Inovação

Revolução industrial 4.0: como impacta o setor de TI?

Share

O setor industrial é um dos mais avançados tecnologicamente no mercado nacional. Isso, porque a área investe de modo significativo em inovações para se manter competitiva e capaz de gerar produtos com alto valor agregado. Nos últimos anos, inclusive, as mudanças pelas quais o setor passou ganharam um novo nome: revolução industrial 4.0.

A revolução industrial 4.0 representa um novo marco para as companhias que atuam no setor industrial. Graças a ela, negócios estão tratando a tecnologia como um fator estratégico, capaz de auxiliar na entrega de produtos mais inovadores e eficazes. Além disso, auxilia gestores a resolverem problemas com mais agilidade e segurança.

Quer saber mais sobre o tema e quais tecnologias fazem parte da revolução industrial 4.0? Então continue com a leitura do texto!

O que é a revolução industrial 4.0?

O termo revolução industrial 4.0 é utilizado para descrever as novas etapas de transformações pelas quais as indústrias estão passando nos últimos anos. Nessa nova geração de empresas, a tecnologia é utilizada como um fator estratégico e não apenas um mecanismo operacional. Desse modo, empresas do setor podem ser movidas a dados, com processos de tomada de decisão mais eficazes e menos sujeitos a erros.

Como a quarta revolução industrial está mudando os investimentos em tecnologia?

Por ser uma versão da transformação digital no ambiente da indústria, a revolução industrial 4.0 está afetando profundamente o modo como a tecnologia é vista pelos gestores da área. A TI deixou de ser um investimento voltado para áreas administrativas e agora está no chão de fábrica. Desse modo, integrou-se a todos os processos corporativos, gerando um fluxo mais automatizado, flexível e movido a dados.

Em outras palavras, a tecnologia é crucial para que ocorra a revolução industrial 4.0. Graças a ela, empresas podem ser gerenciadas com o apoio da análise de dados. Processos corporativos ganham qualidade, reduzem o número de erros e são feitos com menos etapas. Além disso, a prevenção de riscos e análise de impacto se tornam mais precisas, melhorando as tomadas de decisão.

Quais são as tecnologias da revolução industrial 4.0?

Para utilizar a tecnologia como mecanismo revolucionário, indústrias devem fazer investimentos com bom planejamento. Além de identificar as demandas existentes e os objetivos de médio e longo prazo, gestores precisam se manter atentos às tendências da área. Desse modo, se tornará mais fácil avaliar quais as melhores tecnologias para a empresa e como elas poderão ser aplicadas no dia a dia da indústria.

Veja, a seguir, uma lista com as principais tecnologias que fazem parte da revolução industrial 4.0!

Blockchain

No ambiente da indústria 4.0, o número de dados disponíveis em meios digitais é enorme. Por isso, tecnologias como o blockchain se fazem necessárias para auxiliar os profissionais a executarem rotinas com segurança e integração.

O uso do blockchain permite a empresas reduzirem o número de vulnerabilidades na gestão de informações. Os dados serão compartilhados utilizando uma tecnologia robusta, inteligente e alinhada com as demandas do mercado. Desse modo, prevenir vazamentos será algo muito mais simples.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas é uma das tecnologias mais importantes para a revolução industrial 4.0. A IoT dá ao gestor de indústria as bases para tornar o chão de fábrica mais automatizado. Além disso, amplia a quantidade de informações disponíveis para gerenciar processos diários.

Em outras palavras, o investimento na Internet das Coisas abre as bases para o gestor de uma indústria acompanhar todas as etapas do processo produtivo. Cada detalhe será mensurado com registros precisos, em tempo real. Desse modo, a identificação de falhas, a prevenção de problemas e a gestão de riscos será mais precisa, econômica e dinâmica.

