Categories: Cloud

Entenda a diferença entre armazenamento e backup em nuvem

Share

A sua equipe de TI sabe a diferença entre backup em nuvem e cloud storage? Duas soluções que são baseadas na computação em nuvem, sendo que essas ferramentas são cruciais para o funcionamento ágil, dinâmico e flexível de empresas modernas.

Mas a escolha entre cada tipo de ferramenta dependerá das demandas da empresa e do seu fluxo de trabalho. Portanto, é fundamental saber como cada modelo está estruturado e os impactos que seu uso tem no dia a dia da empresa.

Saiba a seguir como o backup em nuvem se diferencia do armazenamento em nuvem e que benefícios ambos trazem para a sua empresa!

Como o backup em nuvem funciona?

O backup em nuvem é uma ferramenta de TI que permite que as empresas sincronizem arquivos e sistemas com uma plataforma de cloud storage periodicamente. Esse tipo de solução é estruturado como uma ferramenta de backup tradicional, mas com o salvamento dos arquivos realizado exclusivamente em um ambiente de computação em nuvem.

Em outras palavras, o backup em nuvem utiliza um ambiente de cloud computing para salvar imagens de arquivos e sistemas. Isso dá mais flexibilidade para a empresa, que poderá gerenciar, testar, restaurar e monitorar as suas cópias pela web conforme o perfil das suas operações. Além disso, ela incorpora muitos dos benefícios da cloud computing, como a flexibilidade e a alta escalabilidade operacional.

No backup em nuvem, os dados serão salvos de modo centralizado. Porém, como é feita a realização de cópias dos arquivos e a distribuição de tais imagens de segurança entre vários servidores, há maior garantia da segurança da integridade dos dados: a empresa não corre o mesmo risco do que um backup tradicional, portanto, de ter que lidar com a perda de dados nos seus sistemas principais e nos ambientes de backup.

Como o armazenamento em nuvem funciona?

O armazenamento em nuvem, também conhecido como cloud storage, é o tipo de ferramenta de TI que permite a sincronização de arquivos entre vários sistemas. Além disso, o armazenamento em nuvem pode ser utilizado para compartilhar facilmente os dados de um usuário, assim como um meio para a criação e a edição colaborativa de arquivos.

As plataformas de cloud storage se tornaram tradicionais nos últimos anos como forma simples e dinâmica para compartilhar arquivos e manter um ambiente de alta mobilidade dentro do mundo corporativo. Graças a elas, pessoas podem acessar e modificar os seus dados em tablets, smartphones e notebooks rapidamente, bastando apenas uma conexão com a web para que isso seja feito.

Além disso, elas podem ampliar o nível de segurança no dia a dia do usuário. Haverá menos necessidade de utilizar e-mails e unidades de armazenamento em flash para compartilhar arquivos ou mantê-los sincronizados entre vários aparelhos. Além disso, o usuário terá mais controle sobre quem poderá visualizar, editar ou remover suas informações.

Para a empresa, isso pode ser algo estratégico. O negócio conseguirá criar uma estrutura de trabalho com alto nível de integração e flexibilidade, sem que a sua segurança digital seja comprometida. Vale destacar, também, que benefícios tradicionais da cloud computing, como a economia de recursos financeiros e a alta escalabilidade, estarão disponíveis para auxiliar a empresa a ser mais competitiva.

Por que ter uma rede de Wi-Fi segura para realizar backups é importante?

O investimento na nuvem é uma tendência em várias empresas. Da mesma forma, é o uso de conexões Wi-Fi que permite que negócios tenham um fluxo de trabalho mais eficiente e capaz de integrar tecnologias como smartphones e a Internet das Coisas.

Para que a integração do cloud backup e do armazenamento em nuvem seja feita com segurança, a empresa deve tomar alguns cuidados. Eles permitem ao empreendimento ter mais meios para utilizar tais ferramentas mesmo em redes sem fio, evitando ataques e cenários que permitam o roubo de dados. Mas por onde começar? Confira alguns pontos críticos a seguir!

Sempre monitore a sua infraestrutura de rede

O monitoramento da rede é algo básico para qualquer processo de segurança digital. Ele permite que gestores rastreiem problemas facilmente, identifiquem vulnerabilidades que possam ser excluídas e eliminem possíveis ataques rapidamente. Assim, a confiabilidade da infraestrutura de TI pode ser reforçada sem riscos.

Segmente a rede

Segmentar a rede permite que ataques sejam limitados e a empresa possa utilizar as suas ferramentas baseadas na nuvem com mais confiança. Se algum problema ocorrer, ele ficará restrito a um setor, reduzindo ao máximo as chances de um problema ter algum grande impacto.

Adote VPNs sempre que possível

Um dos maiores riscos de uma rede sem fio pouco protegida é o roubo de pacotes de dados. Ao adotar VPNs, a empresa pode utilizar as suas soluções de backup em nuvem e o armazenamento na nuvem com muito mais confiança.

Haverá um túnel criptografado para os dados circularem entre o dispositivo do usuário e o servidor. Como consequência, ataques que passam pelo roubo de dados terão uma chance mínima de sucesso.

Como o armazenamento e o backup em nuvem afetam a sua empresa?

A cloud computing tem desempenhado um papel de destaque no ambiente corporativo. Nos últimos anos, as empresas estão se voltando para essa tecnologia como uma forma de reduzir custos, diminuir problemas de escalabilidade e dar mais mobilidade para o seu ambiente de trabalho.

Nesse contexto, o uso de soluções como o armazenamento e o backup em nuvem tornam a companhia mais confiável, robusta e preparada para lidar com os desafios modernos. No primeiro caso, os times conseguirão ampliar o nível de integração das suas atividades, ter mais mobilidade em seu dia a dia e diminuir os riscos ao compartilharem dados.

Já o backup em nuvem é uma ferramenta básica para quem pretende lidar melhor com problemas causados por falhas de segurança ou de funcionamento em sistemas e equipamentos de TI. A empresa terá mais agilidade para recuperar dados, reduzindo o impacto causado por problemas. Assim, será muito mais fácil manter um fluxo contínuo de trabalho mesmo quando houver problemas graves na infraestrutura de TI.

Gostou da nossa dica? Então, veja o nosso post sobre os principais motivos para a sua empresa investir em backups em nuvem!

This post was last modified on agosto 13, 2019 13:11

Posts Recentes

Conheça os principais desafios da adequação à LGPD!

A adequação à LGPD é uma preocupação de várias empresas. Afinal de contas, não se…

3 anos ago

O que muda do COBIT 5 para o COBIT 2019? Entenda!

A tecnologia tem passado por mudanças contínuas. Nesse contexto, modelos de gestão e governança estão…

3 anos ago

Serviços gerenciados de TI e outsourcing de TI: entenda as diferenças

Conhecer um pouco mais sobre serviços gerenciados de TI (Tecnologia da Informação) e outsourcing de…

3 anos ago

Entenda a importância da TIC para a segurança de dados da empresa

TIC e segurança de dados são conceitos que nasceram "entrelaçados". Enquanto o primeiro representa a…

4 anos ago

Saiba como a segurança de dados melhora a experiência do cliente

Como melhorar a experiência do cliente? Essa é uma pergunta recorrente entre os gestores de…

4 anos ago

Gestão de incidentes em TI: saiba como fazer de forma eficiente

A gestão de incidentes em TI nada mais é que um conjunto de boas práticas…

4 anos ago