Gestão de TI

Entenda como reduzir custos em TI sem sacrificar a operação

Share

A infraestrutura de TI é um dos principais ativos de uma empresa. É por meio dela que os profissionais automatizam processos, criam serviços inovadores e trabalham com maior colaboração.

Além disso, as ferramentas de TI são fundamentais para a execução de um trabalho integrado e de alta performance. Em momentos de crise, muitas empresas buscam na tecnologia uma forma de reduzir os custos operacionais.

Nesse sentido, várias estratégias podem ser implementadas. Elas facilitam a redução de custos em TI sem que a produtividade de cada equipe seja prejudicada.

Quer saber quais são as melhores estratégias para reduzir custos em TI? Então veja, no post de hoje, 5 abordagens que a sua empresa pode adotar!

1. Cortar licenças de softwares não utilizados

O licenciamento de software é um dos principais custos do setor de TI. Justamente por isso, os gestores devem avaliar continuamente as suas licenças, eliminando as que não são utilizadas e buscando novas formas de adquirir sistemas.

Para que isso seja feito, a empresa deve auditar os seus softwares internos, identificando quais sistemas não são mais utilizados e quais podem ter o custo de manutenção reduzido.

Nesse sentido, uma boa alternativa é a adoção do SaaS (sigla para Software as a Service, ou software como serviço, em português). Nesse modelo de licenciamento de softwares, a empresa pagará apenas pelo número de usuários ativos ao final de cada mês.

O SaaS traz a flexibilidade necessária para os empreendimentos manterem-se eficientes e, ao mesmo tempo, reduzir custos em TI. As ferramentas estarão disponíveis na web, o que dá mobilidade operacional para o negócio e a capacidade de atender a um público maior.

Além disso, todos os usuários terão acesso à versão mais recente da ferramenta, o que diminui o número de problemas causados por falhas operacionais.

2. Adotar o BYOD

Sigla para Bring Your Own Device (algo que em português pode ser traduzido como “traga o seu próprio dispositivo”), o BYOD é um modelo de gestão pelo qual os profissionais são incentivados a utilizar equipamentos pessoais no ambiente de trabalho.

A sua implementação gera um grande impacto no negócio, afetando não só o custo operacional, mas também a performance de equipamentos de TI e o engajamento de profissionais. Ao direcionar a troca de equipamentos para cada colaborador, a companhia elimina esse tipo de despesa do seu orçamento.

Além disso, por utilizarem dispositivos com maior nível de personalização, os indicadores de produtividade e engajamento serão elevados ao máximo. Como consequência, a empresa conseguirá atingir metas mais facilmente a médio e longo prazo.

3. Dar mais autonomia para os profissionais de TI

Durante os processos de troubleshooting ou atendimento, os profissionais de TI precisam estar preparados para decisões com agilidade e segurança por conta própria.

Quando uma empresa possui um time com grande autonomia operacional, os seus processos são executados com mais fluidez. Sem que o gestor precise ser consultado durante cada atividade, o nível de produtividade aumenta com facilidade.

Treine os profissionais para que eles sejam capazes de lidar de forma autônoma com a resolução de tickets e outros problemas simples.

Por meio de boa documentação e treinamentos feitos de acordo com o perfil do setor, o gestor consegue preparar o seu time para lidar sozinho com várias demandas, reduzindo o prazo de processos e utilizando menos recursos humanos em cada atividade.

4. Cortar despesas em telecomunicações

A maneira como a equipe mantém a sua comunicação ativa está diretamente ligada à eficiência do setor. Em busca de um time mais integrado, muitos gestores adotam múltiplas soluções, o que pode elevar os custos com TI e diminuir a capacidade de investimento do negócio.

Para reduzir os custos em TI nessa área, o gestor de TI pode simplificar os meios de comunicação utilizados. No lugar de telefones fixos, por exemplo, o time consegue comunicar-se por meio de serviços de VoIP. Gratuitos, eles utilizam a conexão de rede para estabelecer contato com outros usuários de graça.

Além dos serviços de e-mail, ferramentas de mensagens instantâneas voltadas para o meio corporativo auxiliam o negócio a reduzir custos em TI. Esse é o caso, por exemplo, do Slack.

Desenvolvido com foco em startups e já implementado em diversos setores, esse serviço de IM é totalmente gratuito. Com aplicativos para as principais plataformas, o Slack pode ser integrado a outros serviços, facilitando a troca de dados e os fluxos de trabalho de cada time.

Por fim, podemos destacar os sistemas de videoconferência como forma de eliminar custos com a comunicação durante as reuniões. Uma vez que os profissionais conseguirão comunicar-se independentemente do local em que se encontram, não será mais necessário locomover-se entre diferentes localidades para definir estratégias e solucionar problemas em conjunto.

5. Otimizar a infraestrutura de hardware

O investimento em TI é elevado por natureza. Ao adquirir tecnologia de ponta, a empresa também está pagando por anos de pesquisa e desenvolvimento. Diante disso, saber reduzir os gastos nessa área é crucial.

O primeiro passo para reduzir custos em TI relacionados a hardware é adotar uma rotina de avaliação de investimentos analítica.

Com o auxílio de indicadores como o ROI (sigla para Return On Investment, ou Retorno Sobre o Investimento), o negócio consegue rastrear o impacto que uma nova ferramenta causará a médio e longo prazo. Consequentemente, os analistas identificarão com precisão as soluções capazes de gerar mais receitas para o empreendimento.

Outro ponto a ser levado em conta é o fator cultural. Nem sempre a infraestrutura de TI perfeita para o empreendimento é composta apenas por equipamentos de última geração.

Diversos setores conseguem executar as suas atividades com alta performance mesmo em dispositivos mais antigos. Portanto, esteja atento ao perfil de cada área antes de decidir como a sua infraestrutura será montada.

Nesse sentido, busque otimizar ao máximo a configuração de cada equipamento. Junto com uma rotina de manutenções preventivas, isso melhora a performance geral de cada equipamento e amplia a sua vida útil.

Gostou do nosso post? Quais são as estratégias adotadas na sua empresa para reduzir custos em TI? Compartilhe o post nas suas redes sociais com a resposta!

This post was last modified on maio 22, 2019 19:01

Posts Recentes

Conheça os principais desafios da adequação à LGPD!

A adequação à LGPD é uma preocupação de várias empresas. Afinal de contas, não se…

3 anos ago

O que muda do COBIT 5 para o COBIT 2019? Entenda!

A tecnologia tem passado por mudanças contínuas. Nesse contexto, modelos de gestão e governança estão…

3 anos ago

Serviços gerenciados de TI e outsourcing de TI: entenda as diferenças

Conhecer um pouco mais sobre serviços gerenciados de TI (Tecnologia da Informação) e outsourcing de…

3 anos ago

Entenda a importância da TIC para a segurança de dados da empresa

TIC e segurança de dados são conceitos que nasceram "entrelaçados". Enquanto o primeiro representa a…

4 anos ago

Saiba como a segurança de dados melhora a experiência do cliente

Como melhorar a experiência do cliente? Essa é uma pergunta recorrente entre os gestores de…

4 anos ago

Gestão de incidentes em TI: saiba como fazer de forma eficiente

A gestão de incidentes em TI nada mais é que um conjunto de boas práticas…

4 anos ago