Gestão de TI

A gestão de TI no serviço público: qual a importância?

Share

Como pensar a gestão de TI no serviço público no cenário atual? Hoje, com a tecnologia sendo levada a vários ambientes, é fundamental compreender como podemos utilizar ferramentas de TI para gerar melhores resultados, evitar riscos e desenvolver novas formas de atender às demandas da sociedade.

Do atendimento de demandas simples a processos digitalizados, a gestão de TI no setor público pode contribuir para mudar totalmente a forma como pensamos as ações do governo. Saiba mais abaixo!

O que é a gestão de TI?

A gestão de TI é a área responsável por auxiliar as pessoas a fazerem um uso mais inteligente e dinâmico das soluções tecnológicas disponíveis no seu ambiente de trabalho. O gestor desse setor é responsável por formular políticas de suporte, planejar investimentos, integrar ferramentas e garantir que a tecnologia gere um grande impacto positivo em todos os cenários em que ela se encontra integrada.

Para que isso seja possível, a gestão de TI trabalhará com rotinas como:

  • o alinhamento estratégico com outros setores para criar melhores investimentos;
  • a formulação de políticas de gestão, prevenção, identificação e mitigação de riscos;
  • execução de processos de gestão de dados e segurança digital;
  • suporte ao usuário;
  • integração da TI em áreas estratégicas;
  • manutenção e atualização da infraestrutura.

Como a gestão de TI no serviço público pode auxiliar na melhora de resultados?

A gestão de TI no serviço público pode ter um papel estratégico. Bem utilizada, ela consegue levar a tecnologia para várias áreas e, com isso, evitar atrasos na entrega de resultados, maximizar a transparência e garantir alta disponibilidade do governo para as demandas do cidadão.

A automatização de rotinas garante que o poder público aproveitará melhor os recursos disponíveis. Processos não dependerão da ação direta para serem executados, evitando erros, atrasos e riscos. Além disso, será mais fácil integrar equipes e reduzir etapas em cada rotina estratégica.

Já tecnologias como a cloud computing aproximam o poder público do cidadão e tornam rotinas mais flexíveis. As atividades serão executadas em mais locais e com mais agilidade. Ao mesmo tempo, gastos serão reduzidos com o corte de desperdícios.

O servidor público também consegue planejar soluções mais inovadoras ao pensar de maneira estratégica a gestão de TI no setor público. Será mais fácil testar novas formas de abordar problemas comuns, reduzir falhas e flexibilizar rotinas sem que exista um alto risco de queda de qualidade nas atividades. Assim, o impacto positivo das ações governamentais nas rotinas das pessoas será sempre o maior possível.

Como a transformação digital chegou ao setor público?

A transformação digital é uma tendência que, nos últimos anos, está criando uma nova sociedade. Mais conectada e integrada às tecnologias de alto impacto, ela é ágil, flexível e voltada para o uso de dados de maneira estratégica.

No setor público, não é diferente. Confira três exemplos abaixo!

Assinatura e certificado digital

O uso da assinatura e do certificado digital permite que mais documentos sejam digitalizados e compartilhados apenas por meios online. As instituições públicas podem reduzir o uso de papel e de processos burocráticos para validação de identidade e, assim, maximizar a sua performance.

Essas tecnologias podem ser utilizadas, por exemplo, para validar contratos online. Isso agiliza rotinas e evita que o poder público precise de uma grande burocracia para finalizar ações.

O certificado digital, por exemplo, auxilia a emissão de notas fiscais de modo automático e 100% digital. Isso evita fraudes, garante a coleta correta de tributos e torna os processos de empresas mais práticos.

Documentos digitais

O fornecimento digital de documentos como a CNH e o CPF também permite que instituições públicas evitem fraudes e cortem gastos. Haverá a menor necessidade de investir na impressão e no envio de novas vias, caso alguém tenha o seu documento de identificação roubado, por exemplo.

Além disso, como esse processo é totalmente digital, fica mais fácil para o governo evitar falsificações e emitir novas cópias. Basta que o órgão responsável valide a nova versão e, com isso, renove a CNH de um motorista em poucos passos.

Governo digital

O governo digital também é outra área em que a transformação digital está causando um grande impacto. A digitalização de rotinas permitiu que atividades sejam feitas de modo mais flexível, transparente e conectado com o cidadão.

Diferentes tecnologias podem ser utilizadas para criar canais de atendimento mais próximos de cada pessoa. Chatbots, aplicativos mobile e a nuvem permitem que servidores públicos fiquem mais próximos de cidadãos, possam atender a demandas com mais agilidade e solucionar dúvidas com uma estrutura de alta disponibilidade.

Os chatbots e os aplicativos mobile, por exemplo, auxiliam no atendimento mais rápido e com mais agilidade para demandas de uma área da sociedade. Já a computação em nuvem permite que soluções tecnológicas sejam levadas para mais locais, garantindo que servidores possam executar as suas rotinas com muito mais flexibilidade e mobilidade.

Ao mesmo tempo, a TI pode ser integrada para tornar os governos mais transparentes. Com a possibilidade de divulgar dados online em tempo real sobre o direcionamento de recursos, as instituições públicas conseguem evitar fraudes, melhorar os processos de fiscalização e tornar a sua relação com as pessoas mais profunda.

O setor público muitas vezes é relacionado com serviços de baixa qualidade e com uma pouca presença da TI. Entretanto, nos últimos anos, esse cenário está mudando.

A presença crescente da tecnologia no setor público está facilitando a criação de serviços mais inteligentes e conectados com as necessidades do cidadão. Hoje, gestores públicos conseguem atender a demandas da sociedade de uma forma mais inovadora, dinâmica e integrada. Ao mesmo tempo, há mais flexibilidade para executar solicitações e planejar as ações de médio e longo prazo.

Justamente por isso, é fundamental que se pense a gestão de TI no serviço público de modo integrado. Dessa forma, as instituições governamentais podem buscar mais meios de entregar resultados para o cidadão, evitando riscos, garantindo alta agilidade e inovação para o planejamento de médio e longo prazo dos serviços e ações de governos em todas as suas esferas.

Você já utilizou algum serviço do governo focado em meios digitais? Comente logo abaixo e conte para a gente como foi a experiência!

This post was last modified on agosto 13, 2019 12:13

Posts Recentes

Conheça os principais desafios da adequação à LGPD!

A adequação à LGPD é uma preocupação de várias empresas. Afinal de contas, não se…

3 anos ago

O que muda do COBIT 5 para o COBIT 2019? Entenda!

A tecnologia tem passado por mudanças contínuas. Nesse contexto, modelos de gestão e governança estão…

3 anos ago

Serviços gerenciados de TI e outsourcing de TI: entenda as diferenças

Conhecer um pouco mais sobre serviços gerenciados de TI (Tecnologia da Informação) e outsourcing de…

3 anos ago

Entenda a importância da TIC para a segurança de dados da empresa

TIC e segurança de dados são conceitos que nasceram "entrelaçados". Enquanto o primeiro representa a…

4 anos ago

Saiba como a segurança de dados melhora a experiência do cliente

Como melhorar a experiência do cliente? Essa é uma pergunta recorrente entre os gestores de…

4 anos ago

Gestão de incidentes em TI: saiba como fazer de forma eficiente

A gestão de incidentes em TI nada mais é que um conjunto de boas práticas…

4 anos ago