Gestão de TI

Quais são os tipos de processos organizacionais e como funcionam?

Share

Você sabe quais são os principais tipos de processos organizacionais e como eles funcionam? Existem várias formas e elas são importantes para organizar a rotina de atividades das empresas. Com essa prática será possível alcançar melhores resultados, que podem ser obtidos em várias tarefas diferentes. Entre elas estão a produção de mercadoria, a prestação de um serviço ou a venda de um item.

Realmente esse assunto é muito relevante, não é mesmo? Por isso, neste post explicaremos detalhadamente o que são os processos organizacionais, quais são os tipos e destacaremos a importância de investir na gestão de processos das empresas. Acompanhe a seguir.

O futuro dos Command Centers

Não perca nenhuma informação! Gerencie, monitore e armazene dados importantes com o Business Command Center e conheça as tendências de Gestão de TI que podem revolucionar seu fluxo de trabalho.

O que são os processos organizacionais?

Os processos organizacionais fazem referência a uma série de atividades relacionadas entre si. Elas podem envolver, por exemplo, pessoas, procedimentos, informações, equipamentos etc.

A execução desse processo é responsável por transformar os insumos (entradas) em produtos ou serviços (saídas), que visam atender às demandas e necessidades dos clientes, o que contribui para gerar valor ao público.

Agora, você deve estar se perguntando: o que são os insumos? Várias possibilidades podem se encaixar nesse conceito. Podem ser considerados, por exemplo, matérias-primas, informações, equipamentos, conhecimento etc. As saídas, por sua vez, referem-se ao produto final que é entregue ao cliente.

Quais são os principais tipos?

Existem três tipos de processos organizacionais, são eles: primário, de apoio e gerencial. Abordaremos o funcionamento detalhado de cada procedimento na sequência do post. Continue lendo!

Primário

Esse processo também é conhecido como finalístico e faz referência aos procedimentos que geram diretamente o produto ou serviço para o público. Por meio desse tipo de processo, a empresa atende às demandas e necessidades dos clientes.

Além disso, o processo primário demonstra o ramo pelo qual uma determinada companhia atua. Falamos, portanto, do “core business”, ou seja, das tarefas principais e que se relacionam com as atividades mais importantes de uma empresa.

Por causa da sua importância, é bastante comum que esse tipo de procedimento receba apoio de outros processos coadjuvantes. Essa soma de atividades ajuda a gerar o serviço ou o produto final.

De apoio

Também é conhecido como processo de suporte e faz referência às atividades que não têm relação direta com o público externo, ou seja, os consumidores finais. Nesse momento, o objetivo principal é auxiliar ou otimizar a execução do processo primário.

Vale destacar que, na maioria das vezes, os procedimentos de apoio estão diretamente ligados ao processo primário, pois garantem que as atividades relacionadas ao “core business” ocorram de maneira adequada. Dessa forma, a sua companhia pode entregar um melhor produto ao cliente.

Gerenciais

Os processos dessa área estão diretamente ligados à gestão estratégica de uma companhia. Por isso, apresentam uma relação intrínseca com os outros dois tipos. Vale destacar que é a partir desse tipo de processo que as outras atividades podem ser monitoradas e analisadas de forma contínua. Podemos afirmar, portanto, que os processos gerenciais ajudam a trazer mais eficiência.

Como funciona a hierarquia dos processos?

Em uma companhia é fundamental definir prioridades na execução de tarefas. Nesse contexto, a hierarquia dos processos o ajudará a definir as prioridades do seu negócio. Pensando nisso, na sequência do artigo explicaremos como funciona a hierarquia dos processos. Acompanhe!

Macroprocessos

Os macroprocessos, na maioria das vezes, envolvem dois ou mais departamentos, cargos, funções ou competências. Por causa dessa característica integradora, esses procedimentos apresentam um grande impacto no resultado final da empresa. Por isso, esse tipo de processo está no topo na hierarquia.

