Uncategorized

ISO 55000: entenda o que é e quais os benefícios dessa certificação

Share

Assim como a ISO 20000, a certificação ISO 55000 também é uma questão bem relevante para falarmos em gestão de ativos nas empresas. Você sabe como resolver essa demanda? Esse é um problema sério para muitos gestores de negócios e requer ajuda de pessoal especializado. Ao longo deste texto, falaremos mais sobre a referida norma e apresentaremos os principais benefícios de se manter certificado.

Os processos de certificação profissional são uma forma de validar a atuação das pessoas físicas e jurídicas e conseguir credibilidade no mercado. Os modelos de negócios estão cada vez mais complexos e é preciso se diferenciar da concorrência. Entender um pouco mais sobre a norma ISO 55000 pode ser bem interessante para a gestão dos seus ativos mais estratégicos.

O que é a ISO 55000?

Trata-se de uma recente norma internacional que nos fornece uma visão ampla sobre a gestão de ativos e os seus sistemas correlatos. Essa normativa subsidia também o conteúdo da ISO 55001 e da ISO 55002. O intuito é compilar uma série de boas práticas comuns que se aplicam aos mais variados ramos de negócios, organizações e culturas.

Buscar certificações é uma opção recomendável para melhorar o posicionamento da sua empresa no mercado. Ficou interessado no assunto? Então, entenda um pouco mais sobre a ISO 55000 e veja quais são os principais benefícios dessa certificação para o seu negócio.

O Guia do COBIT 2019 para gestão de TI

Entenda como funciona o principal framework de Governança de TI e aplique as melhores práticas de segurança da informação e gerenciamento de risco na sua gestão.

Mudança cultural

A gestão de ativos representa uma mudança cultural bem relevante no planejamento estratégico e tático das empresas. Um ativo é uma engrenagem relevante na cadeia de geração de valor dos seus processos de negócios. Gerenciar informações com consistência pode ter influências diretas nas tomadas de decisões mais críticas da sua instituição.

A ISO 55000 preconiza uma gestão de ativos que consiga equilibrar desempenho e riscos. O objetivo central do guia é ser um apoio às empresas na alavancagem dos seus negócios, com eficiência e sustentabilidade no longo prazo.

As decisões de investimentos precisam de embasamentos objetivos e de tempestividade para evitar desperdícios de recursos financeiros, humanos e administrativos. Contar com sistemas ERP pode ajudar muito na otimização dos custos do seu negócio.

Lucratividade

Uma gestão de ativos bem planejada e mapeada viabiliza decisões inteligentes e fomenta a operacionalidade máxima das rotinas da sua empresa. Trata-se de uma forma de medir o retorno sobre os investimentos (ROI) em todos os seus processos mais críticos e, assim, visualizar possíveis pontos de melhoria.

A redução de custos e a rentabilidade dos planos de investimentos do seu negócio são duas variáveis relevantes quando falamos em aumento de lucratividade. É preciso conhecer bem a gestão de ativos da sua empresa para evitar demandas desnecessárias e priorizar projetos com maior valor agregado.

Conformidade

A certificação ISO 55000 é uma maneira de mostrar que a sua empresa preza pela conformidade com os requisitos legais, regulamentares e estatutários. Trata-se de uma busca pela aderência a padrões, melhores práticas, políticas e processos da gestão de ativos empresariais.

As demonstrações de conformidade reforçam a credibilidade do seu modelo de negócios com os clientes mais antigos e potenciais. Essas boas práticas também contribuem para a previsibilidade nas tomadas de decisões nos setores de TI. Contar com apoio personalizado pode ajudar bastante nesse processo.

Sustentabilidade organizacional

A norma ISO 55000 é uma direcionadora da atuação dos gestores de ativos das organizações. Tratam-se de informações críticas para a formação da cadeia de valor, que contribuirão fortemente para a sustentabilidade do seu modelo de negócios. Conhecer um pouco mais sobre a metodologia BPM (Business Process Management) também é uma opção interessante.

