Categories: Gestão de TI

Entenda o que é governança de TI em 3 modelos

Share

Não é segredo nenhum que, atualmente, a tecnologia é uma peça-chave para o funcionamento de todos os setores, processos e operações de uma empresa. Ela viabiliza a maior eficácia e integração desses elementos, o que faz com que a governança de TI se torne cada vez mais importante para as organizações.

Por isso, o investimento em TI deixou de ser uma tarefa exclusiva das companhias de grande porte. Hoje, adotar ferramentas tecnológicas é visto como uma etapa crucial para qualquer empresa que queira aumentar a sua produtividade e alcançar destaque no mercado.

É nesse contexto que entra a governança de TI. Ela é uma maneira de alinhar a estratégia de TI com a de negócios para aprimorar a tomada de decisões, aproveitar os recursos tecnológicos disponíveis e conseguir resultados cada vez melhores.

Quer saber como isso é feito e os principais modelos de governança de TI? Então veja o nosso post abaixo!

Índice

  1. O que é governança de TI?
  2. Como a governança de TI afeta a empresa?
  3. Por que investir em governança?
  4. Implantando a governança de TI
  5. Quais os principais modelos da governança de TI?
  6. Benefícios dos frameworks
  7. Boas práticas de TI

O que é a governança de TI?

A governança de TI consiste em um conjunto de estratégias, políticas, métodos e papéis que alinham o plano estratégico ao plano de negócios. Dessa forma, a empresa poderá ter a tecnologia como a sua aliada em várias rotinas, o que assegura a realização dos objetivos corporativos.

Além disso, ela dá aos profissionais a capacidade de atuar de modo estratégico no atendimento às demandas dos clientes e dos parceiros comerciais. Ou seja, a política de governança de TI, em conjunto com as estratégias de gestão de TI, é responsável pelo planejamento, desenvolvimento, execução e monitoramento da TI da maneira mais eficaz possível.

Esse trabalho é direcionado de acordo com as diretrizes, missões e metas estratégicas definidas pela governança corporativa.

Guia Definitivo de Gestão de Incidentes de TI

Entenda o que é um incidente de TI e confira nosso checklist definitivo para uma gestão otimizada! 

Como a governança de TI afeta a empresa?

A governança de TI traz grandes mudanças para o negócio. As três principais são as seguintes:

Conformidade com as normas

A governança de TI possibilita que sua equipe de TI esteja adequada às normas. Dessa forma, a empresa agrega ainda mais valor para competir no mercado.

Cabe ao time de governança definir uma boa abordagem para tais dilemas, de modo a garantir a conformidade da TI e dos negócios com as questões legais, normas, políticas e regulamentações que a corporação deve cumprir.

Minimização de riscos

Por meio da análise de informações sobre sistemas de TI, do perfil do negócio e das experiências anteriores, a pessoa responsável por definir as estratégias de governança de TI traçará os principais problemas que podem afetar os processos do empreendimento.

Dessa forma, é possível criar rotinas preventivas mais eficazes e inteligentes, antecipando eventuais problemas.

Transparência

A governança de TI também torna as rotinas do setor mais transparentes. Para que isso seja possível, os processos devem ser traçados com o apoio de uma comunicação contínua entre a área e os usuários.

Assim, torna-se mais fácil para as pessoas que estão em outros setores compreenderem como as rotinas estão estruturadas. O mesmo vale para os seus objetivos e normas.

Embora a governança de TI seja responsabilidade de diretores e gestores da empresa, ela também requer a participação de profissionais técnicos, usuários e fornecedores, garantindo assim, um controle melhor dos impactos da tecnologia e a entrega de valor para o negócio.

Por que investir em governança?

