Gestão de TI

Serviços gerenciados de TI: O que saber antes de contratá-los?

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Os serviços gerenciados de TI são uma solução para as empresas que passam por diversos problemas na gestão não só da infraestrutura, mas dos sistemas de TI internos. Por mais que não pareça, esse tipo de problema afeta uma quantidade muito grande de empresas, indo de pequenos negócios a empresas de renome do mercado.

Nesse processo de gestão, o negócio terceiriza todas as atividades relacionadas à gestão do ambiente de TI para uma empresa parceira. Dessa forma, os gestores conseguem focar no core business do negócio, deixando toda a parte de serviços gerenciados nas mãos de uma empresa especializada.

Basicamente, os serviços gerenciados de TI proporcionam às empresas uma equipe profissional e capacitada para prestar serviços de boa qualidade e gerar o máximo de performance para toda a infraestrutura de TI. Continue a leitura deste post, saiba mais sobre os serviços gerenciados de TI e como eles podem ajudar a sua empresa.

Como os serviços gerenciados de TI funcionam?

A gestão de serviços em TI visa a conexão de todas as atividades de uma empresa, precisando ser gerenciadas por parâmetros de qualidade, de custo e de tempo. Isso é essencial para que o negócio consiga atender às necessidades e surpreender os usuários.

Esse processo vai além, buscando a compreensão das expectativas e das necessidades do cliente, tentando encontrar a forma mais positiva e eficiente de atendê-las. Isso significa que este não é apenas um setor direcionado ao atendimento orientado aos usuários finais, visando também que a empresa seja comunicada a respeito de dúvidas, falhas ou dificuldades que estejam afetando os clientes.

Além disso, essa gestão engloba aspectos operacionais, técnicos e de gerenciamento de pessoas, proporcionando um fornecimento de serviços menos reativo e mais focado na entrega de mais valor aos clientes internos e externos.

Sintetizando, podemos dizer que os serviços gerenciados de TI têm como objetivo fornecer processos de TI e serviços de ótima qualidade. É preciso lembrar que eles deverão estar sempre de acordo com as necessidades e as exigências de cada negócio.

Quais são os principais impactos e benefícios que os serviços gerenciados de TI geram para o negócio?

A gestão de serviços de TI agrega uma série de benefícios indispensáveis para a empresa que opta por esse modelo. Ele é perfeito para criar rotinas mais inteligentes e eficazes, que agregam mais produtividade às atividades não só do setor de TI, mas da empresa como um todo.

Veja mais detalhadamente quais são os benefícios e os impactos que os serviços gerenciados de TI geram para o negócio.

Flexibilidade operacional

Com o passar do tempo o mercado vem se tornando cada vez mais dinâmico e algumas mudanças não previstas podem acontecer a qualquer momento. O mesmo fenômeno pode ocorrer também com as demandas de TI do negócio.

Atualmente, determinada infraestrutura pode ser necessária, mas no futuro, os serviços podem mudar de foco e, consequentemente, diminuir a importância do investimento feito em determinadas infraestruturas.

A mão de obra é outro fator que pode ser variável, fazendo com que haja a disponibilização de muitos profissionais em um certo período para a implantação de determinado projeto que demanda isso.

Esse tipo de situação pode mudar futuramente, deixando vários desses profissionais sem função alguma, fazendo com que a empresa tenha que arcar com todas as despesas das demissões deles.

A escalabilidade não é comumente encontrada no modelo padrão de gestão das empresas. Por isso, elas devem mudar para os serviços gerenciados, que são facilmente escaláveis e evitam esses problemas anteriormente citados — que afetam drasticamente os custos do negócio.

A composição de equipes e a incorporação de infraestruturas são implantadas de acordo com as necessidades atuais e de forma flexível, garantindo o cumprimento das necessidades conforme vão surgindo.

Aumento do foco no negócio

O foco no negócio de prestação de serviços de TI é, basicamente, oferecer a melhor estrutura possível em tecnologia para os usuários. Diversos problemas surgem em relação ao foco quando se opta pelo modelo tradicional de gestão.

A equipe pode acabar perdendo muito tempo na realização de manutenções e atualizações, sem falar do atendimento no local do cliente e na caça pela causa dos diversos problemas que vão surgindo em cada um dos contratantes.

Com os serviços de TI gerenciados, parte deles é recuperada juntamente à abordagem preventiva, o que permite que a equipe sempre esteja livre para dar suporte, buscar novas tecnologias e desenvolver novos produtos que serão oferecidos aos clientes.

A equipe do contratante também tem que se dedicar da melhor maneira possível à sua empresa. Com isso, pode desenvolver soluções internas, tais como softwares de logísticas, ERPs, business analysis etc.

Desenvolvimento da equipe

Novas ferramentas surgem constantemente junto às soluções de TI. No entanto, ter um time 100% focado somente no suporte e na manutenção acarreta em falta de tempo para dar atenção a essas mudanças. Dessa forma, o time deixa de ver novas tecnologias e serviços que possivelmente seriam implementados.

A capacitação constante dos profissionais é parte dos serviços gerenciados, juntamente a uma boa organização dos ativos tecnológicos e às demandas. Com tudo isso alinhado, sobra tempo para que a equipe consiga se desenvolver e criar habilidades.

Com esse modelo, você conta com profissionais muito competentes, capacitados e produtivos sendo encarregados pelas rotinas de TI da sua empresa, garantindo a competitividade do negócio, além da qualidade dos serviços que estão sendo prestados.

Como aplicar a gestão de serviços em TI na empresa?

Para aplicar o gerenciamento de serviços de TI na sua empresa, é muito importante entrar em contato com algum negócio especializado na área a fim de terceirizá-lo. Esse processo reduz significativamente o tempo que seria gasto até o modelo ser implementado.

Além do ganho de praticidade, a terceirização contribui diretamente para a redução de custos que você teria, colocando a responsabilidade dos investimentos em infraestrutura relacionados à área totalmente na empresa responsável pelos serviços terceirizados.

A terceirização das atividades de gestão do ambiente TI é uma excelente solução para empresas de todos os portes, busque uma empresa de confiança e expertise e seu investimento será muito mais do que bem feito.

Você sabia que a Kalendae tem mais de 10 anos de experiência em serviços gerenciados de TI? Além de atuarmos em diversos segmentos do mercado, como o setor financeiro, indústria e varejo, somos reconhecidos por nossos clientes pela qualidade da entrega de nossos serviços!

Quer conhecer mais sobre como a Kalendae pode te ajudar com serviços gerenciados de TI? Fale com um especialista!

This post was last modified on abril 11, 2022 13:58

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