Gestão de TI

Como posso aumentar a produtividade da minha equipe de TI?

Share

O mercado está cada vez mais competitivo e os clientes mais exigentes, por isso, é importante saber como aumentar a produtividade da sua equipe de TI. Funcionários produtivos apresentam melhores resultados, geram lucros e contribuem para o crescimento da corporação.

Uma pesquisa da Microsoft revelou que os profissionais passam cerca de 17 horas semanais de forma improdutiva. Dentre os principais motivos para isso está a falta de comunicação interna, prioridades pouco claras e o excesso de reuniões ineficazes.

Pensando no assunto, criamos um post especialmente para você. Continue lendo e veja como aumentar a produtividade da sua equipe de TI. Boa leitura!

Crie metas relevantes e desafiadoras

Infelizmente, muitos gestores deixaram de estabelecer metas para sua equipe, seja pela falta de interesse ou de informações suficientes para criá-las. Esse é um grande erro. Sem metas, a equipe deixa de compreender o que é importante e se esquece de canalizar seus esforços.

Boas metas funcionam como uma bússola, direcionando os funcionários no caminho certo a ser percorrido. Além disso, contribuem para concentrar esforços e fazer com que todos os colaboradores se engajem na busca pelos resultados almejados.

Existem cinco características indispensáveis para criar uma meta de qualidade: ela deve ser específica, mensurável, alcançável, relevante e com tempo bem definido. Esse é um padrão conhecido como SMART, utilizado nas mais bem-sucedidas empresas do mundo.

Estabeleça uma cultura de alto desempenho

A cultura organizacional é composta pelo conjunto dos hábitos, crenças e valores compartilhados dentro de uma companhia. Essa cultura influencia diretamente a forma como a equipe trabalha, interage e entrega os resultados.

A cultura de alto desempenho é aquela que influencia positivamente na produtividade. Para construí-la, afirme a seus funcionários que todos os projetos podem ser realizados em poucas horas, dias ou — se for algo realmente complexo — semanas de trabalho duro.

Também é importante que elimine tudo o que não for necessário. Deixe de lado as reuniões que são ineficazes. Agende encontros curtos, necessários e produtivos!

Invista em uma política de meritocracia

A meritocracia é o fazer por merecer, ou melhor, recompensar os funcionários — em termos de carreira e salário — de acordo com os resultados que são entregues. Com uma boa política de meritocracia, os profissionais de TI ficarão mais comprometidos e motivados.

Existem três principais estratégias para implementar um modelo de meritocracia em seu negócio: você pode estabelecer planos de cargos (cargo júnior, pleno e sênior), planos de salários ou uma remuneração variável (comissão, participação nos lucros etc.).

Ao criar e implementar essa política, os funcionários saberão que só depende deles melhorar seu salário e crescer dentro da empresa. Os mais talentosos não medirão esforços para isso!

Aprimore a comunicação interna

O diálogo dentro da empresa é um importante elemento para o sucesso. Para Peter Drucker, guru da administração, mais de 60% dos problemas e conflitos de uma empresa acontecem pela falta de comunicação. Por isso, você deve se comunicar!

Para otimizar o diálogo, comece envolvendo o topo da empresa. Estimule os supervisores, gerentes e até os diretores a abraçarem a ideia. Quando os líderes se comunicam bem com os liderados, conseguem inspirar e incentivar resultados exponenciais.

Também é preciso criar novos canais de comunicação para o time de TI. Avalie quais tecnologias você pode usar. Hoje as mais comuns são intranet, aplicativos mobile, redes sociais corporativas, e-mail e outros softwares.

Invista em treinamentos contínuos

O mercado está mudando muito rapidamente, especialmente para quem trabalha com tecnologia.

Invista na melhoria contínua dos seus colaboradores, seja por meio de treinamentos presenciais ou online. Dessa forma, além de mais produtivos, serão mais qualificados para o desempenho das atividades diárias.