A adoção de uma boa governança de TI, implica em diversos benefícios. O maior alinhamento das rotinas do setor com outras áreas, melhora o fluxo de trabalho dos técnicos, amplia a performance da infraestrutura e, também, a sua confiabilidade. Confira abaixo as principais vantagens de investir nessa abordagem:

  • promove um alinhamento consistente da TI com as estratégias e objetivos corporativos;
  • identifica, implementa e aperfeiçoa os processos, recursos e ferramentas que permitem que a TI execute as suas atividades com eficiência operacional;
  • alinha a arquitetura, a infraestrutura e as aplicações da TI às necessidades atuais e futuras do negócio;
  • assegura o uso eficaz de indicadores de desempenho, alinhando os resultados às estratégias de TI e de negócios da organização;
  • fomenta uma cultura de TI dentro da empresa, incorporando em sua estrutura organizacional uma equipe voltada para a governança de TI;
  • entrega os benefícios esperados pelo corpo de governança e órgãos regulatórios;
  • reduz riscos de TI e contribui para a automação de tarefas operacionais, economizando tempo e despesas;
  • dimensiona e gerencia a demanda por serviços de TI de outros departamentos.

Implantando a governança de TI

No processo para a implantação da governança de TI é preciso considerar alguns pontos.

O primeiro passo é ter um planejamento que alinhe a equipe de TI aos demais interesses da empresa. A tecnologia não deve ser vista como algo à parte da instituição, mas ser utilizada à favor dos objetivos do negócio. Em seguida, é importante entender quais são os processos realizados pela equipe de TI, considerando quais são, como são realizados e por quem.

Por fim, para que se implante a governança de TI, é necessário o auxílio de um framework de processos, como o COBIT ou a ITIL.

Quais os principais modelos de governança de TI?

Existem diversas estruturas, práticas e modelos que podem servir como base na hora de aplicar um programa de governança de TI em uma organização. Essas “melhores práticas” também são chamadas de frameworks.

Os três principais frameworks aplicados na governança e gestão de TI são COBIT, ITIL e Lean IT. Saiba mais sobre os fundamentos e estruturas desses frameworks a seguir:

COBIT

O COBIT — acrônimo para “Control Objectives for Information and Related Technologies” — é um framework focado em governança de TI, criado em 1994 pelo ISACA. A versão mais recente desse framework é o COBIT 2019.

Seu papel é gerar processos eficazes e um gerenciamento preciso das rotinas de TI, monitorando e mensurando isso da melhor forma.

A nova versão desse framework conta com:

  • Fatores de Desempenho: que compreende os detalhes estratégicos da área de TI, garantindo a singularidade de cada empresa para a definição das práticas adequadas;
  • Área de Foco: que destaca as especificidades de cada empresa, e que necessitam da atenção de processos de governança;
  • espaço para que a comunidade proponha melhorias.

Assista no player abaixo o nosso Webinar sobre os Princípios e Benefícios do COBIT 2019:

ITIL

A ITIL — Information Technology Infrastructure Library — foi desenvolvida no final da década de 1980 pela CCTA. Esse framework corresponde a um conjunto de boas práticas para gerenciamento de serviços de TI.

Atualmente em sua quarta versão, tem como estrutura principal o Sistema de Valor de Serviço (SVS), que tem como principal característica possibilitar a criação e a co-criação de valor, a partir das oportunidades identificadas ou demandas efetuadas pelas áreas de negócio da organização.

O Sistema de Valor de Serviço (SVS) é composto por:

  • Princípios Orientadores;
  • Governança;
  • Cadeia de Valor de Serviço;
  • Práticas;
  • Melhoria Contínua.

No entanto, é preciso ressaltar que a ITIL não é uma metodologia. Ele deve ser visto como um guia de referência para a gestão dos serviços de TI. Dessa forma, empresas que queiram aplicar a ITIL devem seguir as orientações gerais e então desenvolver processos específicos dentro do contexto da organização.

Lean IT

O Lean IT é um modelo que aplica conceitos do pensamento Lean — Lean Thinking — e do Sistema Toyota de Produção na área da TI. Seus principais objetivos são a redução de desperdícios, melhoria contínua e aumento da qualidade e do valor entregue ao cliente. Isso gera mais produtividade e um melhor uso dos recursos disponíveis para o trabalho.

