Gestão de TI

A inteligência artificial e a sua relação com a TI nas empresas

Share

Novas tecnologias estão sempre surgindo, aprimorando a vida das pessoas e também das empresas. Uma delas é a famosa inteligência artificial (IA). Apesar de a sua utilização na TI não ser exatamente uma novidade, ela tem obtido cada vez mais espaço e atenção do mercado.

Uma vez que o setor de TI é uma área essencial e estratégica para todas as organizações, valer-se de novas tecnologias pode ser crucial.

Obviamente, não é apenas a TI que utiliza e se beneficia com os atributos da IA, tampouco somente empresas ligadas à informática, mas diversos campos da economia e diferentes ramos de atividades.

Entretanto, a relação entre o setor de TI e a evolução da IA se mostra bastante estreita, conforme abordaremos ao longo deste artigo.

Confira agora mesmo!

A inteligência artificial e as suas variações

A inteligência artificial é um segmento das Ciências da Computação, cujo objetivo básico é criar dispositivos que simulem a capacidade que os seres humanos têm de usar o raciocínio e a percepção, bem como de tomar decisões e solucionar problemas.

Em outras palavras, trata-se de “imitar” e aperfeiçoar algumas das faculdades humanas, mas de modo automatizado. A IA existe, pelo menos, desde a década de 1940, sendo que a ideia inicial desse ramo era incrementar as funcionalidades do computador.

Posteriormente (já nos anos 1960), surgiu o que, de fato, é reconhecido hoje como o ramo da IA. Existem variadas linhas e subcategorias, cada qual com as suas particularidades. A biológica, cujo objetivo é mimetizar as habilidades mentais humanas mais complexas, é apenas uma delas.

Atualmente, as tecnologias que envolvem a IA são aplicadas em diferentes segmentos, como games, medicina e, obviamente, Tecnologia da Informação.

O conceito de inteligência artificial, portanto, é bastante abrangente e envolve uma imensidão de métodos e técnicas. O que une todos esses elementos é o princípio e/ou intuito de desenvolvimento de softwares cada vez mais inteligentes e autossuficientes.

Inovações como o machine learning e computação cognitiva são termos abrangidos por esse grande “guarda-chuva”.

Aplicações da inteligência artificial

Conforme mencionado, a inteligência artificial tem uma infinidade de aplicações, possibilitando que as organizações colham bons frutos de sua implementação em larga escala.

Um exemplo dessas aplicações são os diagnósticos médicos. Há um considerável contingente de aparelhos e equipamentos dessa área que se valem da inteligência artificial para fornecer análises mais precisas.

Dentro do ramo da Tecnologia da Informação, um exemplo de utilização que carrega enorme potencial de inovação se dá por meio de três áreas: a chamada “aprendizagem profunda” (Deep Learning), o PLN (Processamento da Linguagem Natural) e a visão computacional.

Essas três áreas apresentam um desenvolvimento tecnológico bastante acelerado, podendo impactar enormemente a área de TI, conferindo, assim, maior qualidade e eficiência aos processos e serviços.

O Big Data e o reconhecimento de voz são outros segmentos que ganharão muito com o crescente potencial da IA. Setores comerciais como o e-commerce podem, igualmente, ter a IA como um dos seus motores, impulsionando e facilitando os processos de compra e venda.

Os ganhos possíveis da inteligência artificial na TI

A área de TI, mais do que qualquer outra no mercado, pode se beneficiar do potencial sem precedentes que a inteligência artificial traz para os atuais ambientes de negócios.

Anteriormente limitada a aplicações mais restritas no comércio e na indústria, a inteligência artificial vem, já há algum tempo, proporcionando melhorias significativas para organizações de todos os portes.

A área de TI é, por definição, uma das mais tecnológicas e modernas, contudo, não são poucos os líderes empresariais que a consideram desnecessariamente custosa. Isso pode ser compreendido, em parte, devido ao custo inicial de alguns equipamentos.

Entretanto, a médio e longo prazo, o investimento em IA se mostra, na verdade, muito vantajoso para o setor de TI, inclusive ao se levar em consideração os custos.

Após a implantação e o período inicial de preparação para a aprendizagem da nova práxis de funcionamento, os gastos nos processos dentro da empresa tendem a diminuir consideravelmente.

A IA permite que se vá além, ou seja, atingir uma maior produtividade com menos investimentos, otimizando não apenas recursos, mas tempo, espaço e processos.

O fato é que a inteligência artificial torna obsoletas muitas das tecnologias atuais. Isso é particularmente intenso quando se refere ao setor de TI, que passa a ser completamente fundamentado no uso de diferentes tecnologias.

Novas demandas e renovação de antigas necessidades de TI

Em um mercado que reflete uma sociedade mais e mais imediatista, na qual o fluxo e a velocidade das transações é cada dia mais veloz, constante e volumosa, investir em avanços tecnológicos de ponta, como a IA, representa se destacar frente à concorrência, além de aprimorar o ambiente interno da empresa.

Sobretudo a partir do crescimento dos negócios digitais, o setor de TI pode e deve pensar em estratégias bem elaboradas, considerando os casos em que a IA deve ser usada e o ROI (Retorno sobre Investimentos) pode proporcionar, a fim de analisar como as suas soluções transformarão o que a empresa tem a oferecer.

O investimento em inteligência artificial e a sua relação com o crescimento empresarial

Quando o setor de TI é capaz de fazer uma boa avaliação dos usos e vantagens da inteligência artificial para a empresa, um plano de investimentos mais eficiente deve ser apresentado aos setores Comercial e Financeiro e ao conjunto de dirigentes, gestores ou líderes.

O objetivo dessas iniciativas deve ser o de trazer um crescimento, consistente e contínuo, para a empresa, em todos os sentidos. Todos sabemos as dificuldades em operar nos atuais mercados (cada vez mais exigentes e competitivos). Neste cenário, inovar é absolutamente fundamental.

Apostar nas soluções da inteligência artificial na TI garante que a sua empresa acesse novas metodologias e formas de acompanhamento, sempre prezando pela transparência, assim como pela facilitação dos processos, otimização de tempo e recursos.

Então, você gostaria de ficar por dentro das novidades tecnológicas em geral e saber mais sobre inteligência artificial? Comece a nos seguir nas redes sociais e esteja sempre atualizado! Nós estamos no Facebook e no LinkedIn!

This post was last modified on agosto 16, 2019 18:10

Posts Recentes

Conheça os principais desafios da adequação à LGPD!

A adequação à LGPD é uma preocupação de várias empresas. Afinal de contas, não se…

3 anos ago

O que muda do COBIT 5 para o COBIT 2019? Entenda!

A tecnologia tem passado por mudanças contínuas. Nesse contexto, modelos de gestão e governança estão…

3 anos ago

Serviços gerenciados de TI e outsourcing de TI: entenda as diferenças

Conhecer um pouco mais sobre serviços gerenciados de TI (Tecnologia da Informação) e outsourcing de…

3 anos ago

Entenda a importância da TIC para a segurança de dados da empresa

TIC e segurança de dados são conceitos que nasceram "entrelaçados". Enquanto o primeiro representa a…

4 anos ago

Saiba como a segurança de dados melhora a experiência do cliente

Como melhorar a experiência do cliente? Essa é uma pergunta recorrente entre os gestores de…

4 anos ago

Gestão de incidentes em TI: saiba como fazer de forma eficiente

A gestão de incidentes em TI nada mais é que um conjunto de boas práticas…

4 anos ago