Gestão de TI

Planejamento estratégico de TI: entenda como e por que você deve aplicá-lo em sua empresa!

Share

Com a evolução das tecnologias de software, hardware e internet (cloud computing), os recursos de TI se tornaram um dos componentes mais importantes para o sucesso das estratégias corporativas. O problema é que, sem uma gestão adequada deles, a empresa pode não sentir os benefícios reais prometidos. Isso faz do planejamento estratégico de TI uma parte fundamental e indispensável.

Pensando nisso, desenvolvemos um post para você compreender o que é planejamento estratégico de TI, por que ele é tão necessário e como aplicá-lo. Acompanhe!

Pensando nisso, desenvolvemos um post para você compreender o que é planejamento estratégico de TI, por que ele é tão necessário e como aplicá-lo. Acompanhe!

O que é planejamento estratégico de TI?

Um planejamento estratégico de TI é composto por uma série de funções formalmente documentadas, que definem as estratégias que serão adotadas pela organização para disponibilizar, usar, medir, monitorar e controlar os recursos de tecnologia da informação. O objetivo é garantir a formação de uma estrutura funcional, sólida e alinhada aos objetivos do negócio.

A estrutura montada deve ser capaz de oferecer as ferramentas tecnológicas ideais e suficientes para suportar as operações do negócio, facilitando o trabalho de todos os departamentos no atingimento das metas traçadas pelos diretores e gestores. O planejamento, nesse caso, serve como um guia para orientar a empresa na tomada de decisões relacionadas à TI.

Por que essa estratégia é tão importante para a empresa?

O planejamento estratégico de TI pode proporcionar uma série de vantagens ao negócio, mas para não nos estendermos tanto, demonstraremos as principais a seguir.

Agrega segurança a rede, sistemas e bancos de dados

Com um bom planejamento dos recursos de TI, é possível saber exatamente o que se tem disponível e como é usado, já que engloba ações de controle e monitoramento. Também fica mais fácil descobrir vulnerabilidades, quais dados são mais sensíveis, quem acessa a rede corporativa e outros pontos que exigem mais atenção.

A partir disso, ações de proteção como controle de acessos, rotinas de backups e outras medidas podem ser adotadas com mais eficiência para proteger a infraestrutura montada.

Estimula o aumento da produtividade com qualidade

O plano estratégico de TI deve refletir a relevância da tecnologia para cada uma das metas estratégicas do negócio. Assim, pode atender bem às necessidades de mudanças da organização sempre que o mercado apontar e reagir a alguma tendência.

Dessa forma, a estratégia visa garantir que as tecnologias implementadas sustentem e ampliem o suporte às operações da organização, auxiliando no alcance das metas e dos objetivos propostos.

Permite integrar as operações da empresa

O planejamento estratégico de TI também é parte integrante da governança corporativa, pois engloba a liderança, as estruturas organizacionais e todos os processos da empresa.

O uso de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning), por exemplo, é consequência de um bom planejamento, pois a ferramenta permite centralizar e integrar todas (ou a maioria) as operações mais importantes da empresa em um único lugar, agregando eficiência aos processos de monitoramento e controle. Além disso, essa integração permite alinhar todos os departamentos da empresa rumo a um objetivo em comum.

Promove a redução de custos

Quando os gestores se dedicam a aplicar um planejamento eficiente para os recursos de TI que a empresa disponibiliza, eles duram mais, pois fica mais fácil visualizar e combater os desperdícios, bem como fazer uma alocação mais exata para onde mais são necessários em cada momento.

Se a empresa usa recursos de nuvem, por exemplo, o planejamento e o controle ajudam a contratar somente as ferramentas e os espaços necessários, reduzindo custos com a manutenção de capacidade de TI ociosa.

Como implementar um planejamento estratégico de TI?

Agora que você já sabe o que é e por que deve realizar o planejamento estratégico de TI na empresa, daremos algumas dicas importantes para implementá-lo com sucesso. Confira!