A sustentabilidade organizacional envolve variáveis tecnológicas, humanas, financeiras e administrativas. Saber gerenciá-las é uma habilidade crucial para melhorar a competitividade da sua empresa no mercado e o posicionamento do seu modelo de negócios.

Alinhamento às estratégias de negócios

A gestão de ativos envolve conhecimentos multidisciplinares e viabiliza uma governança de TI alinhada às estratégias de negócios. Essa atuação integrada permite aos membros da alta administração visualizarem os reais benefícios de investir em uma certificação como a ISO 55000.

O alinhamento estratégico direciona as rotinas do seu negócio e os relacionamentos com as partes interessadas dos projetos mais críticos. Trata-se de uma comunicação fluida, que evita informações desencontradas e desgastes internos.

Processos integrados

A integração de processos é fundamental para os modelos de negócios sustentáveis no longo prazo. A norma ISO 55000 disciplina como integrar pessoas, políticas internas, planos e ações para se obter uma gestão de ativos eficaz. O intuito é conseguir controlar as informações do seu negócio sem incorrer em burocracias onerosas e dispensáveis.

Processos integrados geram eficiência e favorecem tomadas de decisões mais consistentes e embasadas. Os gestores de negócio não podem perder tempo com procedimentos operacionais: eles precisam direcionar seus esforços para a consecução das demandas mais críticas e prioritárias para a empresa.

Como obter a certificação ISO 55000?

Esses são os benefícios de se adotar a norma ISO 55000 na sua empresa, mas como obter a certificação? Confira as etapas a serem seguidas. Existem 7 passos básicos, cada um com vários requisitos de implementação conforme apresentados na lista abaixo:

  1. contexto organizacional;
  2. liderança;
  3. planejamento;
  4. suporte;
  5. operação;
  6. avaliação de desempenho;
  7. melhoria.

A etapa do contexto organizacional envolve compreender os principais objetivos do seu negócio e quais são as expectativas quanto a uma nova gestão de ativos. Já a fase da liderança requer a elaboração das estratégias e dos planos de ação para aprimorar as informações gerenciais.

Quanto ao planejamento, a ideia é consolidar todos os critérios, métodos, riscos e processos para uma gestão de ativos. É interessante também já avaliar o alcance dos objetivos. O suporte visa a obtenção do comprometimento dos colaboradores para a certificação da ISO 55000.

Na fase de operação, busca-se efetivamente implementar os requisitos da referida norma. A avaliação de desempenho consiste em definir métricas financeiras e auditorias internas. Já a melhoria é uma etapa corretiva para ajustes internos.

A certificação ISO 55000 é uma alternativa interessante para a diferenciação da sua empresa no mercado. Contar com uma consultoria em TI pode ajudar bastante nesse processo de melhorias internas do seu negócio.

Gostou de conhecer os principais benefícios da certificação ISO 55000 para a sua empresa? Então, assine a nossa newsletter e mantenha-se atualizado sobre as principais tendências do mercado de tecnologia!

This post was last modified on julho 25, 2023 09:43

Comentários

Posts Recentes

Conheça os principais desafios da adequação à LGPD!

A adequação à LGPD é uma preocupação de várias empresas. Afinal de contas, não se…

3 anos ago

O que muda do COBIT 5 para o COBIT 2019? Entenda!

A tecnologia tem passado por mudanças contínuas. Nesse contexto, modelos de gestão e governança estão…

3 anos ago

Serviços gerenciados de TI e outsourcing de TI: entenda as diferenças

Conhecer um pouco mais sobre serviços gerenciados de TI (Tecnologia da Informação) e outsourcing de…

3 anos ago

Entenda a importância da TIC para a segurança de dados da empresa

TIC e segurança de dados são conceitos que nasceram "entrelaçados". Enquanto o primeiro representa a…

4 anos ago

Saiba como a segurança de dados melhora a experiência do cliente

Como melhorar a experiência do cliente? Essa é uma pergunta recorrente entre os gestores de…

4 anos ago

Gestão de incidentes em TI: saiba como fazer de forma eficiente

A gestão de incidentes em TI nada mais é que um conjunto de boas práticas…

4 anos ago