Não é à toa que o período em que vivemos atualmente é conhecido por “era digital”. Seja no âmbito profissional, seja no pessoal, a tecnologia já é parte essencial das nossas vidas, gerando uma quantidade exponencial de dados e informações disponíveis.
Só para se ter uma ideia, 90% de todas as informações e dados do mundo foram gerados de 2010 até os dias de hoje. O resultado disso é uma quantidade inimaginável de informações valiosas disponíveis para o sistema de BI de negócios de todos os ramos.
Dados capturados pela internet, interações com consumidores, histórico de compras, acesso a websites e por uma variedade de outras fontes podem ser organizados, analisados e usados para ajudar empresas a melhorarem seus processos.
Contudo, enquanto possuir a informação em si for realmente importante, é ainda mais essencial focar em como esses dados são gerenciados. E é aí que entra o command center. Mas, antes, é preciso falar um pouco de inteligência de negócios.
A inteligência de negócios (do inglês Business Intelligence — BI) é um processo pelo qual a tecnologia é usada para analisar e refinar grandes quantidades de dados capturados, a fim de extrair conclusões confiáveis que podem então ser usadas por líderes empresariais para tomar decisões de negócios mais bem informados.
Em outras palavras, o BI é uma técnica aplicada nas organizações com o objetivo de manter os gestores por dentro de informações cruciais para aumentar o potencial competitivo da empresa. Esses dados servem para mostrar o desempenho da organização no mercado, assim como um panorama do cenário em que a empresa está inserida, auxiliando no desenvolvimento do negócio.
No passado, as organizações precisavam lidar com uma fonte escassa de dados, vindas de diferentes lugares, que não conversavam entre si. Atualmente, as bases de dados para inteligência de negócios aumentaram, mas cresceram também o número de fontes disponíveis para colher informações e levá-las à empresa.
É para resolver esse problema e otimizar a análise de dados que surgiu o command center. Ele nada mais é do que um ambiente que possibilita integrar todos essas informações importantes para a tomada de decisão da empresa e exibi-las em um só sistema, permitindo que o monitoramento possa ser feito de maneira intuitiva e em tempo real.
Traduzido do inglês, command center significa “centro de comando”. O nome foi dado porque assim como nos centros de comando, essa ferramenta é usada para fornecer a centralização das informações críticas e das decisões da empresa.
O command center permite observar em tempo real dados e indicadores importantes para áreas críticas da empresa, tais como:
Vamos pensar no exemplo de uma loja de roupas que faça o lançamento de uma promoção para vender vestidos. Imagine que essa empresa está monitorando suas mídias sociais, à procura das repercussões geradas pela promoção.
A partir dos dados coletados, será possível saber quem são os clientes mais interessados no produto em promoção, onde esses clientes moram, qual o gênero deles, qual é a sua classe social, entre outras informações importantes.
De posse desses dados, a loja de roupas poderá fazer uma avaliação do que precisa ser alterado para melhorar o alcance das próximas promoções e, principalmente, terá em mãos informações riquíssimas sobre quem é o seu público consumidor para, a partir disso, criar um relacionamento sólido com ele e investir em uma comunicação mais personalizada e assertiva para cada uma dessas pessoas.
Em suma, entre os benefícios do monitoramento para o seu negócio estão a percepção de oportunidades de mercado, a identificação de melhorias em produtos/serviços e ações de marketing e a construção de um relacionamento sólido com o seu público.
Nessa lista, podemos incluir, ainda, a identificação de influenciadores da marca, que podem ajudar bastante na divulgação espontânea da empresa, e o gerenciamento de crises, já que o monitoramento auxilia na identificação de reclamações que podem viralizar na rede.
Uma visão ampla de todos os componentes da venda e da relação com o mercado por meio da inteligência de negócios permite aos gestores enxergarem com clareza quais esforços trarão mais resultados para a empresa. Para isso, é preciso:
Um command center para sua empresa é desenvolvido em ambiente planejado a partir da análise das especificidades do negócio, do entendimento sobre suas necessidades, de quais informações você precisa dispor e de como prefere que esses resultados sejam visualizados.
Assim, ele deve refletir a realidade da empresa e as necessidades específicas do sistema de BI, com o objetivo de que ela passe a decidir de maneira mais ágil, antevendo situações futuras.
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This post was last modified on agosto 16, 2019 15:34
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