Gestão de TI

O que é ISO 20000 e qual sua importância para as empresas?

Share

As certificações de qualidade são um investimento importante para que empresas possam garantir a qualificação dos seus serviços. Uma delas é a ISO/IEC 20000.

Essa é uma norma técnica, que atesta a qualidade na gestão de serviços de TI. Quer saber mais sobre essa norma e como ela pode influenciar nos resultados da sua companhia? Então continue lendo o nosso post!

O Guia do COBIT 2019 para gestão de TI

Entenda como funciona o principal framework de Governança de TI e aplique as melhores práticas de segurança da informação e gerenciamento de risco na sua gestão.

O que é a ISO/IEC 20000?

A ISO/IEC 20000 é uma norma técnica reconhecida em todo o mundo. Ela define uma série de requisitos obrigatórios baseados em um conjunto de boas práticas para que as empresas executem uma gestão dos serviços de TI de qualidade.

Em outras palavras, ela aborda os requisitos obrigatórios que um provedor de serviços de TI deve atender para desenvolver e manter um Sistema de Gestão de Serviços (SGS). A certificação é obtida após uma entidade certificada pelos órgãos ISO/IEC realizar uma auditoria independente e recomendar a certificação.

Como é o treinamento para profissionais que desejam obter a certificação da norma ISO/IEC 20000?

Existem alguns treinamentos oficiais para profissionais que pretendem obter a certificação ISO/IEC 20000. Em geral, eles são estruturados em um treinamento teórico e em exercícios práticos. Após o curso, o profissional pode fazer um exame e caso seja aprovado, receberá uma certificação que é válida em todo o mundo.

Os níveis do treinamento de qualificação para o certificado ISO/IEC 20000

A certificação ISO/IEC 20000 tem três níveis. É importante que o profissional saiba qual está alinhado com o seu perfil para obter a certificação correta. Veja:

1. Treinamento ISO/IEC 20000 Foundation

Esse nível é focado nos profissionais que estão no primeiro contato com a norma. No Foundation, o profissional adquire uma visão completa sobre os conceitos básicos da norma e como ela é estruturada. Além disso serve de pré-requisito para os demais níveis de certificação.

2. Treinamento ISO/IEC 20000 Practitioner

O nível Practitioner é para quem pretende se tornar especialista na norma ISO/IEC 20000. Quem obtém essa certificação pode trabalhar como consultor ou mesmo se tornar um especialista no ambiente corporativo.

3. Treinamento ISO/IEC 20000 Auditor

O terceiro nível é para profissionais que pretendem trabalhar como auditores. O curso ISO/IEC 20000 Auditor conta com uma abordagem teórica e contempla algumas técnicas de auditoria.

Não é necessário a obtenção de todas as certificações para quem pretende trabalhar com tecnologia. Em muitos casos, apenas treinamento ISO/IEC 20000 básico pode ser o suficiente.

Quando o negócio pretende obter a certificação, deve criar uma estrutura organizacional focada em manter os processos alinhados com os padrões ISO/IEC 20000. E nesse cenário, quem for responsável pela gestão dos serviços pode certificar-se.

Quais as vantagens de certificar a sua empresa na norma ISO/IEC 20000?

A certificação ISO/IEC 20000 pode ser aplicada a empresas e profissionais. E ambos se beneficiam de ter a certificação, por ser uma forma de garantir a clientes e parceiros comerciais que o negócio mantém um bom conjunto de práticas para gerir os serviços de TI.

Como empresas são certificadas na norma ISO/IEC 20000

Para obter todos os benefícios da certificação ISO/IEC 20000, a empresa precisa, inicialmente, definir e validar o escopo da sua certificação. Diante disso, é preciso alinhar quais são as rotinas do setor de TI que serão certificadas no processo de auditoria.

O processo de auditoria é feito por uma empresa independente. Caberá ao auditor avaliar se o negócio atende a todos os requisitos obrigatórios da norma conforme o escopo da certificação. Se tudo estiver correto, o negócio obtém um certificado com validade de três anos.

Em geral, uma verificação anual da certificação ocorre. Justamente por isso, o negócio deve ter um profissional especializado para garantir que se mantenha alinhado com a norma ISO/IEC 20000. Dessa forma, o empreendimento pode assegurar que conseguirá renovar a sua certificação quando for necessário.

A importância de um parceiro para obter a certificação ISO/IEC 20000

Para certificar uma empresa na norma ISO/IEC 20000, é fundamental que o negócio escolha um bom parceiro, que oriente os seus profissionais na construção adequada de um Sistema de Gestão de Serviços de TI (SGS) alinhado aos requisitos da norma.

Já para os profissionais de TI que desejam obter a certificação, eles devem atentar-se em efetuar os treinamentos com empresas e instrutores devidamente acreditados.

Na Kalendae, por exemplo, as empresas terão acesso a cursos presenciais que podem ser contratados no modelo in-company.

Se a intenção é obter a certificação para a empresa, a Kalendae pode ser contratada como consultoria. Os nossos especialistas orientarão o empreendimento para que seja mais fácil conquistar a certificação na norma ISO/IEC 20000, verificando boas práticas para que o provedor de serviços de TI esteja em conformidade com os requisitos mandatórios da norma técnica.

A certificação ISO/IEC 20000 não é obrigatória, mas pode ser vista como um fator de destaque por aqueles que pretendem contratar novos serviços. Em outras palavras, investir na norma ISO/IEC 20000 auxilia o negócio a ser mais competitivo e a encontrar oportunidades de vendas.

Gostou das nossas dicas e quer saber mais sobre como o nosso trabalho auxilia a sua empresa a ter melhores resultados? Então entre em contato conosco!

This post was last modified on julho 25, 2023 09:40

Tags: serviços

Posts Recentes

Conheça os principais desafios da adequação à LGPD!

A adequação à LGPD é uma preocupação de várias empresas. Afinal de contas, não se…

3 anos ago

O que muda do COBIT 5 para o COBIT 2019? Entenda!

A tecnologia tem passado por mudanças contínuas. Nesse contexto, modelos de gestão e governança estão…

3 anos ago

Serviços gerenciados de TI e outsourcing de TI: entenda as diferenças

Conhecer um pouco mais sobre serviços gerenciados de TI (Tecnologia da Informação) e outsourcing de…

3 anos ago

Entenda a importância da TIC para a segurança de dados da empresa

TIC e segurança de dados são conceitos que nasceram "entrelaçados". Enquanto o primeiro representa a…

4 anos ago

Saiba como a segurança de dados melhora a experiência do cliente

Como melhorar a experiência do cliente? Essa é uma pergunta recorrente entre os gestores de…

4 anos ago

Gestão de incidentes em TI: saiba como fazer de forma eficiente

A gestão de incidentes em TI nada mais é que um conjunto de boas práticas…

4 anos ago