Categories: Gestão de TI

Veja por que o investimento em TI é importante para o sucesso da sua empresa!

Share

Qual é o papel que o investimento em TI pode ter para uma empresa? Ao longo dos anos, a tecnologia foi apontada como a chave para a resolução de uma série de desafios, como os altos custos operacionais e a necessidade de flexibilizar rotinas internas.

Hoje, o investimento em TI pode ser direcionado não só para tais fatores, mas também para gerar competitividade e colocar a companhia em um lugar estratégico. Prevendo tendências, integrando times ou tornando a rotina operacional mais flexível, ferramentas de TI conseguem auxiliar times a atuar inovando mais em um ambiente integrado e colaborativo.

Quer saber mais sobre o tema? Então, veja no nosso post de hoje como o investimento em TI afeta a sua empresa e os seus lucros!

Qual o impacto que o investimento em TI pode gerar no negócio?

A tecnologia pode ter um papel estratégico para o ambiente corporativo. Soluções de TI podem otimizar o funcionamento de rotinas, flexibilizar a cadeia operacional e reduzir erros. Confira abaixo alguns dos impactos causados pelo investimento em TI!

Mais flexibilidade

A flexibilidade operacional tornou-se um dos principais fatores relacionados ao sucesso de uma empresa. Companhias devem atuar de maneira estratégica para criar rotinas de trabalho que sejam capazes de lidar com as rápidas mudanças em projetos e nas demandas do seu mercado de atuação.

Com o investimento em TI, é possível criar um ambiente de trabalho capaz de lidar com mudanças em demandas sem que isso implique quedas de produtividade. Além disso, a empresa poderá contar com soluções como as de Big Data, que tornam a previsão de tendências mais eficaz e precisa: sabendo quais são as principais tendências do seu setor de atuação, o negócio consegue preparar-se melhor para lidar com elas.

Mais mobilidade

Uma companhia que possui processos com alta mobilidade pode reduzir custos, agilizar o atendimento a consumidores e tornar-se mais produtiva. Ao mesmo tempo, as rotinas de trabalho ganham mais flexibilidade e podem ser executadas em vários locais, bastando apenas uma conexão com a web.

Nesse cenário, a computação na nuvem pode ter um papel de destaque. Essa tecnologia permite que os profissionais acessem recursos em qualquer lugar e a qualquer hora. Assim, uma pessoa que está viajando ou em regime de home office pode manter-se com o mesmo nível de produtividade de profissionais que atuam em um regime de trabalho tradicional.

Melhor performance

O investimento em tecnologia também pode ser utilizado para melhorar a performance operacional de qualquer setor. Adotando uma estratégia de investimentos inteligentes, o gestor conseguirá integrar ao ambiente de trabalho soluções que otimizam as rotinas internas e tornam o dia a dia de cada profissional mais eficaz.

Um sistema de gestão de logística, por exemplo, permite que uma série de rotinas sejam executadas com menos erros e em prazos maiores. O processamento de pedidos e o rastreamento da entrega de um item são feitos automaticamente. Como consequência, as chances de um prazo não ser cumprido caem significativamente.

Redução de erros

Erros operacionais podem prejudicar um negócio de várias formas. Eles impedem que um time se mantenha aderente a prazos, aumentam as taxas de retrabalho e os custos operacionais do negócio. Ao mesmo tempo, falhas graves podem impactar a capacidade do empreendimento realizar negócios, algo que afetará diretamente os seus lucros.

Nesse cenário, é importante que gestores realizem o investimento em TI com foco na redução de erros. Soluções que automatizam processos, por exemplo, conseguem eliminar as chances de uma falha humana afetar a execução de uma rotina. Assim, a prestação de serviços é feita com alta precisão e agilidade.

Ganhos de integração

Mantendo times integrados, projetos e rotinas internas são executadas dentro do prazo previsto. Ao mesmo tempo, a empresa pode encontrar a solução para erros com mais agilidade e evitar que conflitos e falhas de comunicação interfiram nos resultados obtidos em qualquer atividade.

Entre as aplicações que uma empresa pode utilizar para atingir esse objetivo, estão as de comunicação. Elas reduzem distâncias e agilizam o tempo necessário para compartilhar dados críticos.

E com a integração com outros serviços, o empreendimento pode integrar vários setores em um único ambiente, centralizado e de fácil acesso. Isso será fundamental para que times atuem com foco em resultados e por meio de rotinas mais inovadoras e simples.

Como investir em TI sem correr riscos?

Para realizar um investimento em TI de alto retorno, o negócio deve tomar uma série de cuidados. O primeiro está na definição do que a empresa precisa: levante dados sobre as metas de médio e longo prazo, assim como os principais problemas de cada área.

Com tais informações, o gestor consegue identificar quais são os maiores desafios do negócio. Isso será crucial para que a companhia saiba como cada ferramenta de TI deve afetar a rotina operacional do empreendimento.

Escolha uma empresa com reconhecimento do mercado e que consiga alinhar o funcionamento dos seus serviços com a rotina do seu negócio. Isso auxiliará na integração da nova ferramenta de TI dentro do ambiente corporativo e reduzirá prazos e erros.

Vale destacar também que todas as etapas, indicadores e resultados devem ser documentados. Isso permite que gestores façam uma avaliação precisa dos resultados obtidos e consigam otimizar os seus processos internos continuamente e sem grandes dificuldades.

Por que gerar competitividade e performance com TI?

O investimento em TI já é reconhecido por muitos setores como uma das aplicações de recursos mais importantes que um negócio pode fazer. Ele impacta os custos operacionais de médio e longo prazo, cria uma rotina de alta performance e elimina gargalos operacionais com precisão. Ao mesmo tempo, a empresa consegue flexibilizar as suas rotinas e lidar com demandas de mercado facilmente.

Investir em TI é, portanto, uma forma de colocar o seu negócio em um lugar de destaque. A empresa terá serviços de qualidade e adaptados às necessidades do seu público alvo. E com um conjunto de rotinas bem direcionadas, a companhia conseguirá realizar mais negócios e lucrar mais.

Agora que você sabe a importância do investimento em TI para o ambiente corporativo, compartilhe este post em suas redes sociais!

This post was last modified on agosto 27, 2019 20:43

Posts Recentes

Conheça os principais desafios da adequação à LGPD!

A adequação à LGPD é uma preocupação de várias empresas. Afinal de contas, não se…

3 anos ago

O que muda do COBIT 5 para o COBIT 2019? Entenda!

A tecnologia tem passado por mudanças contínuas. Nesse contexto, modelos de gestão e governança estão…

3 anos ago

Serviços gerenciados de TI e outsourcing de TI: entenda as diferenças

Conhecer um pouco mais sobre serviços gerenciados de TI (Tecnologia da Informação) e outsourcing de…

3 anos ago

Entenda a importância da TIC para a segurança de dados da empresa

TIC e segurança de dados são conceitos que nasceram "entrelaçados". Enquanto o primeiro representa a…

4 anos ago

Saiba como a segurança de dados melhora a experiência do cliente

Como melhorar a experiência do cliente? Essa é uma pergunta recorrente entre os gestores de…

4 anos ago

Gestão de incidentes em TI: saiba como fazer de forma eficiente

A gestão de incidentes em TI nada mais é que um conjunto de boas práticas…

4 anos ago