Conheça a demanda de cada setor da empresa

Antes de qualquer coisa, é importante que você conheça profundamente as rotinas processuais desempenhadas em cada departamento para descobrir quais são as mais críticas e altamente dependentes dos recursos de TI. Como as empresas necessitam de respostas cada vez mais rápidas às mudanças de cenário do mercado e da legislação brasileira, essa etapa será fundamental.

Fique por dentro também de como é realizado o tráfego de dados entre os departamentos e outras empresas parceiras, como bancos e terceirizadas, para criar um sistema eficaz e seguro ao mesmo tempo. Não só os ativos de TI precisam ser bem gerenciados, mas todos os processos que são originados deles.

Ajuste os processos de acordo com as necessidades da empresa

O ideal é que cada processo departamental esteja perfeitamente alinhado aos outros para agregar fluidez à produção. No entanto, muitos processos dependem da integração, do bom funcionamento dos sistemas e do acesso ao banco de dados. Você deve atuar como um agente transformador e colocar as tecnologias disponíveis para trabalhar a favor da empresa, nunca o contrário.

Planeje metas e monitore os resultados

Meça os resultados antigos e compare-os aos atuais, considerando todo o aperfeiçoamento realizado na infraestrutura por meio do planejamento estratégico. Com base nos novos registros, defina os objetivos. Com a otimização, espera-se o alcance de melhores resultados, então você pode ousar um pouco mais nas metas, desde que elas não sejam impossíveis.

Além disso, o planejamento deve contar com métodos de monitoramento constante para detectar pequenos desvios antes que eles se tornem um grande problema e impeçam a empresa de atingir seus objetivos.

Envolva os integrantes no projeto

É muito importante que o planejamento tenha o apoio integral de todos os profissionais de TI e de outros departamentos envolvidos. Além de terem ciência dos processos, eles precisam saber como proceder em cada etapa do plano, quais recursos consumir, quando e como.

Sendo assim, aplique treinamentos teóricos e práticos, faça reuniões de brainstorming, colete feedbacks e deixe evidente os motivos e a importância do planejamento para a empresa. Quanto maior for o nível de engajamento dos envolvidos com o projeto, melhores serão os resultados gerados.

Conte com apoio especializado

Desenvolver um planejamento estratégico eficiente para os recursos de TI é uma tarefa altamente delicada, pois envolve conhecimentos, habilidades e experiências bem específicas. Mesmo que a empresa tenha uma equipe de TI interna, o planejamento pode conter falhas que serão descobertas somente no momento mais crítico: o da implementação.

Para que isso não aconteça, prefira contar com o apoio de profissionais especializados. Além da transferência de know-how, você poderá contar com mais velocidade, precisão e segurança no controle dos recursos de TI.

A ajuda de especialistas é uma forma de encontrar soluções com uma visão de alguém que está fora do contexto do seu negócio e melhorar o seu planejamento estratégico de TI como um todo. Trata-se de uma alternativa não enviesada pela realidade interna da sua empresa. Vamos nos aprofundar um pouco mais sobre o conceito de consultoria para entender a sua contribuição para a gestão de TI do seu negócio.

O que é consultoria?

Trata-se de conselhos, pareceres, dicas e direcionamentos dados por um profissional especializado em determinada área de atuação — se você quer adotar metodologias ágeis de desenvolvimento de softwares, por exemplo. Então, é interessante contar com o apoio de um Agile Coach para ver se essa demanda é realmente interessante para o seu negócio.

A ideia é obter conhecimentos com pessoas mais experientes e não perder tempo, esforços e dinheiro. Veja algumas vantagens dos serviços de consultoria para que o seu planejamento estratégico de TI alcance resultados efetivos no curto, médio e no longo prazo.