As bases do Lean IT

O Lean possui cinco bases para estruturar rotinas, quais sejam:

  • especificação do valor;
  • identificação do fluxo de valor;
  • garantia do fluxo contínuo;
  • demanda puxada;
  • busca pela perfeição — melhoria contínua.

Como a adoção do Lean exige uma grande mudança na cultura organizacional e no comportamento dos colaboradores, a implementação do Lean IT em uma corporação é conhecida como Lean Transformation Program — Programa de Transformação Lean.

Ele passa por uma série de etapas para que os profissionais possam compreender a importância dessa maneira de gerenciar as rotinas de trabalho. Após a implementação da metodologia Lean, a companhia terá um setor de TI melhor estruturado e capaz de executar rotinas com alto valor agregado.

Val IT

O modelo Val IT foi criado pelo Instituto de Governança de TI — ITGI, ou IT Governance Institute no original. Publicado em 2006 e revisado em 2008, ele auxilia profissionais de TI a demonstrarem o valor da tecnologia para o negócio e como é possível buscar estratégias para maximizar a performance de cada time.

Considerados por muitos como complementar ao COBIT, o Val TI auxilia a empresa a ter o máximo de retorno com os seus investimentos em TI. As rotinas de tomada de decisão e investimentos da área passam a ter um foco maior nas estratégias de médio e longo prazos, assim como nas demandas de cada setor. Assim, o time pode escolher soluções com um alto retorno sobre o investimento.

Benefícios dos frameworks

A utilização de frameworks é de grande benefício para a empresa. Dentre esses temos o tempo otimizado. Isso ocorre graças as funcionalidades já presentes nesses frameworks, que permitem trabalhar âmbitos mais genéricos, tornando possível o foco em áreas mais complexas.

Por fim, os frameworks ainda garantem a conformidade de suas aplicações de TI com as regras do negócio.

Boas práticas de governança de TI

Apesar da grande quantidade de informações e frameworks para governança de TI disponíveis atualmente, é preciso ir além da implementação de um modelo para alcançar os melhores resultados.

Ao adotar um modelo como guia para a governança de TI, uma empresa deve, necessariamente, avaliar e considerar todos os fatores que impactam no sucesso das estratégias de TI. Isso envolve as especificidades da infraestrutura, as demandas de cada usuário, a cultura organizacional do negócio e a estrutura de suas rotinas. Assim, será desenvolvida uma estratégia empresarial única para a companhia.

Nesse contexto, é essencial estimular o comprometimento dos colaboradores e das equipes de TI no alinhamento das metas e objetivos da empresa, com maior flexibilidade, transparência na comunicação das ideias e soluções e clareza sobre o papel dos envolvidos no resultado final.

O que achou desse tema? Se seu objetivo é implementar a governança de TI na sua empresa, nós podemos te ajudar! Preencha nossa página de contato, e nossos consultores especializados poderão guiar seu negócio para essa evolução.

This post was last modified on julho 25, 2023 10:20

Posts Recentes

Conheça os principais desafios da adequação à LGPD!

A adequação à LGPD é uma preocupação de várias empresas. Afinal de contas, não se…

3 anos ago

O que muda do COBIT 5 para o COBIT 2019? Entenda!

A tecnologia tem passado por mudanças contínuas. Nesse contexto, modelos de gestão e governança estão…

3 anos ago

Serviços gerenciados de TI e outsourcing de TI: entenda as diferenças

Conhecer um pouco mais sobre serviços gerenciados de TI (Tecnologia da Informação) e outsourcing de…

3 anos ago

Entenda a importância da TIC para a segurança de dados da empresa

TIC e segurança de dados são conceitos que nasceram "entrelaçados". Enquanto o primeiro representa a…

4 anos ago

Saiba como a segurança de dados melhora a experiência do cliente

Como melhorar a experiência do cliente? Essa é uma pergunta recorrente entre os gestores de…

4 anos ago

Gestão de incidentes em TI: saiba como fazer de forma eficiente

A gestão de incidentes em TI nada mais é que um conjunto de boas práticas…

4 anos ago