Categories: Gestão de TI

Quality Assurance: entenda o que é e como aplicar na gestão de TI

Share

Qualidade e eficiência são dois critérios essenciais para o bom funcionamento de uma equipe de TI. Com a transformação digital, o setor se tornou estratégico para qualquer empresa, gerando impactos significativos para o negócio. Com isso ter uma equipe ou um profissional de Quality Assurance é extremamente valioso no cenário corporativo atual.

No entanto, algumas dúvidas ainda permeiam esse assunto. Afinal, o que faz um profissional de QA? Qual é sua importância para a empresa e para os serviços de TI?

Criamos este post para desmistificar o tema. Explicaremos o conceito de Quality Assurance, mostrando suas vantagens e como ele pode ser implementado na sua organização. Confira!

O que é Quality Assurance

O conceito de Quality Assurance (QA), que pode ser traduzido como “Garantia de Qualidade”, faz referência a um profissional ou uma equipe cuja função é garantir a qualidade no desenvolvimento de um produto ou serviço. Grosso modo, sua atuação envolve a checagem do cumprimento de certos critérios e métodos ao longo dos processos operacionais.

O objetivo da sua implantação é identificar desvios que possam comprometer a qualidade final do serviço. Ao mesmo tempo, o QA tem a capacidade de levantar oportunidades, seja uma melhoria direta no serviço, seja um aperfeiçoamento dos processos.

Esse monitoramento da qualidade de um produto ou serviço é essencial para fidelizar o cliente e colocar sua empresa em uma posição de destaque no mercado. O QA é uma maneira de alinhar a posição do seu negócio com as expectativas do cliente, garantindo que tudo esteja dentro do padrão de qualidade.

Com isso, o Quality Assurance assume um importante papel de acompanhar e assegurar o cumprimento de etapas, assim como sua execução.

Guia Definitivo de Gestão de Incidentes de TI

Entenda o que é um incidente de TI e confira nosso checklist definitivo para uma gestão otimizada! 

O profissional de QA

A atuação do profissional de QA prevê identificar ganhos operacionais com base nas documentações e no diálogo com os demais setores. É importante que ele conte com mecanismos para verificar se todos os processos previstos foram executados ao longo da rotina de trabalho.

Esse profissional deve ter conhecimento sobre as atividades e metodologias relacionadas, além de ter um perfil analítico e focado. Por outro lado, a capacitação técnica não precisa ser exclusivamente na área de qualidade — na TI, por exemplo, é comum que alguns profissionais de QA tenham ligação com o desenvolvimento de softwares.

Algumas das tarefas do profissional de QA envolvem:

  • Acompanhar todas as etapas do processo de desenvolvimento e documentar o nível de qualidade em cada uma delas;
  • Estabelecer diferentes padrões de qualidade para cada produto;
  • Desenvolver normas de inspeção;
  • Ter conhecimento de cada etapa de correção e entender o que foi melhorado no produto;

Quality Assurance ou Quality Control?

Enquanto o Quality Assurance é voltado para acompanhar o desenvolvimento de um produto, o Quality Control é feito após a entrega, com o objetivo de checar a qualidade final do projeto.

Ou seja, o QC funciona como uma espécie de feedback, porque também atua para uma contínua melhoria do produto/serviço e visa eliminar erros de funcionalidade que podem aparecer com o uso. Os resultados do Quality Control são importantes para o projeto analisado e podem trazer aprendizados que serão valiosos em futuros desenvolvimentos de produtos.

A aplicação do QA na TI

O setor de TI tem uma atuação tão ampla que mensurar e controlar a qualidade dos seus serviços pode ser um desafio. Nesse sentido, o QA representa a melhor estratégia para adotar essa prática de forma sistemática, evitando problemas ou, ao menos, criando mecanismos para identificá-los e tratá-los com eficiência.

Outro ponto importante é que na TI, o QA é fundamental para testar a funcionabilidade de produtos. Com todo o avanço tecnológico que vivemos nos últimos anos, os usuários e clientes mudaram de comportamento: se sua aplicação for lenta ou tiver muitos erros de programação, com certeza seu cliente procurará a solução da empresa concorrente.

Garantir a usabilidade, funcionabilidade e qualidade do seu produto também é sobre fidelizar um cliente e melhorar a experiência dele com os serviços da sua organização.

Sua aplicação pode ser feita por meio de um mapeamento das tarefas operacionais, visando a eliminação do desperdício por meio da redução de atividades redundantes. Vale destacar a importância de designar um Sponsor para direcionar as ações de acordo com as oportunidades de melhoria identificadas.

A importância do Quality Assurance

Vivemos em uma época na qual o ritmo do mercado é extremamente dinâmico. Não há fórmula mágica ou uma única metodologia que traga o sucesso por meio de ações estáticas: as empresas devem se adequar às novas demandas dos seus clientes com agilidade. Em outras palavras, é preciso ser flexível e inovar continuamente.

Isso faz com que a TI se torne uma importante ferramenta estratégica, pois ela é capaz de identificar oportunidades no mercado e, ao mesmo tempo, otimizar o trabalho dos outros setores da empresa. No entanto, seu funcionamento não pode ser baseado exclusivamente no feeling do gestor e dos profissionais.

