Categories: Gestão de TI

Saiba quais são os benefícios da alocação de profissionais de TI para o seu negócio

Share

Existe uma dúvida muito frequente por parte dos tomadores de decisão quanto a investir na contratação ou na alocação de profissionais de TI, visto que são dois modelos estrategicamente diferentes e, portanto, ambos impactam de um jeito diferente nos negócios.

A diferença entre contratar e alocar tem sua ênfase, sobretudo, nos aspectos financeiros. Ao fechar com profissionais em regime celetista, por exemplo, a empresa se comprometerá a honrar os seus compromissos tanto com o trabalhador quanto com o Governo — arcando com despesas de tributos e impostos.

Por outro lado, a alocação de profissionais de TI é isenta de vínculos trabalhistas. A organização conta com um quadro de pessoal qualificado para trabalhar nos projetos, ou seja, ela terceiriza uma equipe integral ou parcialmente.

Tamanha diferença entre as modalidades se reflete em benefícios para muitas empresas, dependendo, é claro, dos seus objetivos. Para te ajudar a entender melhor a questão, apresentaremos 6 vantagens da alocação. Acompanhe!

1. Flexibilidade estratégica

Diferentemente de quando se contrata um empregado efetivamente, a alocação de profissionais de TI permite que mudanças de planos, mesmo que repentinas e emergenciais, não impliquem em prejuízos envolvendo os colaboradores.

A flexibilidade estratégica sobre a qual nos referimos está ligada ao conceito de projetos. Isso significa que, com a alocação, a empresa que trabalha com projetos tem vantagens para definir sua equipe de TI conforme as necessidades do negócio.

Vale destacar que trabalhar com base em projetos não é um plano compatível com os modelos tradicionais de contratação.

Hoje, é inconcebível, por exemplo, contratar profissionais para serem dispensados em poucos meses. As contratações temporárias, por sua vez, geram burocracia e sofrem carga tributária.

Então, como alocar os profissionais implica em pagar por serviços, os projetos podem ser modificados sem impactar na dispensa ou adição de pessoal qualificado.

2. Benefícios para a saúde financeira

A reputação contábil da empresa é um aspecto importante para atrair novos investidores, parceiros e clientes, uma vez que a credibilidade é um dos pilares para convencê-los de que os planos do negócio têm potencial para prosperar.

Mas como a alocação de profissionais de TI está relacionada a isso? Primeiramente, leva-se em conta que as despesas para ter a equipe (ou a maior parte dela) à disposição não fazem parte do custo fixo.

O segundo ponto é: a relação entre os valores despendidos com o setor e a eficiência desempenhada pelo departamento é o reflexo de uma boa gestão — do ponto de vista do investidor, é uma empresa que sabe o que está fazendo ao investir em soluções modernas.

Para investidores e potenciais parceiros, a imagem de credibilidade transmite a segurança que eles necessitam, enquanto os clientes têm plena convicção de que estão contratando serviços de qualidade por um preço atrativo.

3. Mitigação dos riscos jurídicos

Diversos fatores de risco cercam o processo de contratação de funcionários. Às vezes, o candidato possui as habilidades para assumir o cargo, mas suas características de personalidade resultam em problemas.

Casos de indisciplina, baixa produtividade e conflitos entre funcionários, além de depreciarem o investimento da empresa, geram prejuízos financeiros e, de quebra, o empregado pode entrar na justiça para fazer reivindicações.

Quando isso acontece, a imagem da empresa é comprometida e o departamento jurídico dedica esforços ao caso, desperdiçando um empo que poderia ser aplicado a atribuições mais importantes.

Nesse ponto, a alocação de profissionais é uma medida perfeita, pois a maioria dos fornecedores de recursos dá aos clientes a liberdade de substituir o profissional quando o atual colaborador não se adapta ao ritmo ou ambiente de trabalho.

Todas as possíveis ocorrências que remetam à Justiça são administradas pela fornecedora de serviços, ou seja, é a contratada quem se responsabiliza pelos profissionais.

4. Foco no core business

Um dos objetivos em comum das empresas que cogitam terceirizar a TI, seja alocando profissionais ou outros recursos, é ter condições de direcionar o foco para o core business, isto é, dedicarem-se inteiramente aos processos do negócio.

Quando a empresa assume todas as responsabilidades pelo setor de TI, administrando o departamento com suas próprias forças, é quase impossível não redirecionar o foco. Haverá sempre uma preocupação a mais, fora os constantes investimentos que abrangem o setor de TI.

Em contrapartida, a alocação de profissionais de TI é um meio de aliviar a empresa de muitas dores de cabeça, transferindo a maior parte da responsabilidade à parceira especializada — salientando que o SLA (Service Level Agreement) é fundamental para assegurar a boa prestação de serviços.

5. Expertise e know-how

Com a alocação dos profissionais, o RH da empresa não precisa se preocupar com processos de seleção, nem mesmo com as questões contratuais. Os próprios fornecedores, que possuem alto conhecimento sobre o mercado e as qualificações que um bom profissional de TI deve ter já selecionaram seus experts.

Mas você sabe qual é o grande benefício em ter especialistas de alto nível prestando serviços para a empresa? Pense que o know-how que eles carregam pode ser compartilhado com o seu gestor de TI que está vinculado a ela.

Em outras palavras, a equipe “fixa” de profissionais de TI adquire um conhecimento que só poderia ser extraído de um expert, portanto, o departamento tende a evoluir como um todo.

6. Otimização de investimentos em TI

Desde que a prática seja acompanhada por experientes especialistas, a alocação de profissionais de TI é uma solução para agregar valor ao investimento, pois a empresa terá ao seu dispor um quadro de colaboradores adequado às suas reais necessidades, quantitativa e qualitativamente.

Por exemplo, quando a companhia em questão não tem a Tecnologia da Informação como seu forte, torna-se difícil quantificar o tamanho da equipe ideal, bem como identificar as posições que farão o departamento operar eficientemente.

Logo, a partir do instante em que ela percebe a dimensão dos benefícios da alocação e reconhece que a implantação requer uma assessoria especializada, o serviço de consultoria é elementar para que o investimento seja bem aplicado.

Agora que você já conhece os benefícios da alocação de profissionais de TI para a sua empresa, não deixe de conferir o nosso guia e descubra definitivamente como potencializar essa ação!

This post was last modified on junho 4, 2019 19:51

Posts Recentes

Conheça os principais desafios da adequação à LGPD!

A adequação à LGPD é uma preocupação de várias empresas. Afinal de contas, não se…

3 anos ago

O que muda do COBIT 5 para o COBIT 2019? Entenda!

A tecnologia tem passado por mudanças contínuas. Nesse contexto, modelos de gestão e governança estão…

3 anos ago

Serviços gerenciados de TI e outsourcing de TI: entenda as diferenças

Conhecer um pouco mais sobre serviços gerenciados de TI (Tecnologia da Informação) e outsourcing de…

3 anos ago

Entenda a importância da TIC para a segurança de dados da empresa

TIC e segurança de dados são conceitos que nasceram "entrelaçados". Enquanto o primeiro representa a…

4 anos ago

Saiba como a segurança de dados melhora a experiência do cliente

Como melhorar a experiência do cliente? Essa é uma pergunta recorrente entre os gestores de…

4 anos ago

Gestão de incidentes em TI: saiba como fazer de forma eficiente

A gestão de incidentes em TI nada mais é que um conjunto de boas práticas…

4 anos ago