Processos

Fazem referência ao conjunto de atividades de alta complexidade, como os subprocessos. Eles buscam entregar um objetivo específico. Uma característica importante é que os processos começam e encerram com o cliente externo. Dessa forma, eles recebem entradas e entregam saídas.

Subprocessos

Os subprocessos se caracterizam por reunir tarefas de alta complexidade. Muitas vezes, são compostos por atividades diferentes, mas relacionadas entre si. Eles realizam um objetivo específico que dá apoio a um processo.

Atividades

Tratam-se de operações de média complexidade. As atividades acontecem dentro de um processo ou subprocesso específico. Elas, na maioria das vezes, são executadas por um departamento específico e com um objetivo definido previamente.

Tarefas

As tarefas, por sua vez, fazem referência ao conjunto de trabalhos a serem executados. Elas costumam envolver um prazo específico, esforço e desafios. Fazem referência à parte mais específica do processo organizacional.

Qual é a importância de investir na gestão de processos da empresa?

Como destacamos, nenhuma empresa consegue sobreviver sem processos. Por isso, é necessário fazer o processamento das entradas (inclui conhecimentos, insumos, materiais, entre outros) com a intenção de transformá-las em bens de consumo ou serviços que possam ser vendidos, o que ajuda a agregar valor ao público. Vale destacar que a gestão de processos oferece vários benefícios para as empresas. Entre eles estão:

  • redução dos custos: com a organização dos processos, é possível direcionar os recursos de forma adequada e otimizada, o que contribui para as empresas gastarem menos;
  • diminuição do desperdício: de forma complementar à questão anterior, acontece também a redução do desperdício. Dessa forma, você utilizará os recursos e o tempo de maneira otimizada, o que contribui para aumentar a produtividade do seu negócio;
  • padronização: ao melhorar os procedimentos rotineiros da companhia, é possível padronizar os resultados e, assim, assegurar que tudo será executado de maneira fiel. Dessa forma, a satisfação dos consumidores tende a aumentar;
  • integração: fazer a integração entre diferentes departamentos é um desafio. No entanto, quando as empresas buscam melhorar os processos, elas tendem a usar a integração com o intuito de melhorar os resultados das tarefas e, assim, alcançar os objetivos.

Existem vários tipos de processos organizacionais e cada um tem suas características. Nesse sentido, é de fundamental importância conhecê-los detalhadamente, pois te ajudarão a alcançar melhores resultados na sua empresa.

Gostou do post de hoje? Agora que você já sabe quais são os principais tipos de processos organizacionais, aproveite a passagem pelo nosso blog para conferir neste artigo o que é a maturidade de processos e saiba qual é a importância desse conceito para o seu negócio.

This post was last modified on julho 25, 2023 09:37

Comentários

  • Muito boa a explicação sobre processos. usei para parte de uma aula minha sobre Engenharia de software.
    os slides estão referenciados com o site de vocês.

Posts Recentes

Conheça os principais desafios da adequação à LGPD!

A adequação à LGPD é uma preocupação de várias empresas. Afinal de contas, não se…

3 anos ago

O que muda do COBIT 5 para o COBIT 2019? Entenda!

A tecnologia tem passado por mudanças contínuas. Nesse contexto, modelos de gestão e governança estão…

3 anos ago

Serviços gerenciados de TI e outsourcing de TI: entenda as diferenças

Conhecer um pouco mais sobre serviços gerenciados de TI (Tecnologia da Informação) e outsourcing de…

3 anos ago

Entenda a importância da TIC para a segurança de dados da empresa

TIC e segurança de dados são conceitos que nasceram "entrelaçados". Enquanto o primeiro representa a…

4 anos ago

Saiba como a segurança de dados melhora a experiência do cliente

Como melhorar a experiência do cliente? Essa é uma pergunta recorrente entre os gestores de…

4 anos ago

Gestão de incidentes em TI: saiba como fazer de forma eficiente

A gestão de incidentes em TI nada mais é que um conjunto de boas práticas…

4 anos ago