O Quality Assurance ajuda a garantir o cumprimento dos processos já estabelecidos e, em paralelo, garante mais eficiência na execução dos novos projetos. Ao participar das reuniões de elaboração de novos produtos e serviços, os membros do QA podem levantar questões que, de outra forma, só seriam vistas na entrega do produto.

Na era do desenvolvimento ágil, é simplesmente inviável desenvolver um projeto de TI sem o suporte de um QA eficiente. Ao contrário de modelos cascata, por exemplo, as metodologias ágeis implementam os testes de qualidade ao longo da criação das soluções.

O QA deve acompanhar desde o esboço do projeto, passando pela programação, até as implementações no cliente. São profissionais que reduzem os riscos operacionais, oferecendo um olhar mais apurado a questões que farão toda a diferença na hora da entrega.

Entre os principais benefícios oriundos da aplicação, podemos destacar:

  • aumento da satisfação do cliente;
  • redução de custos operacionais;
  • otimização da rotina de trabalho dos profissionais de TI;
  • redução de retrabalhos;
  • eliminação de gargalos;
  • melhoria de previsibilidade aos projetos.

Tendências e aplicações de QA: como aplicar?

O dinamismo do mercado atual exige um trabalho focado na redução da burocracia e maior fluidez no funcionamento das equipes. Grosso modo, são objetivos que a equipe de QA compartilha com desenvolvedores que adotam metodologias ágeis, por exemplo. O foco principal é o atendimento às demandas do cliente ou usuário com rapidez e qualidade na entrega.

A transformação digital representa um mecanismo de inovação no setor de TI. Com a automação de testes, por exemplo, a equipe de QA pode trabalhar cada vez mais focada no desenvolvimento de planos para garantir a qualidade, deixando o trabalho repetitivo para soluções tecnológicas que assumam essa responsabilidade.

Além de garantir a inserção dos processos de QA na rotina do setor de TI, trata-se de uma estratégia que redobra os cuidados com as tarefas de verificação.

Para implantar a área de QA na sua empresa, certifique-se de começar por esses três passos:

1. Administre seus fornecedores

O seu produto pode ser inovador e muito atrativo para o mercado, mas verifique se seu provedor de nuvem pode fazer com que essa aplicação rode sem problemas.

Um fornecedor de má qualidade pode danificar tudo aquilo que sua equipe construiu, o que irá impactar negativamente o seu negócio. Por isso, faça avaliações constantes de cada fornecedor e garanta que tudo esteja dentro dos padrões de qualidade.

2. Contrate um bom profissional de QA

Além de ter todos os requisitos necessários para a vaga, esse profissional precisa estar alinhado com os objetivos da empresa e conhecer todos os processos. Lembre-se que esse profissional irá acompanhar cada etapa de desenvolvimento, então é preciso que ele entenda o que sua organização quer atingir e, ainda, que esteja atento às novidades do mercado.

3. Faça um treinamento de QA para toda a empresa

Fortifique a cultura e a mentalidade de entregar qualidade em cada serviço ou produto da sua organização em todos os colaboradores, para que cada processo seja feito com cautela e seguindo as normas de qualidade impostas.

Como você pôde ver, são mudanças significativas em todas as operações de TI, tanto dentro da empresa quanto no contato com os clientes. Adote o Quality Assurance como parte da sua estratégia de negócios e garanta resultados cada vez melhores para sua organização.

Entre em contato com a Kalendae e marque uma avaliação de QA com um de nossos consultores:

This post was last modified on julho 25, 2023 09:38

Comentários

  • Muito claro e direto o conteúdo, aprendi muito sobre QA.
    Focar na redução da burocracia e maior fluidez no funcionamento das equipes são características buscadas que levaram a criação do DevOPs.
    DevOPs e QA hoje em dia andam juntos.
    Parabéns pelo conteúdo.
    \o/ ;)

    • Obrigado pelo comentário Toti! É sempre gratificante ajudar alguém com conhecimento :)

  • Excelente conteúdo, está totalmente em linha com meu pensamento e conhecimento . Adorei claro é super objetivo

    • Muito obrigado Mayra! Não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber nossas novidades :)

Posts Recentes

Conheça os principais desafios da adequação à LGPD!

A adequação à LGPD é uma preocupação de várias empresas. Afinal de contas, não se…

3 anos ago

O que muda do COBIT 5 para o COBIT 2019? Entenda!

A tecnologia tem passado por mudanças contínuas. Nesse contexto, modelos de gestão e governança estão…

3 anos ago

Serviços gerenciados de TI e outsourcing de TI: entenda as diferenças

Conhecer um pouco mais sobre serviços gerenciados de TI (Tecnologia da Informação) e outsourcing de…

3 anos ago

Entenda a importância da TIC para a segurança de dados da empresa

TIC e segurança de dados são conceitos que nasceram "entrelaçados". Enquanto o primeiro representa a…

4 anos ago

Saiba como a segurança de dados melhora a experiência do cliente

Como melhorar a experiência do cliente? Essa é uma pergunta recorrente entre os gestores de…

4 anos ago

Gestão de incidentes em TI: saiba como fazer de forma eficiente

A gestão de incidentes em TI nada mais é que um conjunto de boas práticas…

4 anos ago