clientes e serviços de maior qualidade.

Utilizada para desenvolver veículos autônomos, por exemplo, a IA é capaz de revolucionar a entrega de produtos. Ela é mais econômica, ágil e prática. Os veículos são capazes de entregar os produtos nas rotas com o melhor custo-benefício para o cliente e o negócio, aumentando a qualidade do processo e, com isso, a fidelização do consumidor.

Como o gestor de TI auxiliará o negócio a se inserir na transformação digital?

Para auxiliar o negócio a se inserir na transformação digital, o gestor de TI tem um papel-chave. Ele é o responsável por tomar todas as decisões que colocarão a companhia alinhada com essa nova tendência.

Durante o investimento, por exemplo, será ele o profissional responsável pelas estratégias de integração das soluções. Portanto, é crucial que o gestor tenha os dados necessários para traçar rotinas e orientar o time de técnicos na configuração das ferramentas e no treinamento de profissionais.

Além disso, cabe ao gestor de TI definir estratégias para otimizar os investimentos do negócio. Em outras palavras, é ele quem fará um trabalho contínuo para identificar como a companhia pode utilizar novas soluções de TI para resolver problemas, atingir objetivos e metas de médio e longo prazo.

Também cabe a esse profissional encontrar, entre as ferramentas de TI existentes, quais são as que podem ser otimizadas para maximizar os resultados do negócio. Assim, a empresa evita desperdícios e cria estratégias de investimentos mais efetivas, capazes de adotar as soluções mais importantes.

Esse trabalho só é possível quando há uma boa troca de informações. Portanto, a empresa deve ter um trabalho de comunicação contínua com esse profissional.

Feedbacks e sugestões devem ser enviados regularmente, assim como demandas por melhorias. Isso garante que o gestor de TI será capaz de entregar bons resultados e auxiliar a companhia a ser mais competitiva e dinâmica, criando soluções para os seus problemas e escolhendo bons investimentos.

E aí, entendeu de vez a relação entre o gestor de TI e a transformação digitação? Para garantir que o seu trabalho como gerente de TI seja valorizado, é necessário ir além da busca por boas soluções para empresas. Confira no nosso blog quais são as melhores certificações para a sua carreira!

This post was last modified on maio 27, 2021 11:58

Posts Recentes

Conheça os principais desafios da adequação à LGPD!

A adequação à LGPD é uma preocupação de várias empresas. Afinal de contas, não se…

3 anos ago

O que muda do COBIT 5 para o COBIT 2019? Entenda!

A tecnologia tem passado por mudanças contínuas. Nesse contexto, modelos de gestão e governança estão…

3 anos ago

Serviços gerenciados de TI e outsourcing de TI: entenda as diferenças

Conhecer um pouco mais sobre serviços gerenciados de TI (Tecnologia da Informação) e outsourcing de…

3 anos ago

Entenda a importância da TIC para a segurança de dados da empresa

TIC e segurança de dados são conceitos que nasceram "entrelaçados". Enquanto o primeiro representa a…

4 anos ago

Saiba como a segurança de dados melhora a experiência do cliente

Como melhorar a experiência do cliente? Essa é uma pergunta recorrente entre os gestores de…

4 anos ago

Gestão de incidentes em TI: saiba como fazer de forma eficiente

A gestão de incidentes em TI nada mais é que um conjunto de boas práticas…

4 anos ago