Gestão de TI

Como saber se sua empresa precisa de uma consultoria em TI?

Share

Hoje em dia, não dá para negar que o setor de TI assumiu um papel estratégico e se tornou fundamental para o sucesso das organizações. Isso pode ser observado pela presença cada vez maior dos profissionais e gestores desse departamento em reuniões de negócios. Nesse cenário, manter uma equipe própria tem as suas vantagens e desvantagens, mas, de um jeito ou de outro, a consultoria em TI nunca pode ser dispensada.

Como os profissionais externos costumam ter uma visão diferente daqueles que estão inseridos em uma rotina de trabalho, a consultoria é uma estratégia que deve ajudar a empresa identificar falhas, aproveitar os recursos disponíveis, reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar consideravelmente a qualidade dos produtos e serviços entregues, pois o foco é sempre em otimizar os resultados.

Mas como identificar quando a empresa mais precisa de uma consultoria? O nosso objetivo com este post é ajudar você a enxergar os principais sinais para agir de forma antecipada, tomando medidas rápidas e certeiras. Acompanhe!

Quando a empresa tem dificuldade para se atualizar tecnologicamente

As metodologias e tecnologias de TI evoluem rapidamente e de forma contínua. Se a empresa não consegue acompanhar essas inovações, corre o risco de ficar defasada em um breve período de tempo. Esse é o caso do seu negócio? Se for, a consultoria será importante, pois os profissionais vão analisar a situação atual dele, comparar com o mercado e identificar as melhores soluções para recuperar a competitividade perdida.

O setor de TI, hoje, é o principal suporte das operações, principalmente se o negócio possui uma estrutura online e usa recursos de cloud computing. Então, para entregar sempre uma produtividade alta e com qualidade superior, a consultoria em TI será primordial. Afinal, o aperfeiçoamento tecnológico contínuo está diretamente ligado ao potencial competitivo da empresa.

Quando há um gasto excessivo com contratações de profissionais

Sempre que surge uma necessidade no departamento de TI, as empresas costumam contratar profissionais qualificados para dar conta do recado. O problema é que essa estratégia pode sair bem cara. Um especialista com altos níveis de capacitação e experiência recebe uma média de salário alta, além de um bom pacote de benefícios.

Além disso, muitas vezes a demanda é temporária e o profissional pode ser dispensado depois de um tempo. Se não puder ser reaproveitado (remanejado) para outras funções, vai gerar prejuízos, já que sua demissão também não será barata.

Nesse caso, a consultoria se torna a melhor alternativa, pois não há vínculos empregatícios (obrigações legais) com os profissionais requisitados. Eles serão cedidos pela empresa responsável e a sua organização apenas pagará um valor fixo determinado em contrato. E não é só isso: com a consultoria, a empresa não fica responsável pelas atualizações e capacitações dos profissionais, que são caras e devem ser contínuas.

Quando os sistemas e processos apresentam ineficiência

Mesmo que a empresa consiga se manter atualizada com relação às tecnologias e metodologias, pode não usufruir de bons resultados. Geralmente, isso acontece por falhas na estruturação dos processos, que demandam inovação e otimização de tempos em tempos.

Porém, a empresa só descobrirá isso se tiver o apoio de profissionais experientes e com uma visão ampla do negócio. Caso contrário, não conseguirá aproveitar os recursos disponíveis da melhor maneira possível.

Resumindo, a consultoria em TI vai ajudar na identificação de gargalos que talvez ninguém esteja percebendo. Os profissionais devem indicar as melhores ferramentas e ajudar a reestruturar os processos para agregar maior produtividade à empresa. A automação de tarefas é um exemplo disso. Muitas vezes, as empresas perdem tempo e dinheiro realizando atividades manuais que poderiam ser automatizadas.

Quando são registrados indícios de vulnerabilidade

Muitas empresas já usam os recursos de cloud computing para otimizar as operações e proporcionar mobilidade às tarefas. O problema é que acessar uma estrutura corporativa online demanda muita cautela. Se não houver uma política de acessos seguros, as senhas dos usuários podem cair em mãos erradas, correndo o risco de ter a rede, sistemas e bancos de dados invadidos por cibercriminosos.

Se você não sabe como anda a segurança da infraestrutura, é bom contratar uma consultoria em TI o mais rápido possível. Assim, terá um diagnóstico preciso dos pontos mais falhos, riscos e ameaças que rondam a empresa.

Consequentemente, os profissionais ajudarão na definição de uma política de segurança mais eficiente, como monitoramento e controle de acessos, além do uso de sistemas de proteção, como firewall, criptografia e antivírus corporativo.

Quando é difícil implementar as melhores práticas

Na maioria dos casos, quando a empresa percebe uma redução da sua força competitiva é por conta do uso de tecnologias e metodologias ultrapassadas. Ou seja, ela utiliza ferramentas e processos que não surtem mais tanto efeito como antes, reduzindo consideravelmente os resultados produzidos pelas equipes de operações.

Porém, esse nem é o principal problema. A dificuldade surge mesmo quando os gestores não conseguem visualizar as falhas ou identificam o problema e os colaboradores internos não cooperam adequadamente na hora de implementar as soluções.

Se a empresa optar por uma consultoria, esses desafios podem ser superados mais facilmente por meio de rápidos diagnósticos de problemas e troca de know how entre os profissionais de ambas as empresas. Isso torna o relacionamento deles mais amigável, colaborativo e com melhores níveis de aceitação das soluções propostas.

Contudo, a melhor forma de acabar com a separação e problemas individuais dos departamentos é planejar metas e objetivos em comum. Ao interligar os setores, fazendo um depender diretamente do outro, a cobrança será global e todos devem assumir responsabilidades pelo alcance de um objetivo unificado.

A cultura DevOps (Development & Operations) é um exemplo do que estamos falando. Nesse caso, a consultoria em TI será uma ferramenta ideal para integrar as equipes com sucesso. E não é só isso: outras soluções são consideradas, como o outsourcing e a capacitação dos profissionais internos para dar continuidade ao trabalho feito pela consultoria.

E aí, gostou das dicas? Aproveite e compartilhe este post com os seus amigos nas redes sociais agora mesmo. Assim, você ajuda quem precisa enquanto se torna influente entre eles!

This post was last modified on junho 13, 2019 12:31

Posts Recentes

Conheça os principais desafios da adequação à LGPD!

A adequação à LGPD é uma preocupação de várias empresas. Afinal de contas, não se…

3 anos ago

O que muda do COBIT 5 para o COBIT 2019? Entenda!

A tecnologia tem passado por mudanças contínuas. Nesse contexto, modelos de gestão e governança estão…

3 anos ago

Serviços gerenciados de TI e outsourcing de TI: entenda as diferenças

Conhecer um pouco mais sobre serviços gerenciados de TI (Tecnologia da Informação) e outsourcing de…

3 anos ago

Entenda a importância da TIC para a segurança de dados da empresa

TIC e segurança de dados são conceitos que nasceram "entrelaçados". Enquanto o primeiro representa a…

4 anos ago

Saiba como a segurança de dados melhora a experiência do cliente

Como melhorar a experiência do cliente? Essa é uma pergunta recorrente entre os gestores de…

4 anos ago

Gestão de incidentes em TI: saiba como fazer de forma eficiente

A gestão de incidentes em TI nada mais é que um conjunto de boas práticas…

4 anos ago