Inteligência artificial

No dia a dia da gestão industrial, muitas decisões devem ser tomadas. Se mal executadas, porém, as escolhas podem gerar perda de competitividade e criar cenários em que a empresa falha em atingir as suas metas. Por isso, a inteligência artificial é uma das principais tecnologias da revolução industrial 4.0.

Soluções de gerenciamento de linha de produção que utilizam a IA conseguem tomar decisões automaticamente para manter uma performance elevada para a cadeia de produção. Avaliando fatores como erros operacionais, as demandas existentes e áreas mais eficazes, o sistema pode direcionar os fluxos de trabalho de um modo mais eficaz. Tudo isso sem que exista a necessidade de um humano interferir no processo, o que torna tudo mais ágil e preciso.

Análise de dados

A análise de dados é um processo crítico para uma empresa ser transformada digitalmente. Utilizando informações de modo estratégico os gestores tomam decisões mais robustas, otimizam o ambiente de trabalho mais facilmente e geram maior valor agregado aos produtos. Além disso, conseguem antecipar tendências e garantir que a empresa terá sempre um bom posicionamento de mercado.

Nesse sentido, investir no Big Data e no Business Intelligence é fundamental para as empresas do setor industrial. Isso dará aos gestores uma ampla capacidade de avaliar como posicionar o negócio, quais pontos devem ser otimizados e o que é necessário fazer para manter a competitividade da indústria. Assim, todas as escolhas serão mais eficazes e capazes de gerar mais lucratividade.

A tecnologia faz parte do dia a dia de toda a sociedade. Soluções de TI tornam o ambiente doméstico mais prático e inovador. Nos locais de trabalho, auxilia pessoas a se conectarem com mais agilidade e segurança.

Na indústria, o potencial transformador da tecnologia gerou novas maneiras de se pensar os meios de produção. Essa é a chamada revolução industrial 4.0, etapa das transformações industriais pautada por uma forte presença da TI no dia a dia de gestores, operários e analistas. Nela, a indústria está se reinventando para ser mais inteligente, conectada e eficaz.

Adaptar o negócio para a revolução industrial 4.0, portanto, deve ser visto como algo estratégico. Isso permitirá que empresas aproveitem mais os recursos disponíveis, consigam eliminar riscos operacionais e serem mais flexíveis.

Além disso, dará aos gestores a capacidade de criar bases para atenderem a demandas externas sem riscos e sempre se manterem à frente de concorrentes. Portanto sempre considere o potencial da revolução industrial 4.0 e prepare-se para fazer bons investimentos em tecnologia!

Gostou da nossa dica? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a revolução industrial 4.0!

This post was last modified on maio 5, 2020 12:27

Comentários

  • Pequenas empresas também devem se preparar para a revolução industrial, automatizando seus processos e buscando equipamentos dotados de IA. Apesas de todos os problemas, nosso país é um dos locais onde as oportunidades aparecerão para todos que estiverem preparados

Posts Recentes

Conheça os principais desafios da adequação à LGPD!

A adequação à LGPD é uma preocupação de várias empresas. Afinal de contas, não se…

3 anos ago

O que muda do COBIT 5 para o COBIT 2019? Entenda!

A tecnologia tem passado por mudanças contínuas. Nesse contexto, modelos de gestão e governança estão…

3 anos ago

Serviços gerenciados de TI e outsourcing de TI: entenda as diferenças

Conhecer um pouco mais sobre serviços gerenciados de TI (Tecnologia da Informação) e outsourcing de…

3 anos ago

Entenda a importância da TIC para a segurança de dados da empresa

TIC e segurança de dados são conceitos que nasceram "entrelaçados". Enquanto o primeiro representa a…

4 anos ago

Saiba como a segurança de dados melhora a experiência do cliente

Como melhorar a experiência do cliente? Essa é uma pergunta recorrente entre os gestores de…

4 anos ago

Gestão de incidentes em TI: saiba como fazer de forma eficiente

A gestão de incidentes em TI nada mais é que um conjunto de boas práticas…

4 anos ago