Veja como uma consultoria de outsourcing de TI pode ajudá-lo em seu negócio

Share

Compreender a relevância da consultoria de outsourcing de TI para a formação de parcerias de sucesso é, sem dúvidas, um detalhe que fará toda a diferença para quem já conhece os benefícios proporcionados pela terceirização de TI.

Uma das principais razões para isso está no fato de que, em meio a tantas vantagens do outsourcing, a questão da qualidade e confiabilidade da empresa contratada sempre prevalecerá.

Por exemplo, se os objetivos não estiverem alinhados, a saúde financeira da terceirizada estiver desfavorável, ou a entrega dos serviços for aquém do ofertado, é impreterível que conflitos surgirão cedo ou tarde.

Nesse sentido, a consultoria assume o papel de intermediar no processo de contratação, assessorando a empresa contratante na seleção de seus parceiros com base nos próprios interesses, ao mesmo tempo em que assegura a excelência do serviço na prática.

No decorrer do artigo, explicaremos mais detalhadamente como a consultoria de outsourcing de TI pode ajudar o seu negócio.

Suporte na tomada de decisão

Definir parcerias não é uma tarefa simples, visto que o mercado está em alta e, por consequência, há uma significativa quantidade de empresas atuando no setor. Se por um lado a concorrência oferece vantagens ao cliente, por outro devemos considerar que a decisão requer muito mais estudos.

O consultor pode contribuir diretamente na etapa de avaliação — mesmo que a empresa já tenha uma equipe interna —, pois a visão, experiência e expertise no setor faz do consultor uma peça-chave para:

  • identificar os problemas;
  • estudar as melhores soluções;
  • levantar requisitos de infraestrutura;
  • planejar medidas atreladas ao crescimento;
  • analisar as alternativas do mercado.

A coleta de informações realizada pelo consultor traz grande valor para a tomada de decisão, devido à visão ampla e ao diagnóstico feito pelo especialista; são detalhes que dificilmente seriam notados, em sua totalidade, por quem não possui a mesma vivência na área.

Contribuição para o desenvolvimento do departamento de TI

Contudo, é possível que você esteja se perguntando: por que não deixar a responsabilidade nas mãos da equipe interna? Afinal, o gestor de TI é, também, um profissional qualificado para assumir o projeto.

Na verdade, a consultoria não implica em substituições, mas na agregação de valores que refletem em ações mais eficazes, dentro de um espaço de tempo consideravelmente menor.

A figura do consultor é a de um profissional atualizado, gabaritado, conhecedor da maioria dos problemas e desafios de TI que cerca as empresas, portanto, a sua experiência deve servir como oportunidade de aprendizagem para o corpo de funcionários.

Vale salientar, também, a importância do consultor externo para a gestão do projeto em si, visto que a junção de sua expertise com o conhecimento abrangente do gestor acerca da empresa permite que todos os aspectos e elementos sejam tratados de maneira eficaz.

Fora todos os pontos aqui elencados, o consultor de outsourcing de TI, por sua independência — ou seja, não é um empregado da organização —, conta com a liberdade para fazer suas constatações, comunicá-las aos stakeholders e a agir a partir delas.

Otimização de custos e resultados

Quando uma companhia cogita investir no outsourcing de TI, há uma tendência de que não se saiba, precisamente, quais são as suas reais necessidades.

Há, contudo, sempre um apelo maior para o que se espera da terceirização — reduzir custos, economizar tempo, aumentar a competitividade etc. Como você já deve saber muito bem, não se trata de apenas contratar e aguardar pelos resultados.

Não se alcança a redução de custos, por exemplo, contratando serviços que não agregam valor. O nível de competitividade não melhorará sem que os especialistas ocupem posições relevantes estrategicamente, bem como a economia de tempo se fará ausente, caso a terceirização não se aplique aos verdadeiros problemas vividos pelo setor.

Logo, se para atingir os resultados que se espera do outsourcing é preciso ter uma boa visão de tudo que for necessário (ou dispensável), a consultoria é a melhor alternativa para que a futura parceria gere bons frutos.

Embora a visão de especialista que o consultor de outsourcing de TI proporciona seja também orientada aos benefícios, a ênfase está no “como” chegar a eles.

É a consultoria de outsourcing de TI que identifica os “espaços” que devem ser preenchidos por profissionais, serviços e infraestrutura fornecidos externamente, trazendo mais valor para o seu investimento de TI.

Acompanhamento no processo de implementação

Além de todas as vantagens que sua empresa adquire ao investir na consultoria, é interessante frisar o quão imprescindível é a presença do consultor durante a implementação dos recursos / serviços terceirizados.

De modo a ilustrar essa questão concisamente, imaginemos que o processo, tocado pelo gerente de TI, tenha sido concluído e todos os recursos contratados estejam, finalmente, à disposição da empresa.

Nesse contexto é provável que, devido à falta de conhecimento específico de cada elemento implementado, o profissional não supervisione eficientemente todas as etapas de instalação e, por conseguinte, o desempenho.

O consultor externo, por sua vez, já sabe nos mínimos detalhes como a implementação deve ocorrer, bem como o seu funcionamento, ou seja, o profissional tem plenas condições de monitorar o processo do início ao fim, assegurando que tudo esteja nos conformes.

Quanto a isso é importante reiterar que não se trata de substituir, mas de adicionar. A equipe interna, caso existente, é imprescindível para o fornecimento de informações que darão suporte às análises do consultor.

Por exemplo, os funcionários da empresa já conhecem muito bem os sistemas legados, possuem todos os detalhes técnicos da infraestrutura, sabem como repassar detidamente os problemas etc.

Sendo assim, são os únicos que podem fornecer a visão panorâmica da realidade vivida pela organização. Isso representa muitas vantagens em termos de agilidade, pois, com esse apoio, o consultor não precisa dedicar tanto tempo para realizar o diagnóstico — todavia, isso também reflete no custo final.

Em suma, podemos concluir que a consultoria de outsourcing de TI tem muito a oferecer ao seu negócio, sobretudo no que diz respeito às garantias de que a terceirização gere resultados que se enquadrem nas expectativas.

Saber como a consultoria de outsourcing de TI pode ajudá-lo em seu negócio fez a diferença? Acredita que as informações publicadas no blog são úteis? Então, siga as nossas páginas no Facebook e LinkedIn para receber as novidades em primeira mão!

This post was last modified on junho 4, 2019 19:22

Posts Recentes

Conheça os principais desafios da adequação à LGPD!

A adequação à LGPD é uma preocupação de várias empresas. Afinal de contas, não se…

3 anos ago

O que muda do COBIT 5 para o COBIT 2019? Entenda!

A tecnologia tem passado por mudanças contínuas. Nesse contexto, modelos de gestão e governança estão…

3 anos ago

Serviços gerenciados de TI e outsourcing de TI: entenda as diferenças

Conhecer um pouco mais sobre serviços gerenciados de TI (Tecnologia da Informação) e outsourcing de…

3 anos ago

Entenda a importância da TIC para a segurança de dados da empresa

TIC e segurança de dados são conceitos que nasceram "entrelaçados". Enquanto o primeiro representa a…

4 anos ago

Saiba como a segurança de dados melhora a experiência do cliente

Como melhorar a experiência do cliente? Essa é uma pergunta recorrente entre os gestores de…

4 anos ago

Gestão de incidentes em TI: saiba como fazer de forma eficiente

A gestão de incidentes em TI nada mais é que um conjunto de boas práticas…

4 anos ago