Gestão de TI

Conheça as principais métricas e indicadores de TI

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Sabe quais são as principais métricas e indicadores de TI? O departamento de Tecnologia da Informação, assim como muitos outros, precisa entregar resultados para as empresas. A melhor forma de saber se isso está acontecendo é por meio do acompanhamento constante desses índices.

Por meio dessa prática é possível saber, com precisão, quais são as ações que estão dando certo e também é possível identificar os principais gargalos nesse setor. Em relação aos pontos fracos da área de TI, fica mais fácil pensar em ações que resolvam esses problemas. Com a resolução dessas falhas, a empresa consegue aperfeiçoar os seus processos e, assim, ganhar destaque no mercado.

Você está interessado em saber mais sobre o assunto? Neste post apresentaremos as principais métricas e indicadores de TI e explicaremos como eles podem ser utilizados na sua empresa. Além disso, abordaremos as principais vantagens do uso desses índices e como eles podem beneficiar as companhias. Acompanhe a seguir.

Quais são as principais métricas e indicadores de TI?

Os principais índices da área de Tecnologia da Informação demonstram a eficiência das operações no departamento. Entre os indicadores cruciais estão o tempo médio de atendimento, First Call Resolution (FCR), volume global de chamados, uptime e o ROI. Abordaremos essas métricas detalhadamente na sequência do artigo. Continue lendo!

Tempo médio de atendimento

Sem dúvida, a medição do tempo que a equipe de suporte leva para resolver os problemas dos usuários é importante para analisar a eficiência de todo o time. Essa métrica tem relação direta com os processos da empresa e o desempenho dos profissionais.

Com esse número é possível tomar decisões com a intenção de otimizar a produtividade do suporte e verificar quais as demandas que tomam mais tempo do time. Com esses dados é possível ter ideias sobre como melhorar os processos da companhia e o fluxo de trabalho nesse departamento.

First Call Resolution

Também conhecido pela sigla FCR, esse índice se refere à taxa de chamados solucionados logo no primeiro contato com a equipe de suporte. Essa métrica ajuda a entender se a equipe de atendimento tem autonomia e capacidade técnica adequada para resolver os problemas rapidamente.

A questão da produtividade é muito importante, porém, não adianta oferecer um atendimento muito rápido e não resolver o problema do cliente. Por isso, mais importante que a rapidez no atendimento, é esclarecer todas as dúvidas dos consumidores para que ele não tenha problemas novamente com o seu produto ou serviço.

Apesar de alguns problemas complexos demandarem mais ligações, o gestor de TI pode fazer treinamentos e elaborar uma documentação com as principais medidas e práticas que ajudarão os funcionários a resolverem os problemas mais comuns, contribuindo para uma melhor taxa de FCR.

Volume global de chamados

Essa métrica se relaciona e é consequência do último indicador. Por meio desse índice também é possível saber a eficiência do time e verificar as oscilações em relação ao tempo. A relação é que quanto mais chamados forem solucionados no primeiro atendimento, menor será o volume global de chamados.

Além disso, essa métrica possibilita a identificação dos pontos fracos dos serviços companhia. Quando o produto é de qualidade o número total de chamados cai. Dessa forma, podemos afirmar que quanto menor a quantidade global de chamados, melhor é para o negócio.

Uptime

Por meio dessa métrica é possível acompanhar por quanto tempo um sistema ou serviço fica disponível. Ela é muitas vezes associada a serviços de rede e soluções de cloud computing, mas também pode se aplicar a outros tipos de serviços, incluindo o fornecimento de energia elétrica.

Para garantir um uptime alto, é essencial contar com redundância. Alguns exemplos de ações para garantir a disponibilidade são:

  • ter pelo menos dois provedores de serviços de rede para se conectar à internet;
  • duplicar data centers em locais diferentes, evitando a indisponibilidade no caso de alguma catástrofe;
  • contar com uma solução eficiente de backup de dados.

Empresas provedoras de serviços de cloud computing, por exemplo, já fazem uso das boas práticas de redundância para garantir um uptime alto que pode chegar a até 99,9%.

ROI

Essa sigla faz referência a um termo em inglês e significa Return of Investment ou Retorno sobre o Investimento, em português. Esse indicador demonstra o quanto a sua empresa está ganhando em cima de cada investimento realizado.

Esse indicador é global e permite uma visão ampla da eficiência das atividades da empresa. Por meio dele é possível saber quais são as atividades que apresentam mais eficiência e quais são os setores que não estão dando o retorno esperado. Em relação às áreas que não estão dando bom resultado é possível pensar em medidas que possam melhorar esse departamento.

Além disso, a partir disso há a possibilidade de identificar a eficiência dos investimentos que estão sendo feitos em cada setor. Isso inclusive pode possibilitar um redirecionamento de recursos se eles não estiverem dispostos da forma adequada.

Quais as principais vantagens do uso de métricas e indicadores de TI?

O uso constante dos índices relacionados ao departamento de TI proporciona diversos benefícios aos negócios. Entre eles estão o acompanhamento mais detalhado dos processos que se relacionam à área, decisões mais acertadas e a utilização dos recursos de forma otimizada. Abordaremos sobre essas questões detalhadamente na sequência do artigo. Confira!

Melhor acompanhamento

O primeiro benefício proporcionado pelo uso das métricas é o acompanhamento constante do departamento. Isso não inclui apenas a parte financeira. Essa prática possibilita também a identificação de falhas e a verificação das necessidades de todo o processo de produção. Dessa maneira, as companhias conseguem desenvolver melhorias e otimizar o resultado de todo o time.

Melhor embasamento para o processo decisório

Não é segredo para ninguém que vivemos na era dos dados. Eles podem ser utilizados com diferentes intenções. A principal delas é justamente embasar a tomada de decisões nas empresas. Isso porque, por meio deles é possível verificar o que está dando certo e verificar os pontos de melhoria na organização.

Um dos dados utilizados nesse momento é justamente os indicadores e as métricas de TI. Essa prática ajuda a direcionar os recursos de maneira adequada e também definir o momento certo de fazer novos investimentos. Pode ser, por exemplo, adquirir novos equipamentos, contratar novos profissionais, entre outros.

Otimização dos recursos

Independentemente do porte e do setor na qual a empresa atua, é fundamental que os recursos sejam direcionados de maneira adequada. Com o uso de índices relacionados ao departamento é possível fazer uma avaliação mais precisa dos recursos disponíveis e usá-los de uma maneira mais consciente, de acordo com as necessidades da organização e evitando desperdícios.

As métricas e indicadores de TI são indispensáveis para as empresas. Isso porque elas possibilitam saber como está a produtividade do setor, quais são os pontos fortes e fracos do departamento, facilita as decisões e ainda permite um melhor direcionamento de recursos a essa área. Esses números, portanto, ajudam a direcionar as ações a serem desenvolvidas nas organizações nesse setor.

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This post was last modified on agosto 13, 2019 12:21

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