A otimização dos processos já é assunto corriqueiro na maioria das pequenas e grandes empresas. Afinal de contas, isso aumenta a produtividade, reduz os custos, melhora os ganhos e ainda traz agilidade. Por isso, a atualização da TI é imprescindível, se o gestor ou empreendedor almeja o sucesso nos negócios.
Mesmo investindo menos, é válido dizer que as organizações não abrem mão dos gastos com a Tecnologia da Informação, porque entendem a importância dos recursos tecnológicos nas etapas do desenvolvimento organizacional.
Talvez isso explique o fato de a crise econômica não conseguir afetar o setor que, embora esteja retraído, não sofre com tantos resquícios da instabilidade econômica brasileira.
O balanço mundial realizado pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), em conjunto com a IDC (International Data Corporation), comprova o que estamos dizendo. O documento, intitulado de “Mercado Brasileiro de Software e Serviços”, mostrou um crescimento do setor de 2% ou US$ 2,03 trilhões, em 2016.
No Brasil, embora as aplicações tenham desacelerado um pouco, os investimentos somaram US$ 38 bilhões, o que representou quase 2% do somatório de investimento de TI no mundo e 2,1% do PIB brasileiro.
Logo, a atualização da TI faz parte de uma exigência global, já que essas implementações solucionam questões das demandas de um negócio. Por isso, é necessário conhecer profundamente os passos ligados a essas intervenções, a fim de que os resultados sejam promissores. Com este artigo, esperamos contribuir para o seu planejamento de gestão. Vamos lá?
O relacionamento estruturado, assim como os padrões e os conjuntos de práticas assertivas, são fundamentais na hora de otimizar as aplicações, potencializar a segurança, melhorar o desempenho e minimizar os riscos.
Nesse caso, a governança de TI é importante, porque nos ajuda na identificação de pontos relevantes e serviços que merecem atenção. A metodologia é bem útil quando falamos de planos de recuperação, em caso de imprevistos, por exemplo.
Um modelo baseado em frameworks, como a norma ISO/IEC 38500, COBIT ou ITIL 2011, melhora os serviços básicos de TI — no sentido estratégico, tático e operacional. Ou seja, quando as estratégias de negócio estão associadas a um plano de governança, a administração dos recursos tende a ser mais eficiente.
A observação dos recursos de TI não deve ficar de fora da sua lista — isso engloba sistemas, serviços e equipamentos.
A partir desse acompanhamento regular e em tempo real, a equipe consegue levantar o que de fato contribui ou não para o desenvolvimento da TI. Além do mais, essa é uma medida preventiva, já que as discrepâncias podem ser detectadas e corrigidas a tempo.
Sabemos da complexidade que é planejar o monitoramento de TI. Sem sombra de dúvida, estamos lidando com um processo crítico.
Mas não se assuste — as métricas são as nossas aliadas nessa etapa de supervisão. Por isso, elas devem ser objetivas, a fim de permitir comparações e apontar melhorias.
Vale acrescentar que elas não devem ficar limitadas à parte técnica, pois vão além da infraestrutura. Por exemplo, busque por uma metodologia de análise precisa:
A virtualização total ou não do ambiente é uma alternativa muito usada em datacenters, pois melhora os serviços em termos de escalabilidade e ainda facilita o uso do hardware.
Isso sem falar que ter uma única interface de controle e monitoramento ajuda na administração de outros meios. Ou seja, tudo é visualizado, gerenciado e configurado de um jeito mais simples.
Como sabemos, as falhas podem expor dados importantes e ainda atrasar as tarefas. As consequências disso são diversas, pois acarretam desde estresse entre os colaboradores até prejuízos financeiros para organização.
Um bom exemplo para ilustrar o que estamos dizendo ocorre quando um novo procedimento gera alterações nas normas do firewall.
No gerenciamento de configurações, a probabilidade de sucesso da instalação em dispositivos e mudanças no sistema, por exemplo, é maior. Isso ocorre porque o administrador tem a oportunidade de verificar os impactos e resultados dessas intervenções. Isto é, ele pode trazer mais segurança para os dados da empresa, impedindo as instalações de usuários não autorizados, inclusive.
Por mais que isso dê trabalho, a documentação de tudo relacionado ao departamento de TI é primordial, pois auxilia no levantamento de dados sobre as estruturas de rede, software e hardware (volume), além dos negócios da empresa ligados ao setor.
Lembre-se de que determinadas informações são relevantes para alguns momentos, portanto, a função dos registros é proteger esses conteúdos, evitando que eles caiam no esquecimento.
A atualização da TI é um procedimento crítico, portanto, deve ser executado de forma eficiente.
Nessas horas, é muito importante contar com profissionais especializados e uma equipe preparada, pois, independentemente do local e da virtualização, são esses parceiros os responsáveis pelo sucesso da implementação e o seu papel é oferecer um ambiente seguro e organizado.
Caso opte pela terceirização de serviços, considere as empresas idôneas, com conhecimento sólido e capacidade comprovada para atender uma categoria tão complexa como essa.
A gestão de melhorias é um dos focos quando implementamos esse tipo de procedimento, já que a combinação de informações relevantes com a eficiência de uma equipe bem preparada só tende a gerar resultados promissores. Então, extraia o máximo de conteúdo, a fim de aperfeiçoar os serviços de TI.
A tecnologia tornou-se um dos pontos essenciais de desenvolvimento e expansão. Em qualquer parte do mundo, os gastos relacionados a isso não vão deixar de existir, porque há toda uma preocupação corporativa por trás.
Afinal, ninguém quer perder espaço para a concorrência ou sofrer com ataques cibernéticos, por conta de desatualização. E é nesse sentido que o gerenciamento da atualização da TI agrega em vantagem competitiva.
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This post was last modified on junho 4, 2019 18:43
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