Gestão de TI

Conheça a metodologia ágil e entenda sua relação com a gestão de TI

Share

Você conhece alguma metodologia ágil? Criada com foco no desenvolvimento de sistemas, essa forma de trabalho auxilia negócios a terem uma estrutura organizacional integrada e capaz de responder a demandas externas com agilidade. A entrega de resultados se dá de modo contínuo graças a um ambiente flexível e voltado para as demandas do cliente.

Diante dos seus benefícios, as metodologias ágeis estão sendo levadas para outros ambientes, que vão além da criação de sistemas. Em projetos de TI, ou mesmo na gestão diária das rotinas do setor, ela permite que os técnicos tenham um alto nível de produtividade e possam melhorar a sua performance continuamente.

Quer saber mais sobre o tema? Então veja o nosso post abaixo!

O que é metodologia ágil?

Metodologia ágil é o termo utilizado para designar qualquer filosofia de trabalho que tenha como foco o aumento da agilidade e da flexibilidade do ambiente corporativo. A partir de uma série de estratégias, o gestor trabalha com os times para mudar a sua cultura, ampliando o nível de integração, a troca de dados e buscando demais fatores que possam levar a uma entrega de resultados contínua.

Em outras palavras, uma metodologia ágil é um modo de trabalho que surgiu no começo do século em que a criação de soluções é feita de modo incremental. Com uma comunicação contínua com o usuário, a empresa buscará obter feedbacks constantes para otimizar as suas atividades, alinhar expectativas e, assim, garantir um maior nível de satisfação.

Quais os impactos do uso da metodologia ágil no ambiente de desenvolvimento?

As metodologias ágeis, diante do impacto que causaram no ambiente de desenvolvimento, estão sendo levadas para outros cenários. Esse é o caso, por exemplo, da gestão de TI. Isso permitiu que os profissionais do setor conseguissem atuar mais conectados com os usuários, criando soluções inteligentes e capazes de garantir que o potencial da TI seja aproveitado por completo.

Isso levou uma série de benefícios, dos quais podemos destacar como os principais:

  • a possibilidade de garantir que a entrega de resultados seja mais ágil e em maior frequência;
  • uma comunicação mais eficaz entre o setor de TI e outras áreas estratégicas do negócio;
  • o maior alinhamento de objetivos e expectativas com o uso de feedbacks constantes entre os setores;
  • o maior engajamento dos times na execução de tarefas diárias;
  • a criação de um ambiente de trabalho mais inovador e integrado;
  • a maior agilidade para encontrar a melhor solução para um problema ou demanda;
  • a melhor distribuição de recursos entre os times.

Como levar as metodologias ágeis para o ambiente de gestão de TI?

Para aplicar uma metodologia ágil no seu ambiente corporativo, alguns cuidados devem ser tomados. Eles garantem que os times estarão trabalhando com a orientação correta e, assim, evita que a companhia invista em uma técnica de trabalho que não seja adequada para as suas demandas. Confira abaixo alguns passos básicos para investir na metodologia ágil ideal para as suas demandas!

Conheça o perfil do setor

Esse é um dos pontos mais importantes. Antes de mudar a cultura do ambiente e implementar uma nova forma de trabalho, o gestor deverá avaliar de modo abrangente o perfil do setor.

Devem ser levantados dados sobre os procedimentos internos, as habilidades e configurações de cada time e os dispositivos e ferramentas de TI que fazem parte do fluxo operacional do negócio. Além disso, objetivos também devem ser listados. Dessa forma, o gestor poderá buscar uma metodologia que cause um maior impacto positivo no dia a dia da empresa.

Engaje os profissionais

O engajamento dos profissionais é fundamental para garantir que as metodologias ágeis terão o impacto esperado. Se os profissionais não estiverem motivados a mudar o seu fluxo operacional, as chances de sucesso do investimento do negócio serão mínimas.

Portanto, converse com os seus profissionais e garanta que todos conheçam o poder da metodologia ágil escolhida. Assim, eles compreenderão como a nova forma de trabalho influencia na sua performance e terão mais impulso para mudar a sua forma de atuação.

Treine os profissionais

As metodologias ágeis causam uma mudança completa na forma como a empresa está estruturada. Portanto, os times devem ser treinados para garantir que nenhum detalhe seja perdido e que todos tenham uma rotina que seja executada com uma qualidade uniforme. Diante disso, realize cursos e treinamentos para orientar os times e garantir que todos conheçam a metodologia ágil adotada.

Documente as rotinas

Esse passo permite que nenhum erro seja perpetuado pelo time, além de auxiliar em treinamentos futuros. Uma documentação clara, objetiva e funcional auxilia a equipe a ter uma visão completa sobre o modo como as tarefas devem ser executadas.

Com ela, os profissionais podem tirar dúvidas ou verificar se algo está errado facilmente. Portanto, sempre tenha uma documentação acessível para todos os times com todos os pontos importantes sobre o ciclo de trabalho ágil e como ele deve ser realizado.

A tecnologia tem um papel de destaque no ambiente corporativo moderno. Ela permite que empresas sejam mais rápidas, econômicas e inovadoras no seu dia a dia. Com isso, é possível criar serviços estruturados a partir das demandas do consumidor e que tenham um alto nível de qualidade.

O sucesso da integração da tecnologia no ambiente de trabalho depende, contudo, da qualidade dos processos de gestão. Se mal estruturados, eles serão incapazes de auxiliar os profissionais a executarem um trabalho de ponta, ou seja, que seja capaz de garantir que a TI possa contribuir para gerar ganho de performance e aumento de competitividade.

Em um cenário em que as empresas buscam, cada vez mais, ter alta flexibilidade e baixo tempo de resposta a demandas do mercado, o uso de uma metodologia ágil no ambiente de gestão pode ser um investimento estratégico. Ele dará as bases para que os profissionais de TI possam atender a demandas com qualidade e rapidez e, assim, evitar que gargalos ou problemas impactem a qualidade do serviço prestado pela companhia.

Você já utiliza alguma metodologia de trabalho no seu ambiente corporativo? Conta pra gente como ela impactou nos seus resultados!

This post was last modified on agosto 12, 2019 13:40

Comentários

  • Ótimo artigo! Devemos de fato encarar uma mudança de mindset, incentivar a área e a organização a respirar novos conceitos e quebrar paradigmas.

Posts Recentes

Conheça os principais desafios da adequação à LGPD!

A adequação à LGPD é uma preocupação de várias empresas. Afinal de contas, não se…

3 anos ago

O que muda do COBIT 5 para o COBIT 2019? Entenda!

A tecnologia tem passado por mudanças contínuas. Nesse contexto, modelos de gestão e governança estão…

3 anos ago

Serviços gerenciados de TI e outsourcing de TI: entenda as diferenças

Conhecer um pouco mais sobre serviços gerenciados de TI (Tecnologia da Informação) e outsourcing de…

3 anos ago

Entenda a importância da TIC para a segurança de dados da empresa

TIC e segurança de dados são conceitos que nasceram "entrelaçados". Enquanto o primeiro representa a…

4 anos ago

Saiba como a segurança de dados melhora a experiência do cliente

Como melhorar a experiência do cliente? Essa é uma pergunta recorrente entre os gestores de…

4 anos ago

Gestão de incidentes em TI: saiba como fazer de forma eficiente

A gestão de incidentes em TI nada mais é que um conjunto de boas práticas…

4 anos ago