Para definir o melhor treinamento, você deve realizar uma avaliação de desempenho da equipe e buscar entender quais conhecimentos, habilidades e atitudes devem ser desenvolvidos. Para isso, conte com a ajuda do RH.

Ofereça feedback

Para ficar mais claro, o feedback é um retorno de informação. É uma forma de orientar e motivar novos comportamentos em seus talentos. Quando um líder oferece um feedback claro e franco, consegue construir uma base sólida para o crescimento dos profissionais.

Negar feedback é influenciar sua equipe negativamente. Por isso, você não deve demorar ou fazer isso apenas de forma esporádica. O retorno de informação deve ser praticado continuamente, objetivando sempre a melhoria interna.

Para dar um bom feedback, é importante que você agende local e horário adequado. Comece falando sobre os pontos positivos do seu funcionário, depois fale sobre o que precisa ser melhorado. Seja prático, evite rodeios e saiba ouvir!

Gerencie o tempo de trabalho

Grande parte da falta de produtividade é simplesmente pela má administração do tempo disponível. Os profissionais costumam gastar longas horas em coisas que são irrelevantes para o sucesso, como consultar demais o e-mail ou ir em excesso ao banheiro.

Para que isso não aconteça, é importante saber gerenciar o tempo do time. Deixe claro o que deve ser feito, quando deverá estar pronto (use prazos curtos) e quem é o responsável. Assim conseguirá mitigar o número de imprevistos e distrações, obtendo melhores resultados.

Também é importante que você tenha um plano de ação capaz de conduzir o trabalho da equipe e mostrar as tarefas que devem ser realizadas em cada dia. Para isso, você pode usar alguns aplicativos para gestão de tarefas, como o Trello ou o Podio.

Recompense o trabalho bem-sucedido

Além de criar metas e gerenciar tarefas, é importante reconhecer e recompensar o trabalho que é realizado com êxito. Quando isso é feito, a equipe de TI fica mais satisfeita e consegue manter o alto desempenho por mais tempo.

Para isso, busque recompensas que estejam de acordo com o grau de complexidade de cada tarefa. Também é importante equilibrar incentivos financeiros (como bonificações e viagens) e não-financeiros (como um dia de folga ou uma vaga exclusiva na garagem).

Você não precisa aplicar todas as dicas, veja qual melhor é mais adequado ao seu ambiente interno e grupo de trabalho. Além disso, é importante ter disciplina para manter as mudanças no longo prazo. Sem isso, nenhum resultado será alcançado.

Agora que está por dentro do assunto e entende como aumentar a produtividade da equipe de TI, aproveite para continuar aprendendo. Assine nossa newsletter e receba novidades em seu e-mail.

This post was last modified on agosto 16, 2019 15:28

Posts Recentes

Conheça os principais desafios da adequação à LGPD!

A adequação à LGPD é uma preocupação de várias empresas. Afinal de contas, não se…

3 anos ago

O que muda do COBIT 5 para o COBIT 2019? Entenda!

A tecnologia tem passado por mudanças contínuas. Nesse contexto, modelos de gestão e governança estão…

3 anos ago

Serviços gerenciados de TI e outsourcing de TI: entenda as diferenças

Conhecer um pouco mais sobre serviços gerenciados de TI (Tecnologia da Informação) e outsourcing de…

3 anos ago

Entenda a importância da TIC para a segurança de dados da empresa

TIC e segurança de dados são conceitos que nasceram "entrelaçados". Enquanto o primeiro representa a…

4 anos ago

Saiba como a segurança de dados melhora a experiência do cliente

Como melhorar a experiência do cliente? Essa é uma pergunta recorrente entre os gestores de…

4 anos ago

Gestão de incidentes em TI: saiba como fazer de forma eficiente

A gestão de incidentes em TI nada mais é que um conjunto de boas práticas…

4 anos ago