Categories: Gestão de TI

Catálogo de serviços de TI: o que é e qual a sua importância?

Share

Na era da transformação digital, o departamento de TI passou a desempenhar um papel cada vez maior de protagonismo nas empresas. Hoje, sua produtividade reflete diretamente nos negócios, já que a gestão de toda a tecnologia utilizada passa pelo setor. Consequentemente, o catálogo de serviços de TI ganhou ainda mais relevância.

Entretanto, é natural ter algumas dúvidas sobre como ele funciona. Afinal, nem sempre esse setor recebe a atenção que merece, mesmo que sua atuação traga uma série de benefícios. Se você tem perguntas a fazer, este post é para você! Falaremos aqui sobre o conceito, o uso e os benefícios do catálogo de serviços de TI. Confira!

O que é um catálogo de serviços?

Foi-se o tempo em que a equipe de TI era uma espécie de central cuja função era “apagar incêndios”. No mundo atual, sua atuação é estratégica, impactando a produtividade de todos os departamentos da empresa. Consequentemente, sua gestão se tornou uma questão a ser tratada de forma ainda mais inteligente.

O catálogo de serviços de TI é uma espécie de registro das atividades que o setor deve ser capaz de desempenhar na empresa. Tudo o que for necessário, em termos de promover o funcionamento correto da tecnologia da informação, deve ser incluído nesse documento.

O objetivo é estabelecer um tipo de guia para as operações de TI. Com todas as atribuições explícitas nesse catálogo, o gestor poderá trabalhar para manter a equipe e a infraestrutura prontas para atender às demandas do dia a dia. Algumas das informações que o catálogo costuma ter são:

  • a descrição dos serviços;
  • quem está apto a solicitá-los;
  • como a solicitação é feita (ferramenta e processo);
  • o nível de qualidade, disponibilidade e demais acordos (SLAs);
  • o prazo para executar um serviço;
  • o custo envolvido;
  • quem são os responsáveis pela execução.

Vale destacar que isso não significa simplesmente garantir o funcionamento de hardwares e softwares. No help desk ou service desk, por exemplo, é preciso considerar os tipos de serviço oferecidos e garantir que a equipe tenha o conhecimento necessário para atuar com eficiência. Isso envolve capacitação profissional, gestão de pessoas, garantia de quantidade de profissionais à disposição etc.

Quais são os benefícios de contar com um catálogo de serviços?

O primeiro grande diferencial é a capacidade de definir uma imagem clara dos serviços prestados aos usuários (dentro da empresa) ou clientes (externamente). Com isso, tanto o gestor quanto a equipe de TI trabalharão com uma relação mais adequada entre metas propostas e desempenho real.

A empresa pode se organizar para oferecer esses serviços no tempo certo, com um desdobramento de alta disponibilidade, ou seja, sempre que um incidente ocorre, a TI está pronta para atuar.

Além disso, a própria infraestrutura tecnológica e o time podem ser gerenciados de forma otimizada. Com o catálogo em mãos (e atualizado), o gestor pode desenvolver um planejamento de expansão ou de redução conforme a demanda.

O resultado é uma equipe com um custo operacional mais previsível e controlado. Se a demanda dos usuários tender a aumentar, o gestor rapidamente identificará que os recursos à disposição atualmente não são suficientes. Logo, ele fará um planejamento de expansão com antecedência.

Outro ponto a ser destacado é que o catálogo de serviços favorece o monitoramento do desempenho da equipe. Com base no registro do que é esperado que o time possa fazer, o gestor pode gerar relatórios comparativos e apresentar dados confiáveis sobre produtividade e custos.

Trata-se de um documento importante, por exemplo, para que a direção da empresa desenvolva um planejamento estratégico. Além disso, o impacto na qualidade e eficiência dos processos é significativo.

Com um catálogo bem elaborado, os profissionais têm acesso a detalhes sobre a rotina do setor e podem tirar dúvidas antes que os incidentes ocorram. Se um atendente perceber que não conhece um dos procedimentos que precisa realizar, pode informar ao gestor e ser instruído. Em pouco tempo, toda a equipe passa a trabalhar com uma sinergia maior, tapando eventuais buracos na rede de atividades da TI.

O que a empresa tem a ganhar com isso?

O catálogo evita cenários pouco produtivos para a equipe de TI, como no caso de um cliente ou usuário entrar em contato solicitando algo difícil de compreender ou impossível de ser feito. Com o documento criado, é possível direcionar os chamados e preencher certas categorias para especificar o que ele precisa.

Ao negociar a prestação de serviços a clientes, por exemplo, a empresa pode utilizar esse catálogo como referência para os Acordos de Níveis de Serviço (SLAs). Além de facilitar a negociação e a elaboração do contrato, ele pode servir de guia para que o cliente entenda o que é de responsabilidade do prestador — no caso, você.

Estamos falando de uma ferramenta que gera transparência no acordo entre as partes. Consequentemente, sua empresa ganha um espaço importante para elevar o nível de qualidade dos serviços e fidelizar seus clientes.

Para complementar, você pode padronizar o método de trabalho da equipe de TI, dando mais agilidade ao setor e garantindo resultados melhores no atendimento. No entanto, isso exige atenção especial na hora da elaboração do catálogo de serviços.

Não basta simplesmente listar aquilo que sua empresa faz: um catálogo de serviços de TI deve conter os detalhes mencionados e ser revisado constantemente a fim de manter uma melhora contínua nos processos.

Além de ouvir quem trabalha diretamente na prestação do serviço — ou seja, a equipe de TI —, é fundamental dar abertura para o feedback dos clientes, pois pode ser que você desconheça alguma demanda que precisa ser suprida.

Por isso, o diálogo pode ser produtivo para ambas as partes. Enquanto o cliente centraliza mais atividades em um mesmo parceiro, você amplia o leque de opções da sua empresa, fortalece os negócios e ganha espaço no mercado.

Como você pôde ver, trata-se de uma ferramenta simples, mas com impactos significativos para os negócios. Faça uma análise da sua TI e veja como o catálogo de serviços pode ser um importante aliado para que sua empresa alcance resultados cada vez melhores.

Se gostou do post, que tal se inscrever em nossa newsletter? Assim, você receberá gratuitamente mais conteúdos sobre inovação e tecnologia!

This post was last modified on fevereiro 3, 2021 10:10

Comentários

Posts Recentes

Conheça os principais desafios da adequação à LGPD!

A adequação à LGPD é uma preocupação de várias empresas. Afinal de contas, não se…

3 anos ago

O que muda do COBIT 5 para o COBIT 2019? Entenda!

A tecnologia tem passado por mudanças contínuas. Nesse contexto, modelos de gestão e governança estão…

3 anos ago

Serviços gerenciados de TI e outsourcing de TI: entenda as diferenças

Conhecer um pouco mais sobre serviços gerenciados de TI (Tecnologia da Informação) e outsourcing de…

3 anos ago

Entenda a importância da TIC para a segurança de dados da empresa

TIC e segurança de dados são conceitos que nasceram "entrelaçados". Enquanto o primeiro representa a…

4 anos ago

Saiba como a segurança de dados melhora a experiência do cliente

Como melhorar a experiência do cliente? Essa é uma pergunta recorrente entre os gestores de…

4 anos ago

Gestão de incidentes em TI: saiba como fazer de forma eficiente

A gestão de incidentes em TI nada mais é que um conjunto de boas práticas…

4 anos ago