Gestão de TI

Consultoria em processos de TI: conheça os passos

Share

A consultoria em processos de TI é um serviço que pode trazer inúmeros benefícios que são indispensáveis para o bom funcionamento do setor de Tecnologia da Informação de uma organização e contar com o apoio de uma empresa especializada é fundamental para que a companhia seja capaz de identificar as reais necessidades do seu negócio.

Além disso, o consultor de TI traça todo um planejamento que vai guiar a empresa contratante a um funcionamento muito mais otimizado, proporcionando um apoio personalizado, troca de conhecimento, adoção de boas práticas, visibilidade para a área de TI e aumento dos resultados.

Quer saber um pouco mais sobre a consultoria nos processos de TI? Veja algumas informações sobre o assunto lendo este post que preparamos especialmente para isso. Boa leitura!

Como funciona uma consultoria de TI?

Essa é uma dúvida muito comum que pode assolar a mente de quem está começando a se interessar pela consultoria especializada e, antes de contratar algum serviço, deseja se aprofundar um pouco mais no assunto.

O processo se inicia com um mapeamento da situação atual da empresa em relação ao trabalho que vai ser executado. Após isso, é realizado um planejamento das ações a serem executadas, sempre mantendo o foco em atividades que vão proporcionar ganhos rápidos e que possam agregar valor para a empresa. Agora, falaremos um pouco mais a fundo sobre cada uma dessas ações. Veja!

Elaboração de um programa de trabalho personalizado

Tendo feito um mapeamento do cenário atual da empresa e estando ciente de quais são as necessidades dela, o consultor de TI vai montar um programa de trabalho personalizado, de acordo com a situação levantada. Serão definidas ações a serem tomadas, sempre atendendo a estratégia da empresa e aplicando as práticas de TI mais adequadas para cada ocasião.

Criação de soluções em conjunto com o cliente

Após realizado o planejamento das ações a serem tomadas, deve-se partir para a próxima etapa do processo. Nessa etapa, é essencial que algumas dinâmicas em grupo sejam realizadas para organizarem as devidas soluções dos problemas identificados e também para debaterem em relação às decisões que serão tomadas.

O pensamento em grupo e a troca de conhecimento é de suma importância, para que todas as decisões sejam tomadas da forma mais sensata possível. Esse modelo também é importante para que se permita o surgimento de novas ideias, podendo vir de qualquer um da equipe, fazendo com que o ambiente de trabalho se torne mais coletivo e produtivo, além de proporcionar tomadas de decisão mais rápidas.

Também vale lembrar de que, para o bom funcionamento de uma consultoria, é importante que o cliente tenha algumas responsabilidades, como: dar liberdade de ação para o consultor dentro da empresa, atender as solicitações dele, estar sempre aberto a novas ideias e possibilidades, e colaborar para a mobilização da equipe em prol de um trabalho colaborativo.

Por que investir em uma consultoria de TI?

Como você já deve ter percebido, contratar um serviço de consultoria em processos de TI agrega muito valor e uma série de benefícios para o negócio, fazendo com que esse tipo de trabalho se torne muito importante para o bom funcionamento de uma empresa. Confira agora algumas das vantagens de investir em uma consultoria de TI.

Redução de custos

A consultoria de TI é responsável por analisar o máximo de variáveis possíveis, orientando a organização nas ações necessárias para uma tomada de decisão mais assertiva, o que reduz drasticamente as chances de tomar uma escolha errada na aquisição de algum software ou na contratação de prestação de serviços que podem acabar não se adequando ao modelo de negócios da empresa.

Sendo assim, contar com uma consultoria especializada pode sim contribuir diretamente na redução de gastos desnecessários,

Automatização de processos

A consultoria de TI pode, juntamente à equipe da empresa, realizar o levantamento dos processos e identificar possíveis soluções que, uma vez automatizados, contribuem para o aumento da eficiência do time de colaboradores.

Contar com o apoio de uma consultoria facilita muito o trabalho da equipe de TI, que terá mais tempo para focar nos segmentos do negócio, proporcionando um melhor alinhamento com a estratégia da organização.

Como funcionam os serviços da Kalendae e quais são os seus diferenciais?

A Kalendae conta com uma equipe de consultores que têm experiência prática de muitos anos trabalhando na área de TI. Todos eles vieram de grandes organizações, tanto nacionais quanto multinacionais, tendo muito potencial a oferecer.

Além da formação prática, nossos consultores têm grande experiência adquirida na implementação de inúmeros projetos executados em empresas de diversos segmentos. Também garantimos que todos os consultores se mantenham sempre atualizados com as inovações no mercado, além de termos uma base de conhecimento consistente para apoiar os projetos dos nossos clientes.

A consultoria em processos de TI é um tipo de serviço que pode melhorar muito o funcionamento de uma empresa, proporcionando um trabalho mais coletivo, produtivo, transparente e sempre alinhados às necessidades da empresa, fazendo com que a qualidade dos serviços ou produtos oferecidos ao cliente final sejam otimizadas ao máximo. Contudo, é possível afirmar que investir na consultoria é uma decisão indispensável e que pode melhorar drasticamente o funcionamento da sua empresa.

Se interessou pela consultoria em processos de TI e quer aplicá-la na sua empresa? A Kalendae oferece serviços de consultoria especializada e pode ajudar você a tornar seu dia a dia mais tranquilo, ajudando em toda a parte de operacional e de planejamento. Não perca tempo e conheça agora mesmo o serviço da Kalendae!

This post was last modified on agosto 13, 2019 14:58

Posts Recentes

Conheça os principais desafios da adequação à LGPD!

A adequação à LGPD é uma preocupação de várias empresas. Afinal de contas, não se…

3 anos ago

O que muda do COBIT 5 para o COBIT 2019? Entenda!

A tecnologia tem passado por mudanças contínuas. Nesse contexto, modelos de gestão e governança estão…

3 anos ago

Serviços gerenciados de TI e outsourcing de TI: entenda as diferenças

Conhecer um pouco mais sobre serviços gerenciados de TI (Tecnologia da Informação) e outsourcing de…

3 anos ago

Entenda a importância da TIC para a segurança de dados da empresa

TIC e segurança de dados são conceitos que nasceram "entrelaçados". Enquanto o primeiro representa a…

4 anos ago

Saiba como a segurança de dados melhora a experiência do cliente

Como melhorar a experiência do cliente? Essa é uma pergunta recorrente entre os gestores de…

4 anos ago

Gestão de incidentes em TI: saiba como fazer de forma eficiente

A gestão de incidentes em TI nada mais é que um conjunto de boas práticas…

4 anos ago