Saiba como a ISO 27000 pode ser útil na sua empresa!

Share

Você sabe o que é a ISO 27000? Esse termo técnico pode parecer complicado e soar distante para muitas pessoas, no entanto, não é extremamente complexo entender os padrões determinados por essa norma.

A ISO 27000 faz referência ao conjunto de padrões desenvolvidos pela International Organization for Standardization (ISO) e International Electrotechnical Commission (IEC). Ambos os padrões fornecem uma estrutura de gerenciamento da segurança da informação e proteção de dados. Os princípios presentes são extremamente úteis para qualquer organização (seja pública ou privada) e de qualquer porte (seja de pequeno, médio ou de grande porte).

Pensando na importância desse assunto, neste post explicaremos detalhadamente sobre quais são os princípios da ISO 27000 e como aplicar esses conceitos no seu negócio. Mostraremos ainda, quais são os principais pontos positivos de implementar essa prática na sua empresa e abordaremos como você pode obter esse certificado. Boa leitura!

O que é a ISO 27000?

Existem várias ISOs no mercado. Diante desse cenário, surge a seguinte dúvida: quais são os tópicos abordados pela ISO 27000? Esse certificado aborda questões referentes a segurança da informação.

Todas as normas presentes nessa família se convertem para o Sistema de Gestão da Segurança da Informação (SGSI). Ele conta com princípios que criam parâmetros para a segurança dos dados (sejam eles on-line ou off-line) e a melhor maneira de armazenar as informações.

O Guia do COBIT 2019 para gestão de TI

Entenda como funciona o principal framework de Governança de TI e aplique as melhores práticas de segurança da informação e gerenciamento de risco na sua gestão.

Quais são os princípios da ISO 27000?

Destacamos anteriormente que os preceitos presentes na ISO 27000 convertem para normas em relação à segurança dos dados. Entre os principais princípios presentes nessa norma estão a disponibilidade, a integridade, a confidencialidade e a autenticidade. Abordaremos sobre essas questões detalhadamente na sequência do post. Continue lendo!

Confidencialidade

Sem dúvida, esse é um dos pilares mais importantes quando o assunto é segurança da informação. Isso porque, esse princípio permite que somente as pessoas autorizadas tenham acesso a determinados dados, ou seja, garante o sigilo das informações.

A confidencialidade, por exemplo, não permite que um funcionário da recepção veja as notas fiscais lançadas pela companhia. Além disso, dificulta a ação de invasores que querem acessar às informações da sua empresa.

Integridade

O principal objetivo da integridade é garantir, como o próprio nome diz, que os dados sejam armazenados e permaneçam íntegros. Dessa forma, as informações presentes tornam-se mais resistentes às falhas, o que garante também maior confiabilidade nos dados presentes.

A principal forma de garantir a maior integridade em relação aos dados é por meio das cópias de segurança, também conhecida como backup. Por meio dessa técnica, os dados são salvos em mais de um local e isso evita que você perca as informações referentes ao seu negócio.

Disponibilidade

Em muitas situações, esse aspecto costuma ser esquecido, no entanto, ele é de fundamental importância. Isso porque, não adianta contar com uma estrutura com boas práticas de confidencialidade e integridade se o sistema não funciona quando os empregados precisam dele.

Dessa forma, podemos afirmar que o principal objetivo da disponibilidade é deixar as informações disponíveis para todas as pessoas que precisarem dela. A grande vantagem disso é que todos os funcionários terão acesso aos dados necessários sempre quando precisarem, o que fornece maior confiabilidade no sistema.

Agora, você deve estar se perguntando: como alcançar uma boa disponibilidade? O principal segredo disso é utilizar servidores que sejam redundantes, ou seja, fazer o uso de um segundo servidor. Ele é responsável por assumir a operação nos casos de falha no outro. Essa estratégia, inclusive, possibilita a manutenção do funcionamento dos servidores e computadores mesmo quando acontece, por exemplo, uma queda de energia elétrica.

Autenticidade

A autenticidade, por sua vez, garante a autoria de um determinado dado. Por meio dela, por exemplo, é possível garantir que foi determinado indivíduo que enviou uma informação. Um aspecto derivado desse princípio é o do não repúdio.

Por meio desse conceito, quem enviou uma mensagem ou um dado não pode negar que fez o procedimento. A assinatura digital é um exemplo de ferramenta que garante a autenticidade, pois ela assegura que uma determinada informação foi enviada por uma pessoa específica.

Quais as vantagens de aplicar a ISO 27000 na sua empresa?

As empresas que adotam os princípios de segurança da informação previstos na ISO 27000 conseguem implementar, otimizar, revisar e fazer análises precisas em relação à gestão da TI. Essa característica ganha ainda mais importância considerando que a área de TI tem ganhado uma importância estratégica nos negócios.

Vale destacar ainda, que as normas adotadas podem ser aplicadas em diversos tipos e portes de companhias, pois os princípios presentes possibilitam que os gestores possam analisar, com precisão, o contexto da segurança digital no seu negócio.

Além disso, há outros benefícios internos para a organização. O primeiro deles é que a companhia consegue capacitar os trabalhadores em relação às normas de segurança da informação. Dessa forma, todos colaborarão para manter os dados mais seguros na sua companhia.

Em consequência da questão destacada anteriormente, a sua empresa estará de acordo com os princípios da segurança da informação. Com isso, os dados do seu negócio estarão mais seguros e essa característica gera vários aspectos positivos. As informações da sua empresa estarão protegidas e conservadas.

Além dessa questão, algumas informações sigilosas, como os dados dos clientes, estarão protegidos, o que contribui para que eles tenham maior confiança no seu negócio. Consequentemente, a sua empresa pode ter maior fidelização e um maior número de vendas.

Por fim, é importante ressaltar que as normas possibilitam que você tenha um melhor gerenciamento em relação aos processos de segurança de informação e adote práticas globais na área de segurança da informação, de acordo com as necessidades do seu negócio.

A ISO 27000 se baseia em princípios que ajudam a assegurar a segurança das informações das empresas. O conhecimento dessas práticas é extremamente importante para o seu empreendimento tomar medidas que garantam a integridade, a disponibilidade e a confidencialidade dos dados.

Agora que você já sabe como funciona o certificado ISO 27000, entenda quais são as melhores práticas de segurança da informação que ajudarão a sua empresa a garantir a segurança dos dados do seu negócio.

This post was last modified on julho 25, 2023 09:42

Comentários

  • bom dia.

    vc tem esse material em PDF, pois tenho dificuldades de fazer essa leitura durante o dia?

Posts Recentes

Conheça os principais desafios da adequação à LGPD!

A adequação à LGPD é uma preocupação de várias empresas. Afinal de contas, não se…

3 anos ago

O que muda do COBIT 5 para o COBIT 2019? Entenda!

A tecnologia tem passado por mudanças contínuas. Nesse contexto, modelos de gestão e governança estão…

3 anos ago

Serviços gerenciados de TI e outsourcing de TI: entenda as diferenças

Conhecer um pouco mais sobre serviços gerenciados de TI (Tecnologia da Informação) e outsourcing de…

3 anos ago

Entenda a importância da TIC para a segurança de dados da empresa

TIC e segurança de dados são conceitos que nasceram "entrelaçados". Enquanto o primeiro representa a…

4 anos ago

Saiba como a segurança de dados melhora a experiência do cliente

Como melhorar a experiência do cliente? Essa é uma pergunta recorrente entre os gestores de…

4 anos ago

Gestão de incidentes em TI: saiba como fazer de forma eficiente

A gestão de incidentes em TI nada mais é que um conjunto de boas práticas…

4 anos ago