Gestão de TI

Como usar a TI para uma gestão de custos eficaz?

Share

Nos últimos anos a gestão de custos está ganhando um papel de destaque no ambiente corporativo. A necessidade de manter a empresa com um fluxo operacional econômico, algo impulsionado especialmente pelo cenário de crise econômica, exige que negócios tenham uma política focada em eliminar desperdícios e maximizar receitas.

Para ser eficaz, a gestão de custos deve ser abrangente e contar com vários setores. Um dos mais importantes é o da TI: ele permite que a empresa conheça mais caminhos para diminuir gastos e realizar investimentos mais inteligentes que possam elevar continuamente a competitividade do negócio.

Quer saber mais sobre o tema? Então, veja abaixo como integrar a gestão de custos com a TI pode elevar a capacidade da sua empresa reduzir gastos!

O que é a gestão de custos?

A gestão de custos é a área do negócio responsável por gerenciar de modo inteligente todo o orçamento da empresa. Ela busca diminuir os desperdícios, otimizar o planejamento de médio e longo prazo e garantir que todos os investimentos tenham um alto retorno.

Com uma boa gestão de custos, o gestor pode aumentar as suas receitas sem ter que prejudicar a sua capacidade de crescimento. Ao mesmo tempo, a companhia consegue tomar decisões que evitam prejuízos, garantir mais performance e segurança distribuindo melhor os gastos. Dessa forma, o lucro pode ser mantido mesmo em cenários de crise.

Como a gestão de custos e o setor de TI se relacionam?

Com a tecnologia sendo integrada cada vez mais nas rotinas corporativas, a gestão de custos passou a considerar essa área como algo estratégico. Hoje, não há como pensar os dois setores de modo separado. Isso ocorre não só pelo alto valor dos investimentos com TI, mas também pela capacidade da tecnologia em transformar o negócio e auxiliar os gestores a diminuírem o orçamento.

Como utilizar a tecnologia para melhorar gastos?

Como apontamos, a tecnologia pode auxiliar a empresa a diminuir os gastos de várias formas. Confira as principais abaixo!

Virtualize servidores

A virtualização permite que vários sistemas sejam executados em uma única máquina. Isso reduz gastos com gestão de TI, a necessidade de se ter um grande data center para atender as demandas e aumenta a segurança interna.

O gestor conseguirá fazer um uso maior dos recursos de TI disponíveis. Além disso, como a gestão de todos os servidores virtualizados será centralizada, a empresa poderá diminuir gastos com manutenção de TI e maximizar o foco que os times têm em atividades estratégicas.

Invista na nuvem

A computação em nuvem também tem um grande papel para cortar gastos. Por isso, os profissionais da gestão de custos devem pensar na cloud computing como um investimento estratégico, especialmente considerando que as empresas podem utilizar essa tecnologia em todos os setores (e de maneira consideravelmente flexível).

A nuvem permite, por exemplo, que os profissionais garantam uma infraestrutura de alta performance e escalabilidade. A empresa pagará apenas por aquilo que ela utiliza, evitando desperdícios e o investimento em tecnologias que não são utilizadas por completo. Ao mesmo tempo, sempre que existir necessidade, o gestor poderá ampliar os recursos e evitar gargalos.

O uso da cloud computing também permite um fluxo de trabalho mais flexível e com alta mobilidade. Dessa forma, profissionais podem cortar gastos de transporte e executar as suas ações em vários locais.

Tenha um sistema de gestão integrada

O sistema de gestão integrada auxilia a empresa a ter um ambiente unificado para gerenciar, corrigir, atualizar e compartilhar informações estratégicas. Ele pode ser adotado por múltiplos setores e, com isso, otimizar o tempo que profissionais gastam com a análise de indicadores, o planejamento de rotinas e a execução de tarefas administrativas.

Esse tipo de aplicação também contribui para diminuir erros e aumentar a automação interna. Integrado com um grande número de rotinas, o ERP pode auxiliar a empresa a ter fluxos de trabalho com menos etapas, em que profissionais são alertados sobre novidades automaticamente e, assim, podem otimizar o seu planejamento para entregar mais gastando menos.

Alinhe os planos da TI com o resto da empresa

O alinhamento do time de TI com o resto do negócio também é fundamental para reduzir gastos. Quando as equipes conseguem trabalhar com uma comunicação contínua, fica mais fácil para o gestor diminuir gastos, evitar investimentos desnecessários e garantir que tudo ocorra da melhor maneira possível.

Portanto, o time de TI deve realizar o seu planejamento estratégico sempre com base nas metas e demandas das outras áreas. Isso auxiliará o gestor a encontrar mais meios para otimizar as suas rotinas, identificar tendências que possam contribuir positivamente para o fluxo interno do negócio e garantir que todos os serviços tenham sempre uma alta competitividade graças à integração tecnológica.

Automatize rotinas

A automatização é uma das melhores contribuições que a tecnologia pode fazer para a empresa cortar gastos. Com a execução de processos sendo feita de modo automático, a companhia pode aproveitar melhor os recursos disponíveis, evitar erros e o mau uso de cada verba disponível.

Portanto, sempre aposte na tecnologia como uma forma de eliminar gastos por meio da automação. Setores de logística, por exemplo, podem utilizar soluções que alertam times e enviam dados automaticamente para cada setor envolvido na entrega de produtos como forma de reduzir etapas do processo produtivo.

Já a área de gestão predial consegue, com o apoio da Internet das Coisas, reduzir a necessidade de pessoas interagirem como os equipamentos para criar um ambiente mais agradável. O ar-condicionado, a iluminação e o controle de acesso serão feitos de modo automatizado, evitando a necessidade de uma grande equipe para manter tudo em ordem.

Todo gestor reconhece o papel que a tecnologia tem para a qualidade dos serviços executados pela sua empresa. Com a TI, o negócio pode melhorar as suas rotinas, evitar riscos e garantir mais agilidade e produtividade para todas as equipes.

Justamente por isso, a gestão de custos não pode ser pensada sem a contribuição que o setor de TI pode dar. Ao integrar as suas áreas, a empresa consegue encontrar mais meios para aumentar a sua competitividade e, ao mesmo tempo, eliminar desperdícios com investimentos em automação, integração e flexibilização. Dessa forma, a empresa consegue economizar recursos e garantir o máximo de receita para as suas atividades.

Quer saber mais sobre como a tecnologia pode melhorar a sua gestão de gastos? Então, fale com a gente!

This post was last modified on agosto 6, 2021 23:43

Comentários

Posts Recentes

Conheça os principais desafios da adequação à LGPD!

A adequação à LGPD é uma preocupação de várias empresas. Afinal de contas, não se…

3 anos ago

O que muda do COBIT 5 para o COBIT 2019? Entenda!

A tecnologia tem passado por mudanças contínuas. Nesse contexto, modelos de gestão e governança estão…

3 anos ago

Serviços gerenciados de TI e outsourcing de TI: entenda as diferenças

Conhecer um pouco mais sobre serviços gerenciados de TI (Tecnologia da Informação) e outsourcing de…

3 anos ago

Entenda a importância da TIC para a segurança de dados da empresa

TIC e segurança de dados são conceitos que nasceram "entrelaçados". Enquanto o primeiro representa a…

4 anos ago

Saiba como a segurança de dados melhora a experiência do cliente

Como melhorar a experiência do cliente? Essa é uma pergunta recorrente entre os gestores de…

4 anos ago

Gestão de incidentes em TI: saiba como fazer de forma eficiente

A gestão de incidentes em TI nada mais é que um conjunto de boas práticas…

4 anos ago