Quando falamos sobre investimentos em tecnologia, quais são as demandas do mercado? O que um profissional da área deve fazer para conseguir encontrar as melhores formas de atender às exigências do usuário?
De fato, conforme o investimento em TI passou a ter um papel estratégico para empresas de qualquer setor, tornou-se essencial saber como identificar necessidades de mercado. Então, quer entender como um profissional de TI pode fazer isso? Confira o nosso post de hoje!
Não há dúvidas de que a tecnologia tem um papel-chave dentro do ambiente corporativo. Soluções de TI são responsáveis por permitir que profissionais atuem de maneira integrada, com maior agilidade e menos erros.
Além disso, adotando as ferramentas certas, a empresa consegue criar um ambiente com alto nível de flexibilidade e mobilidade, algo fundamental para conseguir lidar com as demandas do mercado atual.
Esse cenário criou uma série de oportunidades para quem trabalha na área. Hoje, profissionais e empresas do setor de tecnologia devem estar atentos para saber sempre como identificar necessidades de mercado, avaliando as principais tendências que possam ser aplicadas no dia a dia de diferentes empresas.
Assim, novas oportunidades são criadas, facilmente, por meio de um portfólio de serviços e produtos de alta qualidade.
Para fornecer serviços de qualidade, um profissional de TI deve contar com uma série de estratégias.
Elas podem focar, principalmente, na modelação dos serviços e produtos de acordo com as demandas dos usuários, as suas metas e objetivos de médio e longo prazo. Dessa forma, é possível fazer as escolhas certas, que geram um alto retorno sobre o investimento feito.
Também é uma boa estratégia avaliar as tendências do mercado. Sabendo quais são as novas tecnologias, as ferramentas que são populares e as soluções em desuso, é possível fazer escolhas mais inteligentes e poderosas.
Cada usuário terá acesso a opções de investimento que se adaptam ao seu dia a dia e resolvem as suas principais necessidades rapidamente. Além disso, saber como identificar as necessidades do mercado é um ponto-chave para criar serviços de qualidade.
Sem que isso ocorra, o profissional de TI terá dificuldades para definir estratégias que se adaptam àquilo que o usuário precisa, e que sejam capazes de criar um real impacto positivo no dia a dia de cada pessoa.
Uma das formas de saber como identificar as necessidades do mercado é conhecer as tendências do setor de tecnologia.
Empresas sempre buscam atualizar a sua infraestrutura para se manterem continuamente competitivas e, nesse cenário, atualizar o portfólio de serviços de TI é quase sempre a melhor escolha a ser tomada.
Diante disso, separamos quatro tendências de TI para ficar de olho nos próximos anos. Confira:
A Internet das Coisas é uma tendência que envolve um grande número de aparelhos e, nos próximos anos, causará um impacto significativo em diferentes setores.
Os dispositivos inteligentes mudarão a forma como companhias criam estratégias de marketing, definem as suas políticas operacionais e otimizam o seu ambiente de trabalho. Nesse sentido, é crucial estar preparado para identificar como cada equipamento pode ajudar o negócio a ter uma rotina mais eficaz.
Na indústria, por exemplo, sensores de vibração podem auxiliar gestores a identificar equipamentos funcionando fora do seu padrão. Já em um escritório, sensores de presença tornam o controle de temperatura mais eficaz e evitam o desperdício de recursos.
Comercialmente, os dados levantados por dispositivos da Internet das Coisas podem ser utilizados para que o negócio conheça melhor o seu público-alvo.
Com o auxílio de ferramentas de Big Data, o empreendimento consegue analisar dados com um número maior de fatores, criando uma visão mais dinâmica e abrangente sobre os seus consumidores — algo crucial para criar estratégias de alto impacto.
Em resumo, a Internet das Coisas representa um novo futuro para as companhias. Mais integrado e conectado, essa realidade terá menos erros, fará um melhor uso dos recursos disponíveis e conseguirá criar estratégias de alto lucro.
A análise de dados é uma das principais estratégias utilizadas por empresas para atingir os seus objetivos de médio e longo prazo. Afinal, é com o auxílio de processos analíticos que gestores conseguem prever tendências de mercado e saber qual é a melhor maneira de projetar os serviços e produtos do negócio.
Por meio do Big Data, essa análise de dados ganha um novo potencial. A companhia poderá utilizar mais fatores para descobrir como se posicionar no mercado: redes sociais, dispositivos da Internet das Coisas, pesquisas internas e mais informações serão processadas. Assim, analistas conseguirão obter insights inovadores.
De fato, a computação na nuvem ganhou destaque nos últimos anos como uma tecnologia capaz de criar um ambiente de trabalho eficiente, com baixo custo operacional e capacidade de escalar os recursos disponíveis facilmente.
Hoje, uma grande quantidade de soluções de TI podem ser licenciadas por meio dessa tecnologia — como é o caso de sistemas de gestão, ferramentas para armazenar dados e softwares para comunicação entre equipes.
Tais soluções se destacam por ter maior disponibilidade e um custo de manutenção reduzido. Assim, a disponibilidade é ampliada com o auxílio de servidores de alta performance, e, como a nuvem torna processos de gestão mais simples, a empresa poderá focar mais nas suas principais demandas.
Os ataques em meios virtuais cresceram largamente nos últimos anos. A ampliação da presença de soluções de TI no meio corporativo foi acompanhada pelo crescimento do número de dados que circulam em meios digitais — e, como consequência, os ataques passaram a ser mais complexos e frequentes.
Nesse cenário, muitas companhias estão dando um grande destaque aos investimentos em segurança digital. Hoje, a área é uma das principais do mercado de tecnologia, seja para quem atua como consultor ou quem trabalha com a oferta de ferramentas para proteger dados.
Assim, empresas precisam de profissionais capazes de criar soluções que tornem a infraestrutura de TI mais confiável. Ao mesmo tempo, elas buscam ferramentas para tornar essas metas alcançáveis.
Cabe ao profissional de TI, então, definir tais pontos, avaliando o perfil do negócio e rastreando quais são as melhores opções para o empreendimento — bem como testar a segurança do negócio e criar mecanismos de avaliação consistentes com a realidade da empresa.
Enfim, gostou do post? Agora que você sabe como identificar necessidades de mercado, que tal seguir os nossos perfis no Facebook e LinkedIn para continuar por dentro das novidades do nosso blog?
This post was last modified on agosto 16, 2019 18:08
A adequação à LGPD é uma preocupação de várias empresas. Afinal de contas, não se…
A tecnologia tem passado por mudanças contínuas. Nesse contexto, modelos de gestão e governança estão…
Conhecer um pouco mais sobre serviços gerenciados de TI (Tecnologia da Informação) e outsourcing de…
TIC e segurança de dados são conceitos que nasceram "entrelaçados". Enquanto o primeiro representa a…
Como melhorar a experiência do cliente? Essa é uma pergunta recorrente entre os gestores de…
A gestão de incidentes em TI nada mais é que um conjunto de boas práticas…