Contar com profissionais capacitados

Você não precisa se especializar em todas as áreas do conhecimento possíveis para alavancar o seu negócio. Aprender habilidades novas é sempre válido, mas dependendo da realidade da sua empresa, pode ser interessante delegar as tarefas mais complexas para os profissionais capacitados. Com isso, você consegue concentrar suas energias naquelas demandas mais críticas, em que a sua experiência pode gerar melhores resultados.

Um exemplo para ilustrar esse tópico: sabemos que norma ISO 55000 contém todas as diretrizes para uma boa gestão dos ativos da sua empresa. Dependendo do caso, você não precisa gastar todo o seu tempo e dinheiro com uma prova de certificação. É mais interessante contratar consultores especializados e ver como essa ISO pode gerar melhores resultados para o seu negócio de acordo com as particularidades do seu plano de TI.

Aumentar a eficiência do planejamento

A execução rápida de tarefas é um diferencial de mercado. Entretanto, é preciso ter um bom planejamento para que você não perca tempo com demandas desnecessárias e sem valor de longo prazo — isso reforça a relevância de um serviço de consultoria.

Muitas vezes, é mais viável contratar uma empresas de outsourcing de TI do que manter toda uma infraestrutura tecnológica no espaço físico da sua empresa. Esse insight dos especialistas pode evitar gastos consideráveis e ainda promover o alinhamento entre as metas da tecnologia e os objetivos mais estratégicos.

Encontrar as melhores alternativas do mercado

A experiência de um consultor pode fazer você visualizar alternativas de mercado até então desconhecidas. Entender a lógica do Big Data aplicado aos negócios é um posicionamento competitivo que muitas empresas ainda não exploram corretamente. Trata-se de conhecer e estudar os melhores cenários possíveis para tomar decisões cada vez mais direcionadas. Um planejamento estratégico de TI eficaz é aquele que se antevê às tendências inovadoras e as explora sem incorrer em custos excessivos.

Otimizar processos

Consultores especialistas já realizaram o mesmo tipo de demanda várias vezes. Isso os faz enxergar soluções com muito mais clareza que uma pessoa leiga no assunto.

Uma consultoria em Gerenciamento de Processos de Negócio com BPM ou em Segurança da Informação pode ajudar nos seus planos de ação já no curto prazo e garantir projetos estratégicos consistentes ao longo dos ciclos de vida do seu negócio. Um planejamento estratégico de TI consistente é justamente aquele que elimina as burocracias desnecessárias e automatiza rotinas já amadurecidas na sua empresa.

Essas são as principais informações que você precisa saber sobre um bom planejamento estratégico de TI. É interessante observar que muitos fatores dependem mais da cultura corporativa e do engajamento das suas equipes do que de uma arquitetura tecnológica propriamente dita. Isso reforça a relevância de contar com o apoio de especialistas com experiência nos nichos do mercado.

Gostou das dicas? Então assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos como este diretamente na sua caixa de e-mails!

This post was last modified on julho 26, 2019 16:52

Posts Recentes

Conheça os principais desafios da adequação à LGPD!

A adequação à LGPD é uma preocupação de várias empresas. Afinal de contas, não se…

3 anos ago

O que muda do COBIT 5 para o COBIT 2019? Entenda!

A tecnologia tem passado por mudanças contínuas. Nesse contexto, modelos de gestão e governança estão…

3 anos ago

Serviços gerenciados de TI e outsourcing de TI: entenda as diferenças

Conhecer um pouco mais sobre serviços gerenciados de TI (Tecnologia da Informação) e outsourcing de…

3 anos ago

Entenda a importância da TIC para a segurança de dados da empresa

TIC e segurança de dados são conceitos que nasceram "entrelaçados". Enquanto o primeiro representa a…

4 anos ago

Saiba como a segurança de dados melhora a experiência do cliente

Como melhorar a experiência do cliente? Essa é uma pergunta recorrente entre os gestores de…

4 anos ago

Gestão de incidentes em TI: saiba como fazer de forma eficiente

A gestão de incidentes em TI nada mais é que um conjunto de boas práticas…

